Notícias VáriasRALIS

Teodósio com o título na vitória de Meeke

A dupla algarvia Ricardo Teodósio e José Teixeira sagrou-se hoje campeã nacional de ralis pela terceira vez, ao serem os terceiros classificados do Rali Vidreiro, oitava e última prova do campeonato. Numa prova conquistada por Kris Meeke Ricardo Teodósio concluiu as oito classificativas a 1m18,8s do vencedor, com o espanhol Alejandro Cachón em segundo, a 54,3s.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

No início da temporada, o Team Hyundai Portugal não escondeu que queria o título de pilotos, acabando por consegui-lo pelas mãos de Ricardo Teodósio e José Teixeira, em Hyundai i20 N Rally2. Uma proeza para a dupla algarvia que recuperou o ceptro que foi seu nos últimos três anos ímpares (2019 e 2021),ambos a revelar no começo do campeonato que tinham esperança na recuperação do título por ser um ano impar.

Para substituir Bruno Magalhães que, o ano passado, fez equipa com Ricardo Teodósio, o Team Hyundai Portugal, que não confiava na possibilidade de um piloto português, contratou o irlandês Craig Breen, cuja presença foi muito contestada, que começou por vencer o Rali de Fafe e parecia poder concretizar o desejo da equipa.

A sua morte, num teste, levou a que chegasse a Portugal o inglês Kris Meeke (Hyundai i20 N Rally2), um piloto rápido, mas que, por vezes, se excede, como sucedeu no Vodafone Rali de Portugal e no Rali Vinho Madeira.

Um cenário que, muito provavelmente, pode ter-lhe roubado a conquista do título, já que as quatro vitórias (Amarante, Castelo, Branco, Chaves e Marinha Grande) não chegaram para neutralizar o facto de só ter começado a competir na terceira prova da temporada.

Na derradeira prova, o inglês confirmou o seu favoritismo e comandou de fio a pavio, tendo no espanhol Alejandro Cachón (Citroën C3 Rally2), que não influenciava as contas do campeonato, por não estar inscrito, o seu mais directo opositor.

No que diz respeito ao Campeonato de Portugal, o primeiro a ceder foi o campeão em título, Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) que, depois, de ontem, quase ter saído da estrada, hoje de manhã errou na escolha de pneus.

Naturalmente que o piloto tirsense perdeu o contacto com Ricardo Teodósio e José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2), que entraram na segunda parte da prova como os mais sérios candidatos à sucessão de Armindo Araújo.

Só que, uma saída de estrada, na segunda passagem por Mata Mourisca, afastou o piloto da marca francesa da prova e, a partir daí, Ricardo Teodósio e José Teixeira passaram a gerir a vantagem de que dispunha.

De facto, a dupla do Algarve abdicou de lutar pelo segundo lugar na prova para garantir a reconquista do título, uma vez que Miguel Correia (Skoda Fabia Rally2 Evo), que chegou à Marinha Grande no comando do campeonato, não mostrava andamento para chegar ao piloto da marca sul-coreana.

Miguel Correia acabaria no segundo lugar do pódio final, em igualdade pontual com Armindo Araújo, com vantagem para o primeiro, em detrimento do até então campeão nacional, por somar mais pontos ao longo das oito provas do Campeonato de Portugal de Ralis, embora só tenham contado sete no final.

No que diz respeito ao Campeonato de 2RM, Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally4) venceu, após cerrado duelo com Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4) e Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4), que começou no comando da categoria mas que acabaria no lugar mais baixo do pódio.

Adruzilo Lopes (Mitsubishi Lancer X) foi comandante incontestado no Campeonato Promo, enquanto Daniel Berdomás (Toyota GR Yaris RZ) garantiu o triunfo no TGR Iberian Cup, depois de começar no comando, perder a posição para Sergi Francoli (Toyota GR Yaris RZ), para recuperá-la quando o seu adversário desistiu.

FICHA DA PROVA

Prova – Rali Vidreiro/Centro de Portugal

Data – 13/14 de Outubro

Organizador – Clube Automóvel da Marinha Grande

Estrutura – 317,92 km divididos por duas etapas: Marinha Grande – Marinha Grande (81,47 km); Marinha Grande – Marinha Grande (236,45 km)

PC – 8 (2 + 6)

Extensão das PC – 105,33 km (11,77 km + 93,56 km)

Percentagem das PC – 33,13 %

Inscritos – 112 (14 RC2, 14 RC3, 19 RC4, 7 RC5, 1 RGT, 7 CLA, 1 P3, 4 P2, 4 P1, 2 X6, 9 X3, 16 X2, 14 X1)

Participantes – 107 (12 RC2, 14 RC3, 19 RC4, 6 RC5, 1 RGT, 7 CLA, 4 P2, 4 P1, 2 X6, 9 X3, 15 X2, 14 X1)

Classificados – 80 (9 RC2, 9 RC3, 17 RC4, 4 RC5, 1 RGT, 3 CLA, 4 P2, 3 P1, 2 X6, 6 X3, 11 X2, 11 X1)

Comandantes sucessivos

Absoluto – Kris Meeke, da 1.ª à 8.ª PC

RC2 – Kris Meeke, da 1.ª à 8.ª PC

RC3 – Daniel Berdomás, na 1.ª e 2.ª PC; Sergi Francoli, da 3.ª à 6.ª PC; Daniel Berdomás, na 7.ª e 8.ª PC

RC4 – Hugo Lopes, na 1.ª e 2.ª PC; Gonçalo Henriques, 3.ª à 8.ª PC

RC5 – Rafael Rego, da 1.ª à 6.ª PC; Vítor Hugo Matias, na 7.ª e 8.ª PC

RGT – Paulo Carvalheiro, da 1.ª à 8.ª PC

CLA – José Merceano, na 1.ª PC; Nuno Mateus, da 2.ª à 8.ª PC

P2 – Viana Martins, da 1.ª à 8.ª PC

P1 – Frederico Monteiro, da 1.ª à 8.ª PC

X6 – Rui Borges, da 1.ª à 8.ª PC

X3 – Adruzilo Lopes, da 1.ª à 8.ª PC

X2 – Telmo Garcia, da 1.ª à 3.ª PC; Hélder Cordeiro, da 4.ª à 8.ª PC

X1 – Fábio Santos, da 1.ª à 8.ª PC

VENCEDORES

Absoluto – Kris Meeke/Brian Hoy (Hyundai i20 N Rally2)

RC2 – Kris Meeke/Brian Hoy (Hyundai i20 N Rally2)

RC3 – Daniel Berdomás/Brais Mirón (Toyota GR Yaris RZ)

RC4 – Gonçalo Henriques/Gonçalo Cunha (Renault Clio Rally4)

RC5 – Vítor Hugo Matias/André Gaspar (Kia Picanto GT)

RGT – Paulo Carvalheiro/Décio Carvalheiro (Porsche 911 GT3 Cup)

CLA – Nuno Mateus/Luís Pimentel (Mitsubishi Lancer VI)

P2 – Viana Martins/Filipe Oliveira (Renault Clio III RS)

P1 – Frederico Monteiro/Paulo Santos (Peugeot 206 GTi 1.6)

X6 – Rui Borges/Luís Ribeiro (Citroën C3 N5)

X3 – Adruzilo Lopes/Vítor Hugo (Mitsubishi Lancer X)

X2 – Hélder Cordeiro/Bruno Pereira (BMW M3)

X1 – Fábio Santos/Pedro Santana (Citroën Saxo VTS)

CLASSIFICAÇÃO

POS. EQUIPA CARRO TEMPO
1.º Kris Meeke/Brian Hoy Hyundai i20 N Rally2 1.00’11,7″
2.º Alejandro Cachón/Borja Rozada Citroën C3 Rally2  a 54’3’’
3.º Ricardo Teodósio/José Teixeira Hyundai i20 N Rally2 a 1’18,8’’
5.º Miguel Correia/Jorge Eduardo Carvalho Skoda Fabia Rally2 Evo a 1’44,8″
6.º Pedro Almeida/Mário Castro Skoda Fabia Rally2 Evo a 3’07,9″
7.º Paulo Meireles/Marcos Gonçalves Hyundai i20 N Rally2 a 3’29,4″
8.º Lucas Simões/Nuno Almeida Ford Fiesta R5 a 4’22,9″
9.º Daniel Berdomás/Brais Miron Toyota GR Yaris RZ a 4’46,9″
10.º Javier Villa/Enrique Velasco Toyota GR Yaris RZ a 5’05,5″

OS MAIS RÁPIDOS

1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º
Kris Meeke 5 3 0 0 0 0
Alejandro Cachón 2 3 0 1 0 1
Ricardo Teodósio 1 0 3 1 2 0
Armindo Araújo 0 1 3 2 0 2
José Pedro Fontes 0 1 2 0 0 1
Miguel Correia 0 0 0 4 4 0
Pedro Almeida 0 0 0 0 1 2
Luís Miguel Rego 0 0 0 0 1 0
Paulo Meireles 0 0 0 0 0 3

Classificação do campeonato

PILOTOS – 1.º, Ricardo Teodósio, 128 pontos; 2.º, Miguel Coreia, 121, 3.ºArmindo Araújo, 121; 4.º, José Pedro Fontes, 115; 5.º, Kris Meeke, 109; 6.º, Pedro Almeida, 70; 7.º, Bernardo Sousa, 59; 8.º, Lucas Simões, 43; 9.º, Paulo Meireles, 38; 10.º, Pedro Meireles, 35.

LISTA DE CAMPEÕES

A dupla Ricardo Teodósio e José Teixeira conquistaram o terceiro título, recuperando o ceptro que já foi seu em 2019 e 2021. É esta a lista dos campeões de Portugal, cujo a primeira edição data de 1966.

ANO PILOTO NAVEGADOR MARCAS EQUIPAS
1966 Manuel Gião
1967 Américo Nunes
1968 Américo Nunes
1969 Não houve campeão absoluto
1970 Não houve campeão absoluto
1971 Não houve campeão absoluto
1972 Não houve campeão absoluto
1973 Não houve campeão absoluto
1974 Não houve campeonato
1975 Manuel Inácio Pina de Morais
1976 António Dieguez Henrique Alegria
1977 Giovanni Salvi Pedro Almeida
1978 Carlos Torres Pedro Almeida
1979 José Pedro Borges Rui Bevilacqua
1980 Santinho Mendes Filipe Lopes
1981 Santinho Mendes Filipe Lopes
1982 Joaquim Santos Miguel Oliveira
1983 Joaquim Santos Miguel Oliveira
1984 Joaquim Santos Miguel Oliveira
1985 Joaquim Moutinho Edgar Fortes
1986 Joaquim Moutinho Edgar Fortes
1987 Inverno Amaral Joaquim Neto Renault
1988 Carlos Bica Fernando Prata Ford
1989 Carlos Bica Fernando Prata Lancia
1990 Carlos Bica Fernando Prata Lancia
1991 Carlos Bica Fernando Prata Lancia
1992 Joaquim Santos Carlos Magalhães Toyota
1993 Jorge Bica Joaquim Capelo Ford
1994 Fernando Peres Ricardo Caldeira Ford
1995 Fernando Peres Ricardo Caldeira Ford
1996 Fernando Peres Ricardo Caldeira Ford
1997 Adruzilo Lopes Luís Lisboa Peugeot
1998 Adruzilo Lopes Luís Lisboa Renault
1999 Pedro Matos Chaves Sérgio Paiva Toyota
2000 Pedro Matos Chaves Sérgio Paiva Toyota
2001 Adruzilo Lopes Luís Lisboa Peugeot
2002 Miguel Campos Carlos Magalhães Peugeot
2003 Armindo Araújo Miguel Ramalho Citroen
2004 Armindo Araújo Miguel Ramalho Mitsubishi
2005 Armindo Araújo Miguel Ramalho Mitsubishi
2006 Armindo Araújo Miguel Ramalho Mitsubishi
2007 Bruno Magalhães Paulo Grave Peugeot
2008 Bruno Magalhães Carlos Magalhães Peugeot
2009 Bruno Magalhães Carlos Magalhães Peugeot
2010 Bernardo Sousa Nuno Rodrigues da Silva Citroen
2011 Ricardo Moura António Costa Citroen
2012 Ricardo Moura António Costa Citroen
2013 Ricardo Moura António Costa
2014 Pedro Meireles Mário Castro Sports & You
2015 José Pedro Fontes Miguel Ramalho DS3 Vodafone Team
2016 José Pedro Fontes Inês Ponte DS3 Vodafone Team
2017 Carlos Vieira Jorge Eduardo Carvalho Sports & You
2018 Armindo Araújo Luís Ramalho ARC Sport
2019 Ricardo Teodósio José Teixeira ARC Sport
2020 Armindo Araújo Luís Ramalho Skoda Sports & You
2021 Ricardo Teodósio José Teixeira Sports & You
2022 Armindo Araújo Luís Ramalho Sports & You
2023 Ricardo Teodósio José Teixeira Sports & You

NÚMERO DE TÍTULOS CONQUISTADOS

PILOTOS

7 – Armindo Araújo

4 – Carlos Bica, Joaquim Santos,

3 – Adruzilo Lopes, Bruno Magalhães, Ricardo Moura, Fernando Peres, Ricardo Teodósio

2 – José Pedro Fontes, Pedro Matos Chaves, Joaquim Moutinho, Américo Nunes, Santinho Mendes

1 – Jorge Bica, José Pedro Borges, Miguel Campos, António Dieguez, Manuel Gião, Inverno Amaral, Manuel Inácio, Pedro Meireles, Giovanni Salvi, Bernardo Sousa, Carlos Torres, Carlos Vieira

NAVEGADORES

5 – Miguel Ramalho

4 – Carlos Magalhães, Fernando Prata

3 – Ricardo Caldeira, António Costa, Luís Lisboa, Miguel Oliveira, Luís Ramalho, José Teixeira

2 – Pedro Almeida, Edgar Fortes, Filipe Lopes, Sérgio Paiva

1 – Henrique Alegria, Rui Bevilacqua, Joaquim Capelo, Jorge Eduardo Carvalho, Mário Castro, Paulo Grave, Joaquim Neto, Pina de Morais, Inês Ponte, Nuno Rodrigues da Silva

MARCAS

6 – Peugeot

5 – Ford

4 – Citroen

3 – Lancia, Mitsubishi, Toyota

2 – Renault

EQUIPAS

6 – Sports & You

2 – ARC Sport, DS3 Vodafone Team.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *