WRC

Ott Tänak deixa a Ford e regressa à Hyundai

O piloto estónio e a M-Sport Ford World Rally Team decidira mutuamente, de concluir a parceria no final do Campeonato Mundial de Rali da FIA de 2023. Ott Tänak vai ingressar na Hyundai Motorsport em 2024.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

«Estou entusiasmado por voltar a juntar-me à Hyundai Motorsport a partir da temporada de 2024. Desde que nossos caminhos se separaram, há exatamente um ano, a equipa tem trabalhado arduamente na nova estrutura técnica», começou por referir o piloto da Estónia.

«A Hyundai Motorsport tem uma visão clara e um alvo para o futuro próximo, e foi algo que me convenceu a juntar-me às forças novamente. Também estou ansioso por trabalhar com Cyril Abiteboul e François-Xavier Demaison, uma vez que a sua experiência e conhecimento no desporto motorizado é definitivamente uma grande vantagem para toda a equipa», sublinhou Ott Tänak.

De acordo com o piloto estónio, o objetivo «nesse novo capítulo será de conquistar todos os três títulos e, com a nova estrutura da equipa, temos todas as ferramentas necessárias para alcançá-lo».

Ott Tänak e a M-Sport Ford tiveram muitos momentos para celebrar em 2023 até agora – 29 vitórias em especiais até à data, em 11 eventos, todas destacando o desempenho do Ford Puma Hybrid Rally1 e a sua posição como carro de rali líder mundial.

Os maiores destaques foram a sublime vitória no Rali do Chile há poucos dias e uma superlativa vitória na neve e no gelo naquela que foi a segunda participação de Ott Tänak com a equipa no Rali da Suécia.

Antes de voltar as atenções para 2024, ainda faltam duas rondas da temporada de 2023 para disputar e as ambições da equipa permanecem inalteradas – enfrentar o novo evento da Europa Central e o Japão com a mesma dedicação, paixão e entusiasmo demonstrados até agora. A M-Sport Ford passa agora a concentrar-se totalmente em garantir que encontra um caminho adequado que lhe permitirá continuar a competir ao mais alto nível no WRC.

À medida que a atual parceria com Ott e Martin começa a fechar, a M-Sport aproveitou o dia de hoje para agradecer-lhes «pelo seu profissionalismo e dedicação, não só nesta, mas também nas temporadas anteriores vividas juntos», desejando a ambos «tudo de melhor nos seus empreendimentos futuros».

Richard Millener, diretor da equipa M-Sport, referiu ter sido «um prazer trabalhar com Ott e Martin nesta temporada, em que muito trabalho foi feito para tornar realidade o sonho de trazê-los de volta à M-Sport».

«Infelizmente, às vezes as coisas simplesmente não correm como esperado, e a decisão deles de deixar a equipa no final da temporada é uma consequência que temos de aceitar, enquanto pensamos agora no que podemos alcançar para 2024», sustentou.

Por seu turno, Ott Tänak sublinhou que «este ano passou tão rápido juntamente com o M-Sport Ford WRT». «Estou orgulhoso por termos conseguido vencer dois ralis contra grandes fabricantes e por termos conseguido estar na luta pelo campeonato na primeira parte da temporada. Este desporto é difícil e, infelizmente, caímos muitas vezes, mesmo assim todas as pessoas esforçaram-se para nos dar as melhores condições e estou muito grato por isso», concluiu o estónio.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *