AUTOLOOKNotícias Várias

Circuito das Beiras: de Coimbra a Castelo Branco

Numa organização sublime do Clube Escape Livre, o Circuito das Beiras by Bridgestone /First Stop, que celebra 120 anos de tradição, partiu hoje de manhã de Coimbra rumo a Castelo Branco. São quatro dias de adrenalina pura, com os concorrentes a ligar amanhã a cidade albicastrense à Guarda e, no domingo da cidade mais alta de Portugal para Coimbra.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: LUÍS COSTA / NEWSMOTORSPORTS

O Circuito das Beiras by Bridgestone /First Stop está na estrada a ligar o Litoral ao Interior através de três etapas emotivas. Tratando-se de uma manifestação automobilística singular desenhada a “régua e esquadro” pelo Clube Escape Livre para assinalar os 120 anos do Circuito das Beiras, visando a recriação da prova ocorrida em 1903, a comitiva leva alguns objetivos na “bagagem”, um deles é concluir o périplo entre Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Coimbra.

A iniciativa tem o condão de recuperar a primeira prova automobilística por etapas, ganha por José Caetano Tavares de Melo. Em estreita colaboração com os Municípios de Coimbra, Castelo Branco e Guarda, o Clube Escape Livre acelerou com precisão a fim de recriar a prova que termina domingo depois de percorridos 440 quilómetros.

120 anos depois do triunfo registado por Tavares de Melo, figura proeminente no desporto motorizado da época que concebeu o percurso original do Circuito das Beiras, competição que uniu Coimbra, Castelo Branco e Guarda, revive agora com toda a sua glória, mantendo-se fiel ao trajeto original, com algumas provas especiais que determinarão a classificação final.

Para esta competição de contornos singulares, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, convidou os proprietários de modelos pré-guerra e clássicos até 1978 para juntarem-se à festa. As festividades começaram ontem com a exposição das viaturas participantes para que o público pudesse ver “in loco” no Parque de Santa Cruz, no Jardim da Sereia, durante o período da tarde.

O dia de ontem ficou ainda marcado pelas verificações administrativas e técnicas no jardim da Sereia, bem como a apresentação oficial e pública do livro “Circuito das Beiras” pelo historiador José Barros Rodrigues, na Casa das Caldeiras, que contou ainda com a participação de Carlos Lopes (vereador com o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, e Frederico Luís, presidente do Automóvel Clube de Coimbra.

A noite ficou reservada para o jantar de boas-vindas e alojamento no Hotel Vila Galé Coimbra, local em que foram entregues quatro troféus alusivos ao Circuito das Beiras by Bridgestone /First Stop a Carlos Lopes (vereador do Desporto da Câmara de Coimbra, João Cardoso (Litocar), Sara Duarte Silva (Valorpneus) e Carlos Sousa (www.autolook.pt).

Luís Celínio informou os presentes que está em “jogo” um prémio aliciante. Trata-se de um troféu único e exclusivo com a assinatura da Junta de Freguesia de Casteleiro, concelho do Sabugal, para a viatura mais bonita que se apresenta no Circuito das Beiras by Bridgestone /First Stop e votado precisamente pelos concorrentes.

Para os três dias do Circuito das Beiras Bridgestone /First Stop, as marcas associadas efetuaram a ativação de um concurso para os 39 participantes, bastando para o efeito divulgar nas redes sociais de cada um, imagens alusivas ao evento, mencionando sempre a Bridgestone e First Stop, ficando automaticamente habilitados a dois prémios diferenciados.

Com o apoio das Câmaras Municipais de Coimbra, Castelo Branco e Guarda, o patrocínio da Bridgestone / First Stop e da Litocar, além das parcerias com o Museu do Caramulo, Museo de Historia de la Automocion de Salamanca, Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e Automóvel Clube de Coimbra, a edição moderna do Circuito das Beiras não terá vertente competitiva em estrada.

O dia de hoje começou com a partida dos veículos pré-guerra em plena Praça da República, seguindo-se as restantes viaturas, com os grupos separados por 30 minutos, reencontrando-se na visita ao Museu Monográfico e Ruínas de Conimbriga.

Depois de alguns momentos de enorme contemplação, os dois grupos regressaram à estrada e tomaram a direção da Sertã, local em que foi servido o tão almejado almoço no Restaurante Ponte Velha. Retemperadas as energias, os participantes chegaram a Castelo Branco para um desfile memorável pela cidade e prova de perícia, que serviu de aperitivo para o jantar e alojamento no Hotel Mélia Castelo Branco.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *