Teodósio com o título na vitória de Meeke
A dupla algarvia Ricardo Teodósio e José Teixeira sagrou-se hoje campeã nacional de ralis pela terceira vez, ao serem os terceiros classificados do Rali Vidreiro, oitava e última prova do campeonato. Numa prova conquistada por Kris Meeke Ricardo Teodósio concluiu as oito classificativas a 1m18,8s do vencedor, com o espanhol Alejandro Cachón em segundo, a 54,3s.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
No início da temporada, o Team Hyundai Portugal não escondeu que queria o título de pilotos, acabando por consegui-lo pelas mãos de Ricardo Teodósio e José Teixeira, em Hyundai i20 N Rally2. Uma proeza para a dupla algarvia que recuperou o ceptro que foi seu nos últimos três anos ímpares (2019 e 2021),ambos a revelar no começo do campeonato que tinham esperança na recuperação do título por ser um ano impar.
Para substituir Bruno Magalhães que, o ano passado, fez equipa com Ricardo Teodósio, o Team Hyundai Portugal, que não confiava na possibilidade de um piloto português, contratou o irlandês Craig Breen, cuja presença foi muito contestada, que começou por vencer o Rali de Fafe e parecia poder concretizar o desejo da equipa.
A sua morte, num teste, levou a que chegasse a Portugal o inglês Kris Meeke (Hyundai i20 N Rally2), um piloto rápido, mas que, por vezes, se excede, como sucedeu no Vodafone Rali de Portugal e no Rali Vinho Madeira.
Um cenário que, muito provavelmente, pode ter-lhe roubado a conquista do título, já que as quatro vitórias (Amarante, Castelo, Branco, Chaves e Marinha Grande) não chegaram para neutralizar o facto de só ter começado a competir na terceira prova da temporada.
Na derradeira prova, o inglês confirmou o seu favoritismo e comandou de fio a pavio, tendo no espanhol Alejandro Cachón (Citroën C3 Rally2), que não influenciava as contas do campeonato, por não estar inscrito, o seu mais directo opositor.
No que diz respeito ao Campeonato de Portugal, o primeiro a ceder foi o campeão em título, Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) que, depois, de ontem, quase ter saído da estrada, hoje de manhã errou na escolha de pneus.
Naturalmente que o piloto tirsense perdeu o contacto com Ricardo Teodósio e José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2), que entraram na segunda parte da prova como os mais sérios candidatos à sucessão de Armindo Araújo.
Só que, uma saída de estrada, na segunda passagem por Mata Mourisca, afastou o piloto da marca francesa da prova e, a partir daí, Ricardo Teodósio e José Teixeira passaram a gerir a vantagem de que dispunha.
De facto, a dupla do Algarve abdicou de lutar pelo segundo lugar na prova para garantir a reconquista do título, uma vez que Miguel Correia (Skoda Fabia Rally2 Evo), que chegou à Marinha Grande no comando do campeonato, não mostrava andamento para chegar ao piloto da marca sul-coreana.
Miguel Correia acabaria no segundo lugar do pódio final, em igualdade pontual com Armindo Araújo, com vantagem para o primeiro, em detrimento do até então campeão nacional, por somar mais pontos ao longo das oito provas do Campeonato de Portugal de Ralis, embora só tenham contado sete no final.
No que diz respeito ao Campeonato de 2RM, Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally4) venceu, após cerrado duelo com Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4) e Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4), que começou no comando da categoria mas que acabaria no lugar mais baixo do pódio.
Adruzilo Lopes (Mitsubishi Lancer X) foi comandante incontestado no Campeonato Promo, enquanto Daniel Berdomás (Toyota GR Yaris RZ) garantiu o triunfo no TGR Iberian Cup, depois de começar no comando, perder a posição para Sergi Francoli (Toyota GR Yaris RZ), para recuperá-la quando o seu adversário desistiu.
FICHA DA PROVA
Prova – Rali Vidreiro/Centro de Portugal
Data – 13/14 de Outubro
Organizador – Clube Automóvel da Marinha Grande
Estrutura – 317,92 km divididos por duas etapas: Marinha Grande – Marinha Grande (81,47 km); Marinha Grande – Marinha Grande (236,45 km)
PC – 8 (2 + 6)
Extensão das PC – 105,33 km (11,77 km + 93,56 km)
Percentagem das PC – 33,13 %
Inscritos – 112 (14 RC2, 14 RC3, 19 RC4, 7 RC5, 1 RGT, 7 CLA, 1 P3, 4 P2, 4 P1, 2 X6, 9 X3, 16 X2, 14 X1)
Participantes – 107 (12 RC2, 14 RC3, 19 RC4, 6 RC5, 1 RGT, 7 CLA, 4 P2, 4 P1, 2 X6, 9 X3, 15 X2, 14 X1)
Classificados – 80 (9 RC2, 9 RC3, 17 RC4, 4 RC5, 1 RGT, 3 CLA, 4 P2, 3 P1, 2 X6, 6 X3, 11 X2, 11 X1)
Comandantes sucessivos
Absoluto – Kris Meeke, da 1.ª à 8.ª PC
RC2 – Kris Meeke, da 1.ª à 8.ª PC
RC3 – Daniel Berdomás, na 1.ª e 2.ª PC; Sergi Francoli, da 3.ª à 6.ª PC; Daniel Berdomás, na 7.ª e 8.ª PC
RC4 – Hugo Lopes, na 1.ª e 2.ª PC; Gonçalo Henriques, 3.ª à 8.ª PC
RC5 – Rafael Rego, da 1.ª à 6.ª PC; Vítor Hugo Matias, na 7.ª e 8.ª PC
RGT – Paulo Carvalheiro, da 1.ª à 8.ª PC
CLA – José Merceano, na 1.ª PC; Nuno Mateus, da 2.ª à 8.ª PC
P2 – Viana Martins, da 1.ª à 8.ª PC
P1 – Frederico Monteiro, da 1.ª à 8.ª PC
X6 – Rui Borges, da 1.ª à 8.ª PC
X3 – Adruzilo Lopes, da 1.ª à 8.ª PC
X2 – Telmo Garcia, da 1.ª à 3.ª PC; Hélder Cordeiro, da 4.ª à 8.ª PC
X1 – Fábio Santos, da 1.ª à 8.ª PC
VENCEDORES
Absoluto – Kris Meeke/Brian Hoy (Hyundai i20 N Rally2)
RC2 – Kris Meeke/Brian Hoy (Hyundai i20 N Rally2)
RC3 – Daniel Berdomás/Brais Mirón (Toyota GR Yaris RZ)
RC4 – Gonçalo Henriques/Gonçalo Cunha (Renault Clio Rally4)
RC5 – Vítor Hugo Matias/André Gaspar (Kia Picanto GT)
RGT – Paulo Carvalheiro/Décio Carvalheiro (Porsche 911 GT3 Cup)
CLA – Nuno Mateus/Luís Pimentel (Mitsubishi Lancer VI)
P2 – Viana Martins/Filipe Oliveira (Renault Clio III RS)
P1 – Frederico Monteiro/Paulo Santos (Peugeot 206 GTi 1.6)
X6 – Rui Borges/Luís Ribeiro (Citroën C3 N5)
X3 – Adruzilo Lopes/Vítor Hugo (Mitsubishi Lancer X)
X2 – Hélder Cordeiro/Bruno Pereira (BMW M3)
X1 – Fábio Santos/Pedro Santana (Citroën Saxo VTS)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | EQUIPA | CARRO | TEMPO |
1.º | Kris Meeke/Brian Hoy | Hyundai i20 N Rally2 | 1.00’11,7″ |
2.º | Alejandro Cachón/Borja Rozada | Citroën C3 Rally2 | a 54’3’’ |
3.º | Ricardo Teodósio/José Teixeira | Hyundai i20 N Rally2 | a 1’18,8’’ |
5.º | Miguel Correia/Jorge Eduardo Carvalho | Skoda Fabia Rally2 Evo | a 1’44,8″ |
6.º | Pedro Almeida/Mário Castro | Skoda Fabia Rally2 Evo | a 3’07,9″ |
7.º | Paulo Meireles/Marcos Gonçalves | Hyundai i20 N Rally2 | a 3’29,4″ |
8.º | Lucas Simões/Nuno Almeida | Ford Fiesta R5 | a 4’22,9″ |
9.º | Daniel Berdomás/Brais Miron | Toyota GR Yaris RZ | a 4’46,9″ |
10.º | Javier Villa/Enrique Velasco | Toyota GR Yaris RZ | a 5’05,5″ |
OS MAIS RÁPIDOS
1.º | 2.º | 3.º | 4.º | 5.º | 6.º | |
Kris Meeke | 5 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Alejandro Cachón | 2 | 3 | 0 | 1 | 0 | 1 |
Ricardo Teodósio | 1 | 0 | 3 | 1 | 2 | 0 |
Armindo Araújo | 0 | 1 | 3 | 2 | 0 | 2 |
José Pedro Fontes | 0 | 1 | 2 | 0 | 0 | 1 |
Miguel Correia | 0 | 0 | 0 | 4 | 4 | 0 |
Pedro Almeida | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 |
Luís Miguel Rego | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
Paulo Meireles | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Classificação do campeonato
PILOTOS – 1.º, Ricardo Teodósio, 128 pontos; 2.º, Miguel Coreia, 121, 3.ºArmindo Araújo, 121; 4.º, José Pedro Fontes, 115; 5.º, Kris Meeke, 109; 6.º, Pedro Almeida, 70; 7.º, Bernardo Sousa, 59; 8.º, Lucas Simões, 43; 9.º, Paulo Meireles, 38; 10.º, Pedro Meireles, 35.
LISTA DE CAMPEÕES
A dupla Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram o terceiro título, recuperando o ceptro que já foi seu em 2019 e 2021. É esta a lista dos campeões de Portugal, cujo a primeira edição data de 1966.
ANO | PILOTO | NAVEGADOR | MARCAS | EQUIPAS |
1966 | Manuel Gião | |||
1967 | Américo Nunes | |||
1968 | Américo Nunes | |||
1969 | Não houve campeão absoluto | |||
1970 | Não houve campeão absoluto | |||
1971 | Não houve campeão absoluto | |||
1972 | Não houve campeão absoluto | |||
1973 | Não houve campeão absoluto | |||
1974 | Não houve campeonato | |||
1975 | Manuel Inácio | Pina de Morais | ||
1976 | António Dieguez | Henrique Alegria | ||
1977 | Giovanni Salvi | Pedro Almeida | ||
1978 | Carlos Torres | Pedro Almeida | ||
1979 | José Pedro Borges | Rui Bevilacqua | ||
1980 | Santinho Mendes | Filipe Lopes | ||
1981 | Santinho Mendes | Filipe Lopes | ||
1982 | Joaquim Santos | Miguel Oliveira | ||
1983 | Joaquim Santos | Miguel Oliveira | ||
1984 | Joaquim Santos | Miguel Oliveira | ||
1985 | Joaquim Moutinho | Edgar Fortes | ||
1986 | Joaquim Moutinho | Edgar Fortes | ||
1987 | Inverno Amaral | Joaquim Neto | Renault | |
1988 | Carlos Bica | Fernando Prata | Ford | |
1989 | Carlos Bica | Fernando Prata | Lancia | |
1990 | Carlos Bica | Fernando Prata | Lancia | |
1991 | Carlos Bica | Fernando Prata | Lancia | |
1992 | Joaquim Santos | Carlos Magalhães | Toyota | |
1993 | Jorge Bica | Joaquim Capelo | Ford | |
1994 | Fernando Peres | Ricardo Caldeira | Ford | |
1995 | Fernando Peres | Ricardo Caldeira | Ford | |
1996 | Fernando Peres | Ricardo Caldeira | Ford | |
1997 | Adruzilo Lopes | Luís Lisboa | Peugeot | |
1998 | Adruzilo Lopes | Luís Lisboa | Renault | |
1999 | Pedro Matos Chaves | Sérgio Paiva | Toyota | |
2000 | Pedro Matos Chaves | Sérgio Paiva | Toyota | |
2001 | Adruzilo Lopes | Luís Lisboa | Peugeot | |
2002 | Miguel Campos | Carlos Magalhães | Peugeot | |
2003 | Armindo Araújo | Miguel Ramalho | Citroen | |
2004 | Armindo Araújo | Miguel Ramalho | Mitsubishi | |
2005 | Armindo Araújo | Miguel Ramalho | Mitsubishi | |
2006 | Armindo Araújo | Miguel Ramalho | Mitsubishi | |
2007 | Bruno Magalhães | Paulo Grave | Peugeot | |
2008 | Bruno Magalhães | Carlos Magalhães | Peugeot | |
2009 | Bruno Magalhães | Carlos Magalhães | Peugeot | |
2010 | Bernardo Sousa | Nuno Rodrigues da Silva | Citroen | |
2011 | Ricardo Moura | António Costa | Citroen | |
2012 | Ricardo Moura | António Costa | Citroen | |
2013 | Ricardo Moura | António Costa | ||
2014 | Pedro Meireles | Mário Castro | Sports & You | |
2015 | José Pedro Fontes | Miguel Ramalho | DS3 Vodafone Team | |
2016 | José Pedro Fontes | Inês Ponte | DS3 Vodafone Team | |
2017 | Carlos Vieira | Jorge Eduardo Carvalho | Sports & You | |
2018 | Armindo Araújo | Luís Ramalho | ARC Sport | |
2019 | Ricardo Teodósio | José Teixeira | ARC Sport | |
2020 | Armindo Araújo | Luís Ramalho | Skoda | Sports & You |
2021 | Ricardo Teodósio | José Teixeira | Sports & You | |
2022 | Armindo Araújo | Luís Ramalho | Sports & You | |
2023 | Ricardo Teodósio | José Teixeira | Sports & You |
NÚMERO DE TÍTULOS CONQUISTADOS
PILOTOS
7 – Armindo Araújo
4 – Carlos Bica, Joaquim Santos,
3 – Adruzilo Lopes, Bruno Magalhães, Ricardo Moura, Fernando Peres, Ricardo Teodósio
2 – José Pedro Fontes, Pedro Matos Chaves, Joaquim Moutinho, Américo Nunes, Santinho Mendes
1 – Jorge Bica, José Pedro Borges, Miguel Campos, António Dieguez, Manuel Gião, Inverno Amaral, Manuel Inácio, Pedro Meireles, Giovanni Salvi, Bernardo Sousa, Carlos Torres, Carlos Vieira
NAVEGADORES
5 – Miguel Ramalho
4 – Carlos Magalhães, Fernando Prata
3 – Ricardo Caldeira, António Costa, Luís Lisboa, Miguel Oliveira, Luís Ramalho, José Teixeira
2 – Pedro Almeida, Edgar Fortes, Filipe Lopes, Sérgio Paiva
1 – Henrique Alegria, Rui Bevilacqua, Joaquim Capelo, Jorge Eduardo Carvalho, Mário Castro, Paulo Grave, Joaquim Neto, Pina de Morais, Inês Ponte, Nuno Rodrigues da Silva
MARCAS
6 – Peugeot
5 – Ford
4 – Citroen
3 – Lancia, Mitsubishi, Toyota
2 – Renault
EQUIPAS
6 – Sports & You
2 – ARC Sport, DS3 Vodafone Team.