Notícias Várias

Desafio Total/Mazda: nova realidade em 2019

Com a festa de consagração da dupla formada por Pedro Dias da Silva e José Janela no Desafio Total/Mazda, ao volante do Mazda Proto da PKR Sport, a realidade do envolvimento da Mazda Motor de Portugal no todo-o-terreno nacional irá reger-se por novos contornos.

(auto.look2010@gmail.com)

Iniciativa única no panorama do TT nacional, o Desafio Total Mazda proporcionou, ao longo dos seus 11 anos de vida, um crescente grau de competitividade e interessantes lutas não só no seio do seu pelotão como até, e por diversas vezes, na disputa pelos melhores lugares à geral.

Recorrendo às mais prestigiadas jornadas do Campeonato de Portugal de TT/AFN, organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), e às icónicas 24 Horas Vila de Fronteira, a jornada anual de encerramento por excelência do todo-o-terreno nacional, consagraram-se nomes como Bruno Oliveira, o primeiro “Campeão” do Desafio (em 2008), seguindo-se João Pais (2009 e 2010), João Rato (2011, 2012 e 2015), ele que tem o inigualável estatuto de também ter sido o primeiro “Campeão” dos Navegadores (2010), passando-se depois por Etelvino Carvalho (2013 e 2016), Carlos Pinto (2014) e, nas duas últimas edições Pedro Dias da Silva.

Nos Navegadores também o seu co-piloto José Janela bisou o título, este ano e em 2017, tal como o havia feito José Motaco em 2011 e 2012, num palmarés onde também constam os nomes de Nuno Gonçalves (2013), Miguel Sanchez (2014), João Ratinho (2015) e João Penedo (2016).

«Ao longo de 11 anos a Mazda Motor de Portugal, em conjunto com os seus patrocinadores e apoiantes, organizou aquele que foi o único troféu monomarca do passado recente no todo-o-terreno nacional», referiu José Santos.

«Fizemo-lo com um grande sucesso, levando à consagração de diversos “Campeões” entre Pilotos e Navegadores, nomes que nas suas diferentes épocas demonstraram todo o seu valor ao volante de viaturas Mazda, alguns deles oriundos de outras esferas da competição motorizada, como os ralis ou o motociclismo, explorando as potencialidades das pick-up BT-50 e, mais recentemente, das Mazda Proto com kit CX-5», sublinhou.

«Chegou agora a hora de um virar de página, sendo que a Mazda irá continuar presente na modalidade mas em moldes diferentes, passando por um tipo de apoio diferente aos pilotos que defenderem as cores da marca no CPTT 2019», acrescentou.

Particularizando, o envolvimento da Mazda Motor de Portugal no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2019 irá, assim, fazer-se «exclusivamente através da atribuição de prémios monetários a todos aqueles que, aos comandos de veículos com silhueta Mazda – através dos actuais kits CX-5 que, na sua inscrição, se apresentem como Mazda Proto – venham a conquistar um lugar no top-10 (classificação final) das diferentes provas do CPTT do próximo ano», complementou José Santos.

A essas equipas será, assim, atribuído um montante de 1.000 euros, independentemente da posição em que venham a terminar dentro dos 10 primeiros classificados, à geral, nas provas pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2019.

 

11 Anos de Desafio Total/Mazda

 

Palmarés

 

Ano       Piloto   Navegador

2018      Pedro Dias da Silva        José Janela

2017      Pedro Dias da Silva        José Janela

2016      Etelvino Carvalho           João Penedo

2015      João Rato            João Ratinho

2014      Carlos Pinto       Miguel Sanchez

2013      Etelvino Carvalho           Nuno Gonçalves

2012      João Rato            José Motaco

2011      João Rato            José Motaco

2010      João Pais             João Rato

2009      João Pais             –

2008      Bruno Oliveira –

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *