WRC

Neuville conserva comando em Mortágua

Pese embora se apresentasse a abrir a estrada, o piloto belga manteve a liderança da 57.ª edição do Vodafone Rally de Portugal ao cotar-se o segundo mais rápido em Mortágua Arena ao volante de um Hyundai i20 N Rally1, apenas batido pelo japonês Takamoto Katsuta, em Toyota GR Yaris Rally1 (na foto principal).

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (caelos.sousa@autolook.pt)

Mais rápido no asfalto da “super-especial” da Figueira da Foz, esperava-se que, hoje, em consequência de abrir a estrada, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally2) perdesse a primeira posição.

Contra todas as previsões iniciais, isso não veio a suceder, uma vez que só foi batido pelo japonês Takamoto Katsuta que, ao volante de um Toyota GR Yaris Rally1 – sexto na estrada –, levou a melhor por 1,2 segundos, o que lhe permitiu ascender ao segundo lugar, a 0,8 segundos do piloto belga.

O estónio Ott Tanak, aos comandos de um  Hyundai i20 N Rally1, ocupa o terceiro lugar da classificação geral, enquanto o inglês Elfyn Evans, em Toyota GR Yaris Rally1, principal adversário do belga na luta pelo título.

O piloto inglês da Toyota Gazoo Racing, ocupa a sexta posição, mas já a sete segundos do seu adversário, o que traduz na perfeição o valor dos protagonistas na fantástica especial de Mortágua Arena, que reuniu mais de 20 mil pessoas.

Mudança de comando entre os RC2, com o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) a suceder ao francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2) no comando da categoria, com uma vantagem de 5,7” sobre o francês.

Em consequência do capotamento do espanhol Pepe López (Ford) à saída de uma curva, ao km 15,9 da especial. a especial de Mortágua acabou por ser interrompida. Tanto o piloto como o navegador estão bem, mas o carro ficou a bloquear a passagem dos restantes concorrentes.

Ainda em Mortágua, o japonês Yuki Yamamoto (Toyota GR Yaris Rally2) sofreu uma saída de estrada e os participantes no Campeonato de Portugal de Ralis foram enviados pelo itinerário alternativo para o início da especial da Lousã.

Refira-se que a especial Mortágua Arena é já considerada um dos melhores locais para elevar ainda mais a fasquia da exigência de pilotos, organizadores e público em geral. Elucidativo.

CLASSIFICAÇÕES

2.ª PC – Mortágua 1 (18,15 km) – 1.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), 11’30.4”; 2.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), 11’31,6”; 3.º, Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1), 11’32,5”; 4.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), 11’34,3”; 5.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), 11’36,1”; 6.º, Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), 11’36,1”; 7.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1),   11’36,7”; 8.º, Dani Sordo/Cândido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), 11’42,4”; 9.º Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2), 11’56,2” (1.º RC2); 10.º, Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Focus Rally1), 11’59,0”.

Geral – 1.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), 13’55,8”; 2.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 0,8”; 3.º, Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 2,9”; 4.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), a 5,7”; 5.º, Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 6.9”; 6.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 7.0”; 7.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), a 7,6”; 8.º, Dani Sordo/Cândido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), a 14,9”; 9.º, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia Rally2), a 30,9” (1.º RC2); 10.º, Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), a 35,5”.

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