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Kris Meeke dominou de fio a pavio no Minho

Piloto do Team Hyundai Portugal terminou a prova minhota com o tempo de 1h17m39s, deixando o segundo classificado, Armindo Araújo, a 1m08,9s. O boliviano Marco Bulacia terminou o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto em terceiro, a 1m39,3s do vencedor.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Ao não cometer qualquer erro, apesar das dificuldades de aderência do piso de terra das classificativas do Minho, Kris Meeke (Hyundai i20 N Rally2), vencedor de nove das 11 provas de classificação percorridas, alcançou a sexta vitória no Campeonato de Portugal de Ralis.

O piloto inglês do Team Hyundai Portugal pode ter dado o primeiro passo para ganhar a competição, objetivo falhado o ano passado, após duas desistências por excessos, algo que acontece com alguma frequência, que podem ser as esperanças dos seus adversários para o vencer.

Por aquilo que se viu, desde o ano passado, Kris Meeke está alguns degraus acima dos melhores pilotos portugueses e só ele pode perder o título, por erros cometidos.

«Foi ótimo começar a época com uma vitória, o que me deixa imensamente feliz por poder oferecê-la ao Team Hyundai Portugal. Tenho um “feeling” ainda melhor, face à época anterior, desfrutando de um rali com classificativas fantásticas. Estas são algumas das melhores classificativas do mundo. Há muito tempo que não sentia tanto prazer num rali», sublinhou Kris Meeke no final da prova.

O inglês que vai competir no Campeonato de Portugal de Ralis pelo segundo ano consecutivo, somou ainda os três pontos pela vitória na “power stage”.

Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) garantiu o segundo lugar, a mais de um minuto do inglês, depois de hoje ter conseguido deixar para trás o boliviano Marco Bulacia (Citroën C3 Rally) que, ontem, tinha superado o português, mas que hoje não resistiu ao ataque de Armindo Araújo.

«Hoje de manhã percebemos que a nossa posição estava claramente segura em termos de Campeonato de Portugal de Ralis e atacámos um pouco mais para chegarmos ao segundo lugar em termos gerais. Lutar contra uma dupla de uma equipa oficial é sempre uma tarefa árdua, mas fomos capazes de vencer essa batalha», explicou o piloto de Santo Tirso, que foi o melhor português.

A surpresa veio do campeão açoriano, Ruben Rodrigues que, com escassa presença em provas continentais, terminou em quarto lugar. O piloto do Skoda Fabia RS Rally2 tirou partido de ter ao seu lado o experiente António Costa, que foi navegador, entre outros, de Ricardo Moura, e rendeu Estevão Rodrigues, irmão de Ruben Rodrigues, que faz equipa no campeonato insular.

Ruben Rodrigues ficou na frente de José Pedro Fontes (Citroën C3) e Pedro Meireles (Hyundai i20). O campeão nacional Ricardo Teodósio (Hyundai i20) foi apenas o sétimo, numa prova em que evidenciou falta de confiança.

«A nossa afinação de base do carro era boa, mas o rali não me estava a correr bem, tivemos alguns contratempos e, nessas circunstâncias, optei por não correr demasiados riscos que pudessem comprometer chegarmos ao fim da prova», explicou Ricardo Teodósio.

Com estes resultados, Meeke lidera o Campeonato de Portugal de Ralis, com 28 pontos, seguido de Armindo Araújo, que tem 22, e Ruben Rodrigues, com 18. A próxima ronda do campeonato disputa-se no Algarve, a 15 e 16 de março.

Nas Duas Rodas Motrizes, o jovem piloto de Vila Nova de Poiares, Gonçalo Henriques, navegado pelo fafense Gonçalo Cunha, conduziu o Renault Clio Rally4 ao topo da classificação, relegando para a segunda posição Kevin Saraiva e Beatriz Pinto (Peugeot 208 Rally4), com mais de três minutos de diferença.

O piloto de Vila Nova de Ródão, Pedro Silva, que faz equipa com o albicastrense Roberto Santos, terminou no lugar mais baixo do pódio com o Peugeot 208 Rally4, a somente 5,5 segundos do lugar intermédio.

Adruzilo Lopes (Skoda Fabia N5) foi um tranquilo vencedor entre os participantes no Campeonato Promo, enquanto o espanhol Josep Bassas (Toyota GR Yaris RZ) foi o melhor dos quatro sobreviventes dos envolvidos no TGR Iberian Cup.

Os portugueses não tiveram a sorte pelo seu lado, já que todos abandonaram, depois de Miguel Campos (Toyota GR Yaris RZ) e Ricardo Costa (Toyota GR Yaris Rally1) terem comandado, com o segundo, que tinha roubado o comando ao primeiro, a abandonar quando ocupava o primeiro lugar.

FICHA DA PROVA

Prova – Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto

Data – 23/24 de Fevereiro

Organizador – Demoporto

Estrutura – 476,61 km divididos por duas secções: Boticas – Fafe (141,30 km); Fafe – Fafe (335,31 km)

PC – 11 (3 + 8)

Extensão das PC – 110,25 km (22,79 km + 87,46 km)

Percentagem das PC – 23,12 %

Inscritos – 56 (20 RC2, 1 RC3, 10 RC3N, 13 RC4, 1 RC5, 4 P4, 1 P3, 1 X3, 2 X2, 3 X1)

Participantes – 54 (19 RC2, 1 RC3, 10 RC4, 12 RC4, 1 RC5, 4 P4, 1 P3, 1 X3, 2 X2, 3 X1)

Classificados – 34 (13 RC2, 1 RC3, 4 RC3, 9 RC4, 1 RC5, 3 P4, 2 X2, 1 X1)

COMANDANTES SUCESSIVOS

Absoluto – Kris Meeke, da 1.ª à 11.ª PC

RC2 – Kris Meeke, da 1.ª à 11.ª PC

RC3 – Nuno Caetano, da 1.ª à 11.ª PC;

RC3N – Miguel Campos, na 1.ª PC; Ricardo Costa, da 2.ª à 6.ª PC; Bruno Bulacia, na 7.ª PC; Josep Bassas, da 8.ª à 11.ª PC

RC4 – Anton Korzun, na 1.ª PC; Gonçalo Henriques, da 2.ª à 11.ª PC

RC5 – Luís Caetano, da 1.ª à 11.ª PC

P4 – Martynas Samsonas, na 1.ª PC; Adruzilo Lopes, da 2.ª à 11.ª PC

P3 – Henrique Rodrigues, da 1.ª à 9.ª PC

X3 – Joni Gonçalves, da 1.ª à 6.ª PC

X2 – Hélder Miranda, da 1.ª à 11.ª PC

X1 – Pedro Araújo, na 1.ª e 2.ª PC; Tiago Pereira, da 3.ª à 11.ª PC

VENCEDORES

Absoluto – Kris Meeke/James Fulton (Hyundai i20 N Rally2)

RC2 – Kris Meeke/James Fulton (Hyundai i20 N Rally2)

RC3 – Nuno Caetano/Sofia Mouta (Ford Fiesta Rally3)

RC3N – Josep Bassas/Manuel Muñoz (Toyota GR Yaris RZ)

RC4 – Gonçalo Henriques/Gonçalo Cunha (Renault Clio Rally4)

RC5 – Luís Caetano/David Monteiro (Renault Clio Rally5)

P4 – Adruzilo Lopes/Paulo Leones (Skoda Fabia N5)

X2 – Hélder Miranda/Inês Veiga (Seat Ibiza 6K2)

X1 – Tiago Pereira/Fernando Pereira (Citroën C2 R2 Max)

CLASSIFICAÇÃO

POS. EQUIPA CARRO TEMPO
1.º Kris Meeke/James Fulton Hyundai i20 N Rally2 1.17’39,0″
2.º Armindo Araújo/Luís Ramalho Skoda Fabia RS Rally2 a 1’08,9″
3.º Marco Bulacia/Diego Vallejo Citroën C3 Rally2 a 1’39,3″
4.º Ruben Rodrigues/António Costa Skoda Fabia RS Rally2 a 2’43,0″
5.º José Pedro Fontes/Inês Ponte Citroën C3 Rally2 a 3’03,3″
6.º Pedro Meireles/Ricardo Cunha Hyundai i20 N Rally2 a 4’58,7″
7.º Ricardo Teodósio/José Teixeira Hyundai i20 N Rally2 a 5’01,4″
8.º Paulo Neto/Nuno Mota Ribeiro Skoda Fabia Rally2 Evo a 7’10,3″
9.º Sergi Perez/Axel Coronado Hyundai i20 N Rally2 a 7’25,6″
10.º Lucas Simóes/Valter Cardoso Ford Fiesta Rally2 a 7’44,6″

OS MAIS RÁPIDOS

1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º
Kris Meeke 9 1 0 1 0 0
Armindo Araújo 1 6 2 2 0 0
Marco Bulacia 1 3 3 0 3 1
Ruben Rodrigues 0 1 2 4 2 0
Alexander Villanueva 0 0 2 0 1 0
Sebastian Franco 0 0 1 0 1 4
João Barros 0 0 1 0 0 0
José Pedro Fontes 0 0 0 4 3 1
Pedro Meireles 0 0 0 0 1 2
Ricardo Teodósio 0 0 0 0 0 3
Sergi Perez 0 0 0 0 0 1

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS

PILOTOS – 1.º Kris Meeke, 25 pontos; 2.º Armindo Araújo, 22; 3.º Ruben Rodrigues, 18; 4.º José Pedro Fontes, 14; 5.º Pedro Meireles, 12; 6.º Ricardo Teodósio, 10; 7.º Paulo Neto, 8; 8.º Lucas Simões, 6; 9.º Ernesto Cunha, 4; 10.º Ricardo Filipe, 2.

NAVEGADORES – 1.º James Fulton, 25 pontos; 2.º Luís Ramalho, 22; 3.º António Costa, 18; 4.º Inês Ponte, 14; 5.º Ricardo Cunha, 12; 6.º José Teixeira, 10; 7.º Nuno Mota Ribeiro, 8; 8.º Valter Cardoso, 6; 9.º Rui Raimundo, 4; 10.º Filipe Carvalho, 2.

Próxima prova – Rali Casinos do Algarve, a 15 e 16 de março, organizado pelo Clube Automóvel do Algarve.

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