AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Novo Ford Puma: sofisticado e conectado

A Ford desvenda o novo crossover compacto Puma, evoluído com a tecnologia dos grandes automóveis, incluindo a conectividade SYNC 4 e o Predictive Speed Assist, para uma condução sem esforço. O interior incorpora um design digital centrado no condutor, com dois ecrãs de 12 polegadas e uma barra de som integrada.

carlos.sousa@autolook.pt

A Ford revelou o novo Puma – uma evolução de alta tecnologia do veículo de passageiros mais vendido da marca americana na Europa, proposta que eleva a experiência do crossover compacto a um novo patamar, com um estilo inconfundível, um ambiente de condução de vanguarda e soluções de arrumação flexíveis e versáteis.

Para além das proporções impressionantes e do design exterior caraterístico, o novo Puma apresenta um interior ainda mais sofisticado. Elementos de design fluidos em monobloco são combinados com ecrãs digitais de última geração, para criar um ambiente de condução moderno e um santuário para viagens mais gratificantes e relaxantes.

O novo Puma coloca o condutor e os passageiros no controlo do seu dia, quer planeiem o trabalho ou a diversão, utilizando o sistema de infotainment de última geração SYNC 4 conectado à cloud e suportado por conetividade 5G, um ecrã central “flutuante” de 12 polegadas e uma barra de som esculpida.

Os smartphones podem ser perfeitamente integrados utilizando o Apple CarPlay e o Android Auto sem fios, e o Alexa Built-in de série, respondendo a comandos de voz mesmo sem um smartphone ligado.

O carácter prático do novo Puma é sublinhado pela inovadora MegaBox, que proporciona 80 litros adicionais de arrumação integrada no piso da bagageira, permitindo guardar objetos na bagageira com um máximo de 115 cm de altura.

A MegaBox contribui para 456 litros de espaço na bagageira com os bancos traseiros colocados, num veículo com 4,2 metros de comprimento. Como resultado, o Puma pode enfrentar, confortavelmente, as férias em família e outras aventuras com uma bagageira repleta de bagagem ou de equipamento desportivo.

Os sistemas avançados de assistência ao condutor do novo Puma incluem tecnologias que podem ajustar a velocidade automaticamente para se negociarem, confortavelmente, curvas em estrada ou rampas de saída de autoestrada, quando se utiliza o Cruise Control Adaptativo Inteligente, 7,8 e um sistema de câmara de visão surround de 360 graus.

Uma gama simplificada de grupos motopropulsores fornece até 155 cv 10 de potência do motor mild hybrid, de 48 volts, EcoBoost Hybrid de 1,0 litros da Ford, nas especificações Puma Titanium, ST-Line e ST-Line X – ou 170 cv de potência máxima do Puma ST Powershift de elevado desempenho.

Além disso, a compatibilidade com a Ford Software Update significa que o novo Puma pode continuar a evoluir e a melhorar ao longo do tempo. A Ford também anunciou que o Puma Gen-E, 100% elétrico, será desvendado ainda este ano, no que será o primeiro Puma a proporcionar uma condução com zero emissões de gases de escape.

UM SANTUÁRIO DE CONDUÇÃO

REVITALIZADO E CONECTADO

Uma nova perspetiva sobre a experiência interior de um crossover compacto levou a Ford Design a criar um santuário verdadeiramente contemporâneo para os clientes do novo Puma, combinando um design elegante, uma arquitetura desportiva e tecnologia de ponta.

O tema de uma única tonalidade do habitáculo resulta numa aparência sóbria e descomplicada. O design envolvente flui harmoniosamente de porta a porta através de um painel de instrumentos com saídas de ar de linhas finas, uma barra de som tridimensional esculpida, um novo volante desportivo de dois raios e fundo plano e ecrãs digitais apelativos.

O novo Puma apresenta um painel de instrumentos digital de 12,8 polegadas que pode ser personalizado para mostrar as informações que os condutores consideram mais úteis com gráficos nítidos.

O ecrã central panorâmico de 12 polegadas está integrado com um efeito flutuante, posicionado no topo da consola central e inclinado na direção do condutor para facilitar a interação e reforçar a perceção desportiva do cockpit.

A sensação de luxo de um automóvel de maiores dimensões é reforçada por uma iluminação ambiente discretamente integrada que ilumina indiretamente o habitáculo de uma forma suave para os sentidos.

Os bancos, o volante e o novo apoio de braço deslizante têm acabamentos em couro sintético Sensico, com costuras delicadas em Cinzento Frio nas versões Titanium e costuras cruzadas em vermelho vivo nas versões ST-Line. Os pedais desportivos e as embaladeiras em liga leve de alta qualidade, bem como o revestimento escuro do forro do tejadilho, estão igualmente presentes.

O pára-brisas laminado acústico também contribui para a sensação de santuário, melhorando o requinte interior. Está também disponível um teto panorâmico em vidro que pode ser aberto, permitindo aos proprietários inundar o interior de luz e apreciar as paisagens urbanas em movimento. Tudo isto cria o espaço ideal para desfrutar de uma experiência digital sofisticada.

O novo Puma está equipado com o sistema de conetividade e infotainment SYNC de última geração. O touchscreen central do sistema incorpora os controlos da climatização e do aquecimento dos bancos, reduzindo ao mínimo o número de botões físicos na consola central, favorecendo o design mais limpo e simplificando a experiência do utilizador.

Com o dobro da capacidade de processamento da versão anterior, o SYNC não só é mais rápido, como também pode utilizar um complexo algoritmo de aprendizagem automática para aprender com os dados introduzidos pelo condutor ao longo do tempo e oferecer sugestões mais precisas e respostas mais rápidas à medida que os clientes acedem à Navegação Conectada de série, 12 ao entretenimento e às funcionalidades de comunicação.

Os clientes podem utilizar comandos de voz naturais para aceder às funções de entretenimento, meteorologia e climatização em modo mãos-livres. Os sistemas wireless Apple CarPlay e Android Auto permitem a integração de smartphones sem fios de forma a reduzir a desorganização interior, e um espaço de arrumação dedicado para smartphones, que inclui uma base de carregamento wireless 8,13, permite manter as baterias dos dispositivos carregadas sem problemas.

Um modem 5G, montado de série, oferece conetividade superrápida em movimento, compatível com Alexa Built-in, como assistente pessoal móvel para responder a perguntas ou reproduzir música sob pedido através de um sistema áudio B&O opcional com altifalantes.

O novo Puma não sacrificou nada do seu carácter prático de modelo familiar de cinco portas. O espaço de carga versátil e inovador utiliza a MegaBox drenável que permite à bagageira acomodar dois conjuntos de tacos de golfe na vertical, ou servir como um espaço de arrumação de fácil de limpar quando lá são colocados objetos molhados ou enlameados após atividades ao ar livre.

TECNOLOGIA QUE SIMPLIFICA A VIDA

O novo Puma introduz tecnologias de condução próprias de modelos de classe superior no formato crossover compacto, proporcionando deslocações mais confortáveis e inspiradoras de confiança.

O Cruise Control Adaptativo Inteligente com Stop & Go (Intelligent Adaptive Cruise Control with Stop & Go) não só beneficia de uma travagem e aceleração mais suaves, como também inclui agora a função de Centragem na Faixa de Rodagem (Lane Centring) bem como a Assistência Preditiva à Velocidade (Predictive Speed Assist), que pode ajustar preventivamente a velocidade do veículo em curvas, rotundas e no acesso e saída de autoestradas.

O sistema de Assistência em Cruzamento (Intersection Assist) monitoriza a estrada à frente do veículo para detetar potenciais colisões com veículos que se aproximam em faixas paralelas, bem como com peões e ciclistas que atravessam a estrada para a qual o condutor está a virar, podendo acionar automaticamente os travões para ajudar a evitar ou atenuar as colisões. Funciona sem a necessidade de marcações ou elementos de mobiliário urbano, bem como à noite, com os faróis ativados.

A assistência à travagem em marcha-atrás (Reverse Brake Assist) também é uma novidade no Puma. Se o veículo detetar um objeto parado, como peões, bicicletas, pilaretes ou outros veículos, avisa o condutor e pode acionar os travões para evitar ou atenuar uma colisão.

Do mesmo modo, o sistema travagem traseira de tráfego cruzado (Rear Cross Traffic Braking) pode detetar objetos em movimento, tais como peões, ciclistas ou veículos, e travar o veículo, se necessário.

Disponível em opção, um sistema de Câmara de Visão Panorâmica de 360 graus apresenta no ecrã central uma vista “flutuante” a partir de cima do veículo, permitindo ao condutor visualizar objetos e obstáculos que, de outra forma, não seriam visíveis a partir do interior do automóvel, tornando menos exigentes o estacionamento e as manobras em espaços apertados.

Os faróis opcionais Dynamic Matrix LED oferecem uma maior visibilidade e ajudam também a proteger os outros utentes da estrada. O sistema de Máximos Sem Encandeamento (Glare Free High Beam) utiliza uma câmara dianteira para detetar o tráfego em sentido contrário e criar um ponto sem encandeamento para proteger a visão desses condutores.

Para aumentar o campo de visão do condutor, o sistema de Luzes Direcionais Dinâmicas Preditivas (Predictive Dynamic Bending Light) monitoriza a estrada à frente do veículo para iluminar mais eficazmente em curva.

Partilhe

One thought on “Novo Ford Puma: sofisticado e conectado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *