Notícias Várias

Pedro Dias da Silva bisou no Desafio Total/Mazda

Consagração do piloto do Mazda Proto da PKR Sport, navegado por José Janela, somou três triunfos, saboreando o champanhe nas Bajas de Loulé, Gondomar e Portalegre 500.

(auto.look2010@gmail.com) – Fotos: JORGE CUNHA/AIFA

Pedro Dias da Silva e José Janela

Um ano depois de terem conquistado os ceptros de “Campeões” do Desafio Total/Mazda, Pedro Dias da Silva e José Janela apostaram em idêntico objectivo para 2018, numa operação que, no final do ano, se revelou bem-sucedida, repetindo um título desta feita decidido no final da derradeira prova.

Entre outros resultados, a dupla do Mazda Proto da PKR Sport somou três vitórias, saboreando o champanhe das Bajas de Loulé, de Gondomar e na Portalegre 500, resultados que ajudaram a solidificar a sua pontuação acumulada, eles que se apresentaram à partida da última prova da temporada no 2.º lugar do ranking.

Dominadores em todos os Prólogos disputados, no conjunto das seis provas do calendário de 2018, e de mais de dois terços dos respectivos Sectores Selectivos, Pedro Dias da Silva e José Janela somaram os pontos suficientes para saírem vencedores.

Uma proeza coroada com os respectivos galardões recebidos das mãos de Luís Morais, director-geral da Mazda Motor de Portugal, e de Pedro Abecasis, director-geral da Total Portugal, em cerimónia realizada no Clube Náutico Alfoz, em Alcochete.

Líderes até à derradeira jornada e depois de terem sido terceiros classificados no Desafio 2017, Bruno Rodrigues e Ricardo Claro subiram este ano um degrau no pódio de consagração, com um excelente 2.º lugar nesta edição.

No conjunto dos resultados deste ano destacam-se a vitória na Baja TT de Idanha-a-Nova, prova em que venceram ambos os Sectores Selectivos, e os terceiros lugares alcançados em Loulé e em Gondomar.

Quanto a Jorge Cardoso e Joaquim Norte, nesta edição do Desafio garantiram, entre outros resultados, três segundos lugares nas Bajas TT do Pinhal, de Loulé e de Gondomar, que lhes deu acesso ao lugar mais baixo do pódio final no troféu.

DESAFIO TOTAL/MAZDA COM LUTAS BASTANTE ANIMADAS

Premiados do Desafio Total/Mazda 2018

A alguma distância pontual desse pódio ficaram Filipe Videira e Pedro Santos, dupla que teve como melhor resultado um terceiro lugar na Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal/Reguengos de Monsaraz, num ano em que diversas condicionantes os impediram de terminar algumas das provas, questões com que também Floriano Roxo e Pedro Carrapiço (quintos classificados) tiveram de lidar.

Destaque ainda para as equipas Francisco Gil/Filipe Rasteiro e Bruno Oliveira/Paulo Marques que, apesar de terem vencido uma prova cada – os primeiros logo em Pinhal e, os segundos, em Reguengos – não se classificaram, por não terem participado no número mínimo de quatro provas, conforme estipula o Regulamento Desportivo do Desafio Total Mazda 2018.

O mesmo aconteceu com os restantes participantes Nuno Tordo/António Serrão, Mário Pedro/João Santos ou Nuno Ferreira/António Saraiva, se bem que estes últimos não tivessem conseguido somar qualquer resultado nas provas em que se inscreveram.

Culminando nesta indecisão até à sua derradeira jornada, esta 11.ª edição do Desafio Total/Mazda voltou a ser palco de lutas bastante animadas, até mesmo com outros adversários, não sendo raras as vezes em que se viam os Mazda Proto com kit CX-5 a discutirem os lugares da frente das suas seis provas.

Certamente que umas foram mais demolidoras do que outras, alcançando-se algumas excelentes prestações à geral em algumas delas. Exemplos são as subidas aos pódios de Pedro Dias da Silva em Gondomar e de Bruno Rodrigues no “Evento Nacional” da Baja 500 Portalegre.

Realizada no Clube Náutico Alfoz, em Alcochete, esta cerimónia de entrega de prémios do Desafio Total/Mazda 2018 consagrou, como habitualmente, outras entidades com os denominados “Prémios Prestígio”: o troféu de “Melhor Preparador” ficou para a PRK Sport, responsáveis pela preparação do Mazda Proto da dupla vencedora, sendo o de “Melhor Concessionário Mazda” entregue à gerência da SGS Car, que ao longo do ano apoiou os agora “bicampeões”.

Refira-se que o Desafio Total/Mazda é uma iniciativa única no panorama do todo-o-terreno nacional, organizada pela Mazda Motor de Portugal que voltou a contar, em 2018, com o alto patrocínio da Total e as parcerias da EuropAssistance e a Avivar.

 

Classificações Finais do Desafio Total/Mazda 2018

 

Cl.          Pilotos                 Navegadores    Pontos

1.º          Pedro Dias da Silva        José Janela        101 pontos

2.º          Bruno Rodrigues             Ricardo Claro    94 pontos

3.º          Jorge Cardoso   Joaquim Norte 55 pontos

4.º          Filipe Videira    Pedro Santos    27 pontos

5.º          Floriano Roxo   Pedro Carrapiço              25 pontos

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *