NacionalRALIS

Gonçalo Henriques campeão das 2RM

O jovem piloto de Vila Nova de Poiares e o navegador Gonçalo Cunha, de Fafe, sagraram-se campeões nacionais de ralis de Duas Rodas Motrizes (2RM), lutando pelo ceptro até à derradeiro milímetro da última classificativa e do final do Campeonato Portugal de Ralis.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

A dupla formada por Gonçalo Henriques e Gonçalo Cunha saíram da Marinha Grande com os “cristais” nas mãos, fruto da vitória no Ralo Vidreiro – Centro de Portugal, culminando com o tão ambicionado título de campeões nacionais de ralis de 2RM.

Na discussão do título das Duas Rodas Motrizes encontrava-se o marinhense Ernesto Cunha, piloto que foi, inclusivamente, o primeiro dos quatro candidatos a ficar arredado desse desígnio, após uma saída de estrada no primeiro troço do dia.

Tratou-se de um cenário que, de certa forma, beneficiou Gonçalo Henriques que, aos comandos de um Renault Clio Rally4 preparado por Domingos Sport, não desperdiçou a oportunidade de saltar para o topo da classificação, até porque o viseense Hugo Lopes, navegado pelo goiense Tiago Neves, viu o título fugir-lhe por entre os dedos devido a um problema de travões no Peugeot 208 Rally4.

«A bomba de travões acabou por rebentar e foi um verdadeiro suplício nos troços, engrenando primeiras velocidades e às vezes puxando o travão de mão», lamentou o piloto de Viseu.

A partir daí, e depois de ter entrado forte, mas sem correr demasiados riscos, Gonçalo Henriques passou a ser o favorito à conquista do título, até porque Ricardo Sousa, ao volante de um Peugeot 208 Rally4, nunca conseguiu anular a diferença.

No final da prova, o jovem piloto de Vila Nova de Poiares não desperdiçou a ocasião para festejar o segundo título da sua curta carreira nos ralis. Recorde-se que Gonçalo Henriques, hoje com 25 anos de idade, conquistou o ano passado o título FPAK Júnior Team e RC5N/Taça de Portugal.

«Conseguimos. Quando faltavam duas especiais para o final do Rali Vidreiro – Centro de Portugal, e sentimos que estávamos confiantes na frente, até porque nos restava gerir a vantagem sem correr riscos desnecessários. Este é um título dedicado a muita gente, sobretudo para as nossas famílias, parceiros que nunca duvidaram das nossas aptidões, extensível a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, nunca deixaram de nos injetar confiança», sublinhou o jovem piloto Gonçalo Henriques.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, foi, entre centenas de amigos e familiares, que associou-se aos festejos do conterrâneo, evidenciando o feito do jovem piloto com palavras cordiais e afetivas na sua página de Facebook: «Gonçalo Henriques é campeão nacional de Ralis 2RM. Que grande orgulho para Vila Nova de Poiares. Parabéns campeão».

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *