Enduro

Rocha, Leite e Fernandes nos ISDE Argentina

Formada por Frederico Rocha, Francisco Leite e Rui Fernandes, a seleção júnior vai representar Portugal nos International Six Days of Enduro (ISDE) na Argentina. Liderada por Manuel Marinheiro, presidente da Federação Motociclismo de Portugal, a “armada” lusitana parte sábado para aquele país sul-americano.

carlos.sousa@autolook.pt

A Federação Motociclismo de Portugal (FMP) apresenta-se na 97.ª edição dos International Six Days of Enduro (ISDE) da FIM 2023 com três jovens promessas do enduro nacional. Um trio que leva na bagagem a ambição e competitividade. Frederico Rocha, piloto de 21 anos, alcançou o 2.º lugar na categoria Elite 1, 4.º no Campeonato Nacional Elite Absoluto e participou no Campeonato do Mundo de Enduro na categoria Youth.

O jovem piloto de Coimbra vai alinhar pela primeira vez numa GasGas 350, uma nova experiência, mas com o objetivo bem delineado: «Não tenho muita experiência com esta moto, mas estou consciente de que é crucial rodar em bom ritmo e, naturalmente, em evolução ascendente».

«Pese embora a equipa seja muito jovem, com pouca experiência relativamente às restantes do continente Europeu, mas vamos procurar estar sempre juntos e acelerar de forma a conseguirmos uma prova dentro das nossas expetativas. Obviamente que também não podemos descurar que, na Argentina, está a começar o verão e, por isso, vamos ter de encarar o calor que não estamos habituados, assim como progredir no deserto da região de San Juan Villicum», acrescentou o jovem piloto de Coimbra

Frederico Rocha agradeceu aos seus parceiros «pela cooperação ao longo do corrente ano, uma vez que sem a sua preciosa ajuda era impossível efetuar na totalidade o Campeonato do Mundo de Enduro», deixando também uma palavra de enorme apreço para a FMP «por terem confiado em mim para mais esta etapa da minha carreira».

Refira-se que Frederico Rocha, estudante universitário em Sociologia na Universidade de Coimbra, também leva na bagagem para a Argentina uma boa dose de traquejo nesta prova rainha de Enduro, tendo participado por três vezes, duas na qualidade de clubes (Portugal em 2019 e Itália em 2021) e uma de seleção (França em 2022), a que se junta, este ano, também na seleção, na Argentina.

Por seu turno, Francisco Leite, que vai alinhar aos comandos de Sherco 125, concluiu o Troféu Open1 na 1.ª posição e o Campeonato Nacional Open Absoluto no 2.º lugar: «Serão dias de trabalho unido, afinal o que conta é o resultado de nós os três. Partirei a fazer o meu melhor e, sobretudo, não cometer erros. Não importa se terei que chegar ao meu limite para ajudar a equipa», revelou o jovem piloto de 19 anos.

Rui Fernandes, de 22 anos, terá à sua disposição uma Sherco 250, Finalizou a temporada do Campeonato Nacional Open Absoluto na 5.ª posição e na 4.ª do Troféu Open1, alinhando somente em quatro provas devido a acidente.

«A equipa pode contar comigo para todas as tarefas, naturalmente com bastante trabalho, esforço, dedicação e, para além de tudo, uma boa conduta desportiva», sublinhou o jovem piloto que não esconde a vontade de vencer.

A comissão de enduro, presidida por Pedro Mariano, optou por uma equipa júnior e, «desta forma, procuramos rodar os mais jovens, no sentido de os catapultar para compromissos futuros». «Teremos o Frederico e o Rui, que são os mais velhos, e será o último ano como juniores. Já o Francisco é um “miúdo” com ambições, que se tem esforçado e tem evoluído», referiu Pero Mariano.

«Espero que tudo corra bem nuns “Seis Dias” bastantes duros, tanto fisicamente como a nível de técnica, porque as temperaturas esperadas estão acima dos 30 graus. O que também está preparado, a nível de percurso e de especiais, cenário que em nada tem a ver com o que estamos habituados, dificultará a progressão. As especiais são um misto de areia com muita pedra e, a maioria delas, estão desenhadas em leitos de rios secos», adiantou o dirigente federativo natural da Figueira da Foz.

«Ambicionamos uma boa representação da Federação Motociclismo de Portugal e, se ficarmos no meio da tabela Júnior, podemos, naturalmente, considerar uma boa prestação», clarificou Pedro Mariano.

Refira-se que as emoções da 97.ª edição dos International Six Days of Enduro 2023 iniciam-se oficialmente com a cerimónia de abertura no dia 4 de novembro, no novíssimo Circuito San Juan Villicum. Depois, as “lutas” terão lugar entre 6 a 11 de novembro, em zonas montanhosas com vales verdes.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *