DAKAR

Toyota Gazoo Racing preparada para o Dakar

Os campeões Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel lideram o favoritismo rumo ao triunfo, ano em que Giniel de Villiers e Dennis Murphy regressam em força. Henk Lategan e Brett Cummings pretendem impressionar na terceira aparição, com o trio de pilotos a conduzir o atualizado e ainda mais brutal GR DKR Hilux T1+, pronto para enfrentar a dura competição no lendário rali da ASO.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

A Toyota Gazoo Racing está pronta para enfrentar o Rally Dakar, versão 2023, com uma equipa de três carros a partir no final do corrente mês e fazer a festa em meados do próximo mês de janeiro. O piloto Nasser Al-Attiyah e o navegador Mathieu Baumel, voltam a liderar o favoritismo, aos quais juntam-se aos recentes coroados campeões sul-africanos de Rally-Raid, Giniel de Villiers e o navegador Dennis Murphy, bem como Henk Lategan e Brett Cummings.

O Rali Dakar marca o início da temporada de 2023 do Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC), com Nasser e Mathieu de novo a enfrentar as corridas cross-country mais difíceis do mundo.

Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel voltam a competir em todas as cinco etapas do W2RC da FIA durante 2023. O campeonato começa com o Rally Dakar, no final deste este mês e início de janeiro, e será seguido pelo Abu Dhabi Desert Challenge no final de fevereiro. Segue-se o Sonora Rally no México, em abril, e o Desafio Ruta 40, na Argentina, no final de agosto. A temporada chega ao fim com o Rali de Marrocos, novamente agendado para meados de outubro.

Já as restantes duas equipas competirão pelo resto da temporada, ou seja, no Campeonato Sul-Africano de Rally-Raid (SARRC) como parte da Toyota Gazoo Racing South Africa (TGRSA), que também serve como componente chave nos testes e desenvolvimento contínuos do GR. DKR Hilux T1+.

Em 2022, o SARRC de sete jornadas foi vencido por Giniel de Villiers, e os ex-campeões Henk e Brett terminaram em segundo lugar no campeonato, considerado o rally-raid mais difícil do mundo.

A difícil temporada de 2022 ofereceu à Toyota Gazoo Racing a oportunidade abrangente para melhorar o GR DKR Hilux T1+, vencedor do Dakar em termos de qualidade, durabilidade e confiabilidade. Em linha com o espírito da Toyota de “fazer carros cada vez melhores”, a equipa capitalizou em mais de 25.000 km de corrida e testes concluídos pelas suas equipas no W2RC e SARRC. Além disso, as equipas desenvolveram as suas próprias competências, graças a 130 dias combinados na estrada, garantindo os títulos W2RC e SARRC.

Nasser Al-Attiyah

Para a temporada de 2023, a FIA refinou os seus critérios, visando equilibrar o desempenho entre os veículos da Classe T1+ e os equivalentes da Classe T1U (ultimate). O foco principal das regras passa por tornar a competição ainda mais estimulada.

Por exemplo, os carros da classe T1+ e T1U tiveram a sua potência de pico reduzida em 30kW. As curvas de potência foram ajustadas para combinar a mudança proporcionalmente, e a compensação de altitude para carros T1+ movidos a turbo foi removida.

Paralelamente, a TGR tem vindo a atualizar constantemente a GR DKR Hilux T1+, com o objetivo de melhorar ainda mais a sua qualidade, durabilidade e fiabilidade, garantindo que a viatura está totalmente preparada para os rigores do Rali Dakar, do W2RC e do SARRC.

Giniel de Villiers

Por via disso, foram feitas melhorias nos diferenciais do carro, peças de suspensão e triângulos, que foram reforçados. A configuração do amortecedor também foi otimizada, assim como as características de mudança da transmissão. Por fim, o software foi ajustado para aceitar o combustível de corrida mais recente e para garantir que o carro esteja em conformidade com os requisitos de equilíbrio de desempenho estabelecidos pela FIA.

O compromisso da equipa com o desenvolvimento do GR DKR Hilux T1+ é refletido pela comunidade de corridas privadas, com sete versões privadas do carro inscritas para o Dakar 2023. As viaturas apresentam configurações e especificações semelhantes ao GR DKR Hilux T1+.

Henk Lategan

A Toyota Gazoo Racing também apoia a equipa Land Cruiser Toyota Auto Body (TLC), formação de ralis da Toyota Auto Body Co., Ltd. que compete no Toyota Land Cruiser. No Rally Dakar de 2022 conquistou a nona vitória consecutiva na categoria de carros de produção. No Rally Dakar 2023, a equipa entrará com um novo Land Cruiser 300 GR Sport em busca da décima vitória consecutiva na categoria de carros de produção.

A Hino Team Sugwara entrou no Rally Dakar de 2022 com um veículo equipado com um sistema híbrido pela primeira vez e terminou no 22.º lugar geral na categoria de camiões. No Rally Dakar 2023 a equipa participou com um camião equipado com um sistema híbrido aprimorado.

O Dakar 2023 está programado para começar em 31 de dezembro de 2022 na costa noroeste da Arábia Saudita, antes de viajar para o interior em direção à cidade de Ha’il. A partir daí, a rota continua na direção sudeste, dividindo o temido Bairro Vazio, antes de, finalmente, virar para o norte em direção ao final em Dammam, em 15 de janeiro de 2023.

NASSER AL-ATTIYAH

“Ganhar o título do W2RC de 2022 foi meu primeiro objetivo e tenho orgulho de dizer que o alcançamos. Além disso, o carro tem melhorado constantemente ao longo do ano e, com um teste final na Namíbia, tenho certeza de que conseguimos a melhor versão possível do GR DKR Hilux T1+. Agora só falta correr na Arábia Saudita”.

GINIEL DE VILLIERS

“Este ano trouxe alguns desafios difíceis, especialmente em termos de SARRC. Posto isto, conseguimos prevalecer para conquistar o título de 2022, e como tal crescemos consideravelmente enquanto equipa. O carro também acompanhou o nosso crescimento pessoal e estamos entusiasmados por voltar ao Rali Dakar em janeiro. Ganhar o título da SARRC afirmou nossa crença de que estamos no caminho para a vitória geral em janeiro e mal podemos esperar pelo início da corrida”.

HENK LATEGAN

“Dakar 2022 ofereceu uma curva íngreme de aprendizado e estou satisfeito com a nossa experiência no início deste ano. Agora, é hora de enfrentar o desafio mais uma vez, mas este ano estamos consideravelmente mais experientes, e a GR DKR Hilux T1+ está melhor do que nunca. Vamos para a Arábia Saudita».

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