TURISMO

Castelo Novo e Ferraria de São João distinguidas

Turismo Centro de Portugal enaltece distinção das aldeias por parte da Organização Mundial do Turismo. Castelo Novo é a única aldeia portuguesa galardoada com o prémio de “Melhor Aldeia Turística 2022” e Ferraria de São João é a única no “Update Programme”.

(auto.look2010@gmail.com)

Castelo Novo

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de duas aldeias emblemáticas da região Centro de Portugal terem sido hoje distinguidas ao mais alto nível pela Organização Mundial do Turismo (OMT). A Aldeia Histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, é a única localidade portuguesa galardoada com o prémio de “Melhor Aldeia Turística 2022”, atribuído por esta agência das Nações Unidas.

Este ano, a OMT concedeu a distinção de “Melhor Aldeia Turística” a apenas 32 aldeias, de 18 países, o que coloca Castelo Novo numa lista de que poucos destinos se podem orgulhar. Recorde-se que Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, também já tinha recebido este galardão em 2021.

Castelo Novo

De acordo com a OMT, «o galardão de “Melhor Aldeia Turística” reconhece as aldeias que constituem um exemplo notável de um destino turístico rural com ativos culturais e naturais acreditados, que preservam e promovem valores, produtos e estilos de vida rurais e comunitários e que têm um compromisso claro com a inovação e sustentabilidade em todas as suas vertentes – económica, social e ambiental».

Com esta distinção, Castelo Novo junta-se à Rede Global de Melhores Aldeias Turísticas da OMT, criada em 2021 e que reúne 115 aldeias dos cinco continentes.

Ferraria de São João

Já a aldeia de Ferraria de São João, no concelho de Penela, distrito de Coimbra, integra a reduzida lista de 20 localidades, de 17 países, que entram no “Update Programme”, sendo também a única representante portuguesa.

Este programa «destina-se a aldeias que ainda não cumprem totalmente os critérios para serem “Melhor Aldeia Turística”, mas que justificam o apoio da OMT e dos seus parceiros para melhorarem pormenores identificadas no processo de avaliação».

«É com grande satisfação que saudamos o reconhecimento mundial atribuído hoje pela Organização Mundial do Turismo às aldeias de Castelo Novo e Ferraria de São João. São, cada uma à sua maneira, dois destinos extraordinários do Centro de Portugal, que mostram a enorme diversidade que é característica intrínseca desta região», salienta Pedro Machado.

Ferraria de São João

Estão de parabéns a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico e a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, pelas candidaturas apresentadas, assim como merecem todas as felicitações os municípios do Fundão e de Penela», acrescentou o presidente do Turismo Centro de Portugal.

«Visitar Castelo Novo é efetuar uma inesquecível viagem no tempo, numa aldeia mística, integrada numa paisagem belíssima; percorrer as ruas da Ferraria de São João é conhecer uma aldeia do xisto comunitária, invulgar e genuína. Cada uma à sua maneira, são destinos turísticos de exceção, agora reconhecidos pelas Nações Unidas», acrescenta Pedro Machado.

Refiara-se que o Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *