Terceira vitória da Red Bull no meio do caos
Max Verstappen chegou à frente do britânico Lewis Hamilton (Mercedes) e do espanhol Fernando Alonso (Aston Martin) para conseguir a sua primeira vitória no circuito de Albert Park.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
A Red Bull soma e segue, ao registar a terceira vitória em outras tantas corridas, com o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) a somar duas vitórias e a “fugir” no comando do campeonato e o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) uma. Situação que se repete no que diz respeito às “pole position”, com duas para o primeiro e uma para o segundo.
A corrida australiana teve um início e um final caótico, com os carros a cumprirem as derradeiras duas voltas em coluna atrás do “safety car”, depois da segunda interrupção.
Quando a corrida começou, o inglês George Russell (Mercedes) conseguiu bater Max Verstappen, que largou da “pole” e assumiu o comando, enquanto o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) ficava na terceira curva, em consequência de um “toque” do canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes).
O acidente levou à entrada em acção do “safety car”, com a corrida a recomeçar pouco depois, mas a parar na oitava volta por causa do despiste do tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes), que deixou pedaços do “FW45” e muita gravilha no asfalto, obrigando à limpeza.
E como George Russell tinha parado para trocar de pneus, quando a bandeira vermelha ainda não tinha sido exibida, foi o inglês Lewis Hamilton (Mercedes), seu companheiro de equipa, que também tinha conseguido superar Max Verstappen, nas primeiras voltas, a largar da primeira posição da grelha, tendo a seu lado o neerlandês.
No momento do arranque, o inglês manteve o comando, mas três voltas depois, o campeão do mundo passou o seu adversário e “voou” para a segunda vitória do ano, 37.ª da carreira, o que o coloca a quatro triunfos do brasileiro Ayrton Senna, quinto na hierarquia dos vencedores de Grandes Prémios. Max Verstappen alcançou o 80.º pódio e iguala, assim, o total de Ayrton Senna, o 6.º melhor de sempre na tabela.
Com a paragem de George Russell, logo na 18.ª volta, por o motor ter pegado fogo, levando a nova situação de “safety car”, por o carro ter ficado parado na entrada das “boxes”, o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) ascendeu ao terceiro lugar e os três mantiveram as posições até final, com o espanhol a subir ao pódio pela terceira vez e sempre no degrau mais baixo.
Só que a seis voltas do fim, o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) viu o pneu direito traseiro “soltar-se”, o que obrigou a nova exibição da bandeira vermelha, por haver bocados da jante no asfalto, com a corrida a recomeçar para as cinco derradeiras voltas.
Uma situação que não se justificaria, porque os pontos estavam atribuídos na totalidade e os pilotos estavam com pouca vontade de novo recomeço, por considerarem que nada ia mudar, em termos de classificação.
Só que o recomeço foi caótico, com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) a “tocar” no Aston Martin do seu compatriota Fernando Alonso, o que lhe custou cinco segundos de penalização e o fez cair de quarto para 12.º, e os dois Alpine, dos franceses Pierre Gasly e Esteban Ocon, a colidirem o que levou a nova bandeira vermelha.
Após mais uma longa paragem, foi decidido fazer os pilotos cumprir a derradeira volta com os carros a saírem da via das “boxes”, atrás do “safety car”, para cumprirem a 58.ª volta. O “safety car” entrou nas boxes e a bandeira de xadrez foi mostrada aos pilotos que ainda estavam em pista.
No final, depois do caos, Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), Sergio Perez, autor de uma notável corrida, que o levou do fim do pelotão ao quinto lugar, com mais um ponto por ter feito a volta mais rápida, Lando Norris (McLaren/Mercedes), Nico Hulkenberg (Haas/Ferrari), Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), que pontua pela primeira vez, em casa, na terceira corrida, Guanyu Zhou (Alfa Romeo/Ferrari) e Yuki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda) acabaram por ficar com os restantes lugares pontuáveis.
FICHA DA PROVA
Grande Prémio – Rolex Australian Grand Prix
Circuito – Albert Park Circuit (Melbourne)
Extensão – 306,124 km = 58 x 5,278 km
“Pole position” – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1 volta (5,278 km), em 1’16,732” (247,625 km/h)
Grelha de partida – 1.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1’16,732”; George Russell (Mercedes W14/Mercedes), 1’16,968”; 2.ª linha: Lewis Hamilton (Mercedes W14/Mercedes), 1’17,104”; Fernando Alonso (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’17’139”; 3.ª linha: Carlos Sainz (Ferrari SF-23/Ferrari), 1’17,270”; Lance Stroll (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’17,308”; 4.ª linha: Charles Leclerc (Ferrari SF-23/Ferrari), 1’17,369”; Alexander Albon (Williams FW45/Mercedes), 1’17,609”; 5.ª linha: Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’17,675”; Nico Hulkenberg (Haas VF-23/Ferrari), 1’17,735”; 6.ª linha: Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’17,768”; Yuki Tsunuda (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’18,099”; 7.ª linha: Lando Norris (McLaren MCL60/Mercedes), 1’18,119”; Kevin Magnussen (Haas VF-23/Ferrari), 1’18,129”; 8.ª linha: Nyck De Vries (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’18,335”; Oscar Piastri (McLaren MCL60/Mercedes), 1’18,517”; 9.ª linha: Guanyu Zhou (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’18,540”; Logan Sargeant (Williams FW45/Mercedes), 1’18,557”
Nota – Valtteri Bottas (Alfa Romeo C43/Ferrari) e Sergio Perez (Red Bull RB19/Honda) partiram da via das “boxes”
Comandantes sucessivos – George Russell, da 1.ª à 6.ª volta; Lewis Hamiilton, da 7.ª à 11.ª volta; Max Verstappen, da 12.ª à 58.ª volta
Volta mais rápida – Sergio Perez (Red Bull RB19/Honda) 1 volta (5,303 km), em 1’20,235” (236,814 km/h)
Vencedor – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 58 voltas (306,124 km), em 2.32’38,371” (120,332 km/h)
Classificação final
POS. | PILOTO | CARRO | MOTOR | TEMPO |
1.º | Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | 2.32’38,371″ |
2.º | Lewis Hamilton | Mercedes W14 | Mercedes | a 0,179″ |
3.º | Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | a 0,769″ |
4.º | Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | a 3,082″ |
5.º | Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | a 3,320″ |
6.º | Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | a 3,701″ |
7.º | Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | a 4,939″ |
8.º | Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | a 5,382″ |
9.º | Gaunyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | a 5,713″ |
10.º | Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | a 6,052 |
11.º | Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | a 6,513″ |
12.º | Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | a 6,594″ |
13.º | Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | a 2 voltas |
14.º | Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | a 2 voltas |
15.º | Nyck De Vries | Alpha Tauri AT04 | Honda | a 2 voltas |
16.º | Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | a 2 voltas |
17.º | Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | a 6 voltas |
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”
PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 69 pontos; 2.º, Sergio Perez, 54; 3.º, Fernando Alonso, 45; 4.º, Lewis Hamilton, 38; 5.º, Carlos Sainz, 20; 6.º, Lance Stroll, 20; 7.º, George Russell, 18; 8.º, Lando Norris, 8; 9.º, Nico Hulkenberg, 6; 10.º, Charles Leclerc, 6; 11.º, Valtteri Bottas, 4; 12.º, Esteban Ocon, 4; 14.º, Oscar Piastri, 4; 14.º Pierre Gasly, 4; 15.º, Guanyu Zhou, 1; 16.º, Yui Tsunoda, 1; 17.º, Kevin Magnussen, 1; 18.º, Alexander Albon, 1
CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 123 pontos; 2.º, Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team, 65; 3.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 56; 4.º, Scuderia Ferrari, 26; 5.º, McLaren F1 Team, 12; 6.º, BWT Alpine F1 Team, 8; 7.º, MoneyGram Haas F1, 7; 8.º, Alfa Romeo F1 Team ORLEN, 6; 9.º, Scuderia Alpha Tauri, 1; 10.º, Williams Racing, 1
Próxima prova – Azerbaijan Grand Prix, dia 30 de Abril, no Baku City Circuit.