AUTOMÓVEISConcessões e Stands

Eletrificação em conversa na Soc. Com. C. Santos

Nem só de exposição e test-drive de viaturas eletrificadas se faz a presença da Sociedade Comercial C. Santos no Salão Automóvel Híbrido e Elétrico, que decorre até ao final deste domingo no Centro de Exposições da Alfândega do Porto

carlos.sousa@autolook.pt

A mais recente edição das SocTalks, conversas da empresa sobre o setor, decorreu ao início da tarde desta sexta-feira no stand no certame. Com o tema “Impacto da eletrificação no automóvel e na mobilidade”, contou com a presença de Rodrigo Ferreira da Silva (presidente da ARAN – Associação Nacional do Ramo Automóvel e vice-presidente do CECRA – Conselho Europeu do Comércio e da Reparação Automóvel), de Carlos Ferraz (diretor da mobilidade elétrica da PRIO), de João Moreira (gestor de frota da Living Tours) e de Álvaro Costa (especialista em mobilidade da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto).

Se a perspetiva geral é há muito analisada, com esta mesa-redonda a Sociedade Comercial C. Santos procurou ajudar a clarificar não só as vantagens, mas também desafios que a eletrificação automóvel representa no quotidiano de famílias e empresas.

MERCADO EM FORTE CRESCIMENTO

Os números revelados pela Associação do Comercio Automóvel de Portugal (ACAP) revelam forte crescimento do mercado nacional de viaturas eletrificadas (elétricas, híbridas e híbridas plug-in). O total de veículos elétricos ligeiros de passageiros subiu de 12.336 vendidos entre janeiro e setembro do ano passado, para 25.655 no mesmo período de 2023 (+108%).

O crescimento de ligeiros de mercadorias eletrificados é ainda mais significativo, com um crescimento de 237,1%, para 1783 matrículas. O total de veículos eletrificados vendidos desde janeiro até ao final de setembro de 2023 foi de 69.981 (+63,7%).

De janeiro a setembro, 49,5% dos veículos ligeiros de passageiros matriculados novos eram movidos a outros tipos de energia. Nessa fatia assume destaque os 100% elétricos (16,7%) e os híbridos plug-in (12,6%).

No caso da Mercedes-Benz Cars, os eletrificados (a marca disponibiliza uma gama de modelos híbridos plug-in e 100% elétricos, designando-os de xEV) representaram 52,8% das vendas (5662 matrículas de um total de 10 723) até setembro. A Sociedade Comercial C. Santos acompanha essa tendência.

SOCIEDADE COMERCIAL C. SANTOS NA VANGUARDA

Fundada em 1946, a Sociedade Comercial C. Santos tem instalações no Porto, Maia (Aeroporto) e Felgueiras. É concessionário e oficina autorizada para comercialização de viaturas, peças e prestação de serviços customer services (após-venda) das marcas Mercedes-Benz, Mercedes-AMG, Mercedes-Maybach, Mercedes-EQ, Mercedes-Benz Vans e Mercedes-Benz Trucks. É ainda agente e oficina autorizada smart.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *