FÓRMULA 1

Onde a “pole” pode valer a vitória no Mónaco

O circuito urbano do Principado recene este fim de semana o Grande Prémio de Mónaco, oitava ronda da época de 2024 de Fórmula 1, estando marcado para esta sexta-feira, a partir das 12h30, a primeira sessão de treinos livres.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Uma semana depois da visita a Imola, a Fórmula 1 desloca-se até às ruas de Monte Carlo, palco da prova com mais “glamour” da temporada, apesar da forte concorrência que, nesse aspeto, fazem as corridas de Miami e Las Vegas.

Contudo o sortilégio do Principado é único, o que faz com que as tentativas efetuadas, para retirar a prova de Mónaco, esbarrem na vontade dos pilotos, equipas, e, em especial, patrocinadores em continuarem a estar presentes num circuito de características únicas.

A alteração do programa que levou a que a sexta-feira não seja um dia sem ação em pista, que era, no passado, aproveitado para inúmeras atividades promocionais, não impede que todos queiram ir a Monte Carlo, onde os vencedores entram para a história do desporto automóvel.

Vencer é sempre difícil, mesmo no mais recente autódromo, mas triunfar no “tobogan” monegasco é algo de muito importante na carreira de um piloto.

Por isso, a qualificação pode ser, como tantas vezes sucede, determinante para a decisão da corrida, com o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), único a partir da primeira posição da grelha esta temporada, apostado em somar a oitava “pole position” consecutiva, para poder assegurar a 60.ª vitória da carreira.

Esta temporada, e ao contrário do que sucedeu em anos anteriores, não tem sido a Mercedes, que continua a não encontrar a afinação ideal para o “W16”, a mais direta adversária da Red Bull.

Esse papel tem sido desempenhado por Ferrari e McLaren, como demonstra o facto de terem sido as únicas a contrariar o domínio do campeão do mundo. Isso mesmo ficou demonstrado na Austrália, onde triunfou o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), e em Miami, onde venceu o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes).

Lando Norris que, no passado domingo, em Imola, ficou a menos de um segundo de Max Verstappen e que não escondeu a convicção de que se a corrida tivesse mais duas voltas o triunfo teria sido possível, por o piloto da Red Bull não ter possibilidade de resistir à sua recuperação, é um dos potenciais candidatos a bater o neerlandês.

Por falar em Lando Norris, refira-se que a McLaren decidiu pintar os seus carros de verde e amarelo, as cores da bandeira do Brasil, em homenagem a Ayrton Senna, que venceu por seis vezes no traçado monegasco, cinco delas (1989 – 1993) ao volante de um carro da equipa de Woking.

Mas o número de potenciais candidatos ao triunfo aumenta com a inclusão de Carlos Sainz e de Charles Leclerc (Ferrari), que tem a vantagem de “correr em casa” e tem o segundo lugar do campeonato para defender, depois de ter ascendido a essa posição no traçado italiano.

Perante a presença discreta que tem tido esta temporada, fica a dúvida de saber qual será o comportamento da Mercedes, que tem, no inglês Lewis Hamilton, o tri vencedor (2008, 2016 e 2019), à frente de Max Verstappen (2021 e 2023) e do espanhol Fernando Alonso (2006 e 2007), com o mexicano Sergio Perez (2022) e o australiano Daniel Riccardo (2018) a completarem o lote, entre os que estão em pista, de pilotos que já ganhou em Monte Carlo.

HORÁRIO

SEXTA-FEIRA (24 DE MAIO)

12h30 / 13h30 – Treino livre 1

16h00 / 17h00 – Treino livre 2

SÁBADO (25 DE MAIO)

11h30 / 12h30 – Treino livre 3

15h00 / 16h00 – Qualificação

DOMINGO (25 DE MAIO)

14h00 – Corrida

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 161 pontos; 2.º, Charles Leclerc, 113; 3.º, Sergio Perez, 107; 4.º, Lando Norris, 101; 5.º, Carlos Sainz, 93; 6.º, Oscar Piastri, 53; 7.º, George Russell, 44; 8.º, Lewis Hamilton, 35; 9.º, Fernando Alonso, 33; 10.º Yuki Tsunoda, 15; 11.º, Lance Stroll, 11; 12.º, Oliver Bearman, 6; 13.º, Nico Hulkekberg, 6; 14.º, Daniel Riccardo, 5; 15.º, Kevin Magnussen, 1 16.º, Esteban Ocon, 1.

CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 268 pontos; 2.º, Scuderia Ferrari, 212; 3.º, McLaren F1 Team, 154; 4.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 79; 5.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 44; 6.º, Visa Cash App RB F1 Team, 20; 7.º, MoneyGram Haas F1 Team, 7; 8.º, BWT Alpine F1 Team, 1.

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