TODO TERRENO

Tiago Reis triunfou o “Montes Alentejanos”

O campeão nacional de todo-o-terreno, Tiago Reis, venceu a prova de abertura do Campeonato de Portugal, a ESC Online Baja TT Montes Alentejanos, disputada no distrito de Beja.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Tiago Reis e Valter Cardoso (Toyota Hilux T1+)

Vencedor do Setor Seletivo na véspera, Tiago Reis, navegado por Valter Cardoso, conduziu a Toyota Hilux T1+ à vitória na primeira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, iniciando da melhor maneira a defesa do título.

O piloto de Famalicão gastou 3h42m48,6s, deixando o segundo classificado, João Ramos e Jorge Carvalho, (Toyota Hilux T1+), a 3m49s. Segundo, no sábado, a 44 segundos de Tiago Reis, João Ramos não foi além do quinto posto no Setor Seletivo, mas manteve o segundo lugar da geral.

João Ramos e Jorge Carvalho (Toyota Hilux T1+)

O piloto de Vila Nova de Gaia ficou à frente de João Dias e João Miranda (BRP CANAM Maverick) que foi quarto no Setor Seletivo, mas permaneceu no derradeiro lugar do pódio e assegurou o triunfo entre os T3, à frente de Armindo Araújo e João Pedro Ré (BRP CANAM Maverick X3) a serem segundo na tirada, mas a ficar a mais de 45 segundos do seu adversário.

«Estamos muito satisfeitos com a vitória, foi uma excelente operação para um campeonato que promete ser longo. Quando partimos para a derradeira especial, não sabíamos como poderíamos apanhar o traçado, por isso acho que conseguimos sempre manter um bom ritmo e enfrentar os pisos, que estavam muito degradados em alguns locais», afirmou Tiago Reis.

João Dias e João Miranda (BRP-CANAM Maverick)

Por sua vez, João Ramos sublinhou que «o Setor Seletivo foi fantástico, foi muito rápido, foi muito competitivo o tempo que tive com o Tiago (Reis)». «Vinha a ganhar o setor até ao momento em que tive o furo, é claro que depois caiu por terra tentar vencer a tirada, que era um dos meus objetivos», acrescentou o piloto gaiense.

João Monteiro e Nuno Morais (BRP CANAM Maverick), terminaram em sexto na classificação geral, garantindo a vitória entre os T4, enquanto Joel Marrazes (Nissan Navara), 24.º da geral, triunfou entre os T8, Carlos Silva (Izusu D-Max), 38.º, entre os T2, e Miguel Teodoro (Nissan D21), 45.º, entre os T9.

Armindo Araújo e João Pedro Ré (BRP-CANAM Maverick X3)

De Espanha veio a dupla José Luis Garcia/Samantha Montielem que em Mini triunfou entre os T1. O Top 10 absoluto completou-se com mais três equipas da categoria Challenger.

O estreante em competições de todo-o-terreno Bernardo Sousa navegado por Hugo Magalhães foi 8º à frente de Francisco Guedes/Joel Lutas, ambos em Can-Am, e da dupla Miguel Barbosa/Luís Ramalho, que estreou em Portugal o Tauros, a marca que venceu o Dakar. Extra competição, Alexandre Franco pilotou o camião DAF da Classe T5 navegado por Nuno Rodrigues da Silva.

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

POS. EQUIPA CARRO TEMPO
1.º Tiago Reis/Valter Cardoso Toyota Hilux T1+ 3.41’48,6″
2.º João Ramos/Jorge Carvalho Toyota Hilux T1+ a 3’49,0″
3.º João Dias/João Miranda BRP-CANAM Maverick a 4’13,0″
4.º Armindo Araújo/João Pedro Ré BRP-CANAM Maverick X3  a 5’01,4″
5.º Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira BRP-CANAM Maverick X3 a 5’38,7″
6.º João Monteiro/Nuno Morais BRP-CANAM Maverick a 11’33,1″
7.º Jose Luis Garcia/Samantha Montiel Mini JCW Rally a 12’14,0″
8.º Bernardo Sousa/Hugo Magalhães BRP-CANAM Maverick X3  a 12’45,1″
9.º Francisco Guedes/Joel Lutas BRP-CANAM Maverick X3 a 13’04,8″
10.º Miguel Barbosa/Luís Ramalho Taurus T3 a 16’08,3″

Próxima prova – Baja BP Ultimate Rally Raid Portugal, de 2 a 7 de Abril, organizada pelo Automóvel Club de Portugal.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *