Fórmula E

Xangai com jornada desejável e… dupla

Esta sexta-feira, ao final da manhã, em Lisboa, meio da tarde, na China, arranca a primeira sessão de treinos livres para a primeira corrida do fim de semana no traçado de Xangai, numa versão mais curta que a utilizada na Fórmula 1.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Oliver Rowland (Nissan)

A jornada dupla de Xangai é a antepenúltima da temporada, que termina em Portland e Londres, também com jornadas em duplicado. O australiano Nick Cassidy (Jaguar) parte com 16 pontos de avanço sobre o alemão Pascal Wehrlein (Porsche) e 22 sobre o inglês Oliver Rowland (Nissan).

Ambos os pilotos parecem ser, de facto, os seus mais diretos adversários na luta pela sucessão do inglês Jake Dennis (Andretti), na lista de campeões.

Numa temporada em que no universo de 10 corridas houve oito vencedores, no lote dos quais está o português António Félix da Costa (Porsche), que venceu a segunda corrida em Berlim, só demonstra o equilíbrio de andamento entre os principais protagonistas da disciplina.

António Félix da Costa (Porsche)

Contudo, fica a curiosidade de saber se mais alguém se junta aos dois primeiros do campeonato, no lote dos que venceram duas corridas ou se vamos ter o nono vencedor da temporada.

Recorde-se, por outro lado, que a China sediou o primeiro E-Prix no Estádio Olímpico Ninho de Pássaro, em Pequim, em 2015, e a última visita da Série à Terra do Dragão Vermelho foi há cinco anos, em Sanya. Oliver Rowland, da Nissan, conquistou a “pole position” para a equipa nessa ocasião e o segundo lugar na corrida, o seu primeiro pódio de sempre na Fórmula E.

Em Xangai, a pista apresenta 12 curvas, incluindo a primeira técnica em “loop” que se torna gradualmente mais apertada à medida que entra no complicado complexo de rolamento das curvas 2 a 4. As zonas de travagem pesadas que conduzem às curvas 6 e 10 são suscetíveis de oferecer as melhores oportunidades de ultrapassagem nas duas corridas.

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Nick Cassidy, 140 pontos; 2.º, Pascal Wehrlien, 124; 3.º, Oliver Rowland, 118; 4.º, Jake Dennis, 102; 5.º, Mitch Evans, 97; 6.º, Jean-Eric Vergne, 84; 7.º, Max Gunther, 65; 8.º, António Félix da Costa, 59; 9.º, Stoffel Vandoorne, 43; 10.º Sam Bird, 38; 11.º, Sacha Fenestraz 26; 12.º, Jake Hughes, 25; 13.º, Norman Nato, 24; 14.º, Robin Frijns, 21; 15.º, Sébastien Buemi, 20; 16.º, Nico Muller, 18; 17.º, Dan Ticktum, 12; 18.º, Sérgio Sette Câmara, 11; 19.º, Jehan Daruvala, 8; 20.º, Edoardo Mortara, 7; 21.º, Taylor Barnard, 5; 22.º, Joel Eriksson, 2; 23.º, Lucas Di Grassi, 1.

CONSTRUTORES – 1.º, Jaguar TCS Racing, 237 pontos; 2.º, TAG Heuer Porsche Formula E Team, 183; 3.º, Nissan Formula E Team, 144; 4.º, DS Penske, 127; 5.º, Andretti Formula E, 126; 6.º, Maserati MSG Racing, 73; 7.º, Neom McLaren Formula E Team, 68; 8.º, Envision Racing, 43; 9.º, ERT Formula E Team, 23; 10.º, ABT Cupra Formula E Team, 19; 11.º, Mahindra Racing, 7.

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