TODO TERRENO

Vinte segundos separam os dois primeiros

O qatari Nasser Al-Attiyah (Prodrive), nos automóveis, e o luso-alemão Sebastian Bühler (Hero), nas motos, venceram a segunda de cinco etapas do Rally-Raid Portugal de todo-o-terreno, única disputada em solo europeu.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O nevoeiro, que impediu o helicóptero de segurança descolar, atrasou o início do terceiro dia do BP Ultimate Rally Raid Portugal, terceira prova do Campeonato do Mundo e segunda do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno

Contudo, mal os pilotos se lançaram nas pistas alentejanas, o duelo foi intenso, com o qatari Nasser Al-Attiyah (Prodrive Hunter) a terminar o dia no comando, com 20” de vantagem sobre o saudita Yazeed Al-Rahji (Toyota Hilux Overdrive).

O espanhol Carlos Sainz (Mini JCW Rally Plus) ocupa o derradeiro lugar do pódio, a 2m30s do primeiro lugar, mas com escassos nove segundos de vantagem sobre o francês Sébastian Loeb (Taurus T3 Max).

Entre os dois está o português João Monteiro (Mini JCW Rally Plus) a fazer uma excelente prova, que dista 2 segundos do espanhol e tem 7 segundos de avanço sobre o francês, depois de ter batido Carlos Sainz no Setor Seletivo.

O dia começou com Saood Variawa (Toyota GR DKR Hilux) a assumir o comando da prova, posição que manteve até ao quarto posto de controlo (km 125), com 14 segundos de vantagem sobre o saudita e 37 sobre o qatari.

No entanto, o sul-africano perdeu a vantagem na parte final do Setor Seletivo, com o consequente afundanço na classificação, devido a uma penalização de 30 segundos numa zona de velocidade limitada.

Primeiro na estrada, o francês Guerlain Chicherit (Toyota Hilux Overdrive) cedo perdeu o comando para o sul-africano, mas manteve o segundo lugar até cerca de metade da etapa, altura em que saiu de estrada e foi obrigado a renunciar.

SEBASTIAN BUHLER VENCE NAS MOTOS

Nas motos, o espanhol Tosha Schareina (Honda) manteve a primeira posição à geral, com o luso-alemão Sebastian Buhler (Hero) a terminar o dia no primeiro lugar à frente do americano Skyler Howes (Honda).

António Maio (Yamaha), quinto, a 34 segundos do pódio, e Bruno Santos (Husqvarna), sétimo, juntam-se a Sebastian Buhler no lote dos portugueses que integram dos 10 primeiros.

No que diz respeito ao Campeonato de Portugal, com a classificação no dia de hoje a atribuir os respetivos pontos, a degradação dos pisos, consequência do mau tempo que se fez sentir nos dias anteriores, levou a direção da prova a interromper o Setor Seletivo.

Resta aguardar para que sejam definidos os tempos a atribuir a cada equipa, devendo os mesmos levar em consideração o ponto onde todos conseguiram passar.

Amanhã, as equipas portuguesas que quiserem continuar em competição, mas apenas com o objetivo de alcançar o melhor resultado, mas já sem preocupações em relação ao campeonato.

CLASSIFICAÇÃO APÓS SEGUNDA ETAPA

Automóveis – 1.º, Nasser Al-Attiyah/Edouard Boulanger (Prodrive Hunter), 3.02’34”; 2.º, Yazeed Al-Rahji/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive), a 20”; 3.º, Carlos Sainz/Alex Haro (Mini JCW Rally Plus), a 2’30”; 4.º, João Monteiro/Filipe Palmeiro (Mini JCW Rally Plus), a 2’32”; 5.º, Sébastien Loeb/François Luquin (Taurus T3 Max), a 2’39”; 6.º, Lucas Moraes/Arnaud Monleon (Toyota GR DKR Hilux), 3’10”; 7.º, João Dias/João Miranda (CAN-AM Maverick X3), 6’33”; 8.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Mini JCW Rally Plus), a 7’03”; 9.º, Alexandre Pinto/Bruno Oliveira (CAN-AM Maverick X3), a 7’21”; 10.º, Marcos Baugmart/Kleber Cinea (Prodrive Hunter), a 7’27”

Motos – 1.º, Tosha Scharena (Honda), 3,06’31”; 2.º, Sebastian Buhler (Hero), a 2’56”; 3.º, Skyler Howes (Honda), a 4’17”; 4.º, Lorenzo Santolino Sanchez (Sherco), a 4’30”; 5.º, António Maio (Yamaha), a 4’51”; 6.º, Pablo Quintanilla (Honda), a 6’51”; 7.º, Bruno Santos (Husqvarna), a 7’01”; 8.º, Ross Branch (Hero), a 8’30”; 9.º, Adrien Van Beveren (Honda), a 9’59”; 10.º, Mathieu Doveze (KTM), a 12’10”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *