WRC

Coimbra repete Super Especial do Rally de Portugal

O Automóvel Club de Portugal já divulgou alguns pormenores relativamente à 56.ª edição do Vodafone Rally de Portugal, na estrada de 11 a 14 de maio do corrente ano na região Centro e Norte de Portugal, com Coimbra no centro do mundo com a partida no dia 11.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: JOÃO DA FRANCA/ACP MOTORSPORT

Com a base operacional na Exponor, em Matosinhos, o Automóvel Club de Portugal (ACP) voltou a escolher Coimbra como local de início da prova, com a tradicional cerimónia de partida e com uma Super Especial a disputar-se nos mesmos moldes do ano passado, ou seja, na margem esquerda do Mondego.

À semelhança do ano passado, Coimbra acolhe a primeira a classificativa do Vodafone Rally de Portugal no dia 11 de maio, depois de já ter acolhido por dois anos a partida oficial da prova o ACP. Com uma extensão de cerca de três quilómetros, a etapa desenrola-se no perímetro urbano da margem esquerda do rio Mondego, entre a Avenida João das Regras, a Avenida Inês de Castro e a Avenida de Conimbriga. O programa da 56.ª edição do Rally de Portugal em Coimbra, que se estende ao longo de todo o dia, acolhe ainda um vasto programa de Clássicos Desportivos.

Inserida num dos principais campeonatos do mundo de desporto motorizado, o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) vai ser, com toda a certeza, o evento desportivo e turístico que mais contribuirá para o posicionamento do país enquanto destino turístico e para a coesão do território.

«Depois do sucesso do ano passado com a introdução de uma nova era de carros WRC, mais eco-friendly, os Rally1 híbridos que combinam um motor elétrico de 100W com o motor de combustão interna que utiliza um combustível 100 porcento sustentável, criando condições para termos Ralis mais limpos e mais ecológicos em termos ambientais», refere Mário Martins da Silva.

Para o presidente da Comissão Organizadora do WRC Vodafone Rally de Portugal, a imagem do nosso país «no exterior é comprovadamente um dos vetores de excelência do impacto do WRC Rally de Portugal». «Enquanto promotor do destino turístico, o valor mediático gerado pela edição de 2022 da prova ultrapassou os 77,7 milhões de euros de AEV (Advertising Equivalent Value), num valor total de impacto económico de 153.7 milhões de euros, segundo o estudo da Universidade do Algarve em parceria com a Universidade do Minho», acrescentou.

A par da cobertura integral da prova, a cargo do promotor do WRC, a edição 2023 do Vodafone Rally de Portugal tem já asseguradas seis transmissões televisivas internacionais em direto durante os quatro dias de competição.

O WRC Vodafone Rally de Portugal pontua em termos internacionais para o Campeonato do Mundo de Ralis com os carros Rally1, para o campeonato WRC2 com os carros Rally2 e ainda à semelhança do ano passado para a Peugeot Rally Cup Ibérica, com o Peugeot 208 Rally 4. Conta também para o Campeonato de Portugal de Ralis.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *