RALIS

Rali das “Camélias com 63 equipas inscritas

Lista de Inscritos do Rali das Camélias O rali arranca esta sexta-feira, nos Jardins do Casino do Estoril (20h00), com os concorrentes a regressarem aos bons velhos tempos das classificativas nocturnas da Serra de Sintra.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Prova histórica do Campeonato de Portugal de Ralis, cujo calendário integrou entre 1966 e 1992, para se extinguir, em 1995, com as derradeiras edições a contarem, apenas, para o Campeonato de Clássicos, o Rali das Camélias regressou ao calendário das provas de estrada, em 2018, com o Clube Motorizado de Setúbal.

O clube setubalense assumiu o papel que fora desempenhado pelo Clube Arte e Sport, e tem reunido elevado número de inscritos, sempre acima das seis dezenas, desejosos de acelerar nas míticas estradas da Serra de Sintra. Isso fica, mais uma vez, demonstrado com a inscrição de 63 equipas, que prometem dar espectáculo em especiais bem conhecidas e que sempre mobilizarem milhares de espectadores nas célebres noites de Sintra.

Destaque para a especial de uma noite de Março de 1978, quando após um duelo épico, ao longo das tripla passagem pelas especiais de Lagoa Azul, Peninha e Sintra, os finlandeses Markku Alen (Fiat 131 Abarth) e Hannu Mikkola (Ford Escort RS 1800) discutiam o comando ao segundo, com o primeiro a vencer na derradeira classificativa, quando o segundo furou e “entregou” a vitória ao seu adversário. Sintra continua a ser, tal como Arganil, um dos locais míticos das provas de estrada nacionais.

Face à lista de inscritos, Rui Madeira (Mitsubishi Mirage) reúne o favoritismo, com André Cabeças (Mitsubishi Mirage Evo) e Carlos Fernandes (Mitsubishi Carisma GT) a perfilarem-se como os seus mais directos adversários e com Gil Antunes (Dacia Sendero R4) apostado em aproveitar os “estragos” provocados por esse duelo para chegar ao pódio.

O facto da prova ter lugar uma semana antes do arranque do Campeonato de Portugal pode ter impedido alguns dos principais pilotos de alinharem, como seria seu desejo.

O rali arranca esta sexta-feira, nos Jardins do Casino do Estoril (20h00), com os concorrentes a regressarem aos bons velhos tempos das classificativas nocturnas, já que pela frente têm a dupla passagem pela especial Lagoa Azul – Peninha (11,48 km – 20h23 e 22h18), que junta as duas classificativas.

No sábado, a caravana parte dos Jardins do Casino do Estoril (9h00) e chega ao Palácio Nacional de Mafra (17h45), junto ao qual tem lugar o reagrupamento (11h45 – 13h45), depois de percorrer as provas de classificação de Sintra – Pé da Serra (10,10 km – 9h48), o clássico troço cronometrado de Sintra, desta feita a partir do Largo do Vítor e começando pela subida da Pena, e Tapada de Mafra (13,03 km – 11h00), de manhã, e Mafra (10,36 km – 14h47) e Sobral da Abelheira (10,22 km – 15h20 e 17h05), de tarde, esta a utilizar parte da especial Tapada de Mafra percorrida de manhã, num aproveitamento de partes das antigas classificativas do Gradil e Livramento.

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