CLUBE ESCAPE LIVRE

Escape Livre com nova sede e pista de TT

O calendário de actividades para 2024 do Clube Escape Livre já foi apresentado, numa cerimónia que contou com a presença de jornalistas e diversas individualidades da região da Guarda e de Espanha.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

A sala Almeida Santos, na Câmara Municipal da Guarda, foi, uma vez mais, o palco para o Clube Escape Livre apresentar o seu programa de actividades para 2024 e revelar algumas novidades, uma vez que muitas das organizações que vai levar a cabo são a continuidade de um trabalho que tem dezenas de anos de desenvolvimento.

Antes da apresentação do programa, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre fez questão que, um dos grandes objectivos para este ano, é a construção da sede do clube e de uma pista de TT, para que todos, pilotos e entidades, possam aprender a conduzir num tipo de piso em que as condições de aderência são diferentes das proporcionadas pelo asfalto.

Segundo Luís Celínio, «o terreno existe e, agora, cabe à Câmara Municipal criar condições para que isso seja possível».

Em relação ao programa de actividades o arranque acontece com o “Raid ao Bucho e Outros Sabores”, de 15 a 17 de março, que tem um novo percurso, que passa por Celorico da Beira, capital do queijo da serra, e termina na Freineda, onde tem lugar uma Recriação Histórica das Invasões Francesas.

Segue-se a “Aventura Dacia” (10/12 de maio), centrada em Freixo de Espada à Cinta, que tem como novidade uma passeio de barco no Rio Douro, com saída na Praia Fluvial da Congida e passagem por Mazouco.

Uma semana depois (17/19 de maio), vai para a estrada a “She’s Mercedes Off Road Experience”, passeio reservado às senhoras, que troca as planícies alentejanas pelo Douro, com uma subida do rio de barco, com partida do Pinhão e descida de comboio.

Um ano depois, e face ao sucesso da iniciativa, o Clube Escape Livre regressa à Namíbia, no final de maio, para levar àquele país africano os que ficaram de fora na visita anterior, o que faz com que a lotação já esteja esgotada, para a visita às dunas de Sossusvlei, ao porto de Walvisbay e ao Etosha Park.

O “Off Road Caminho de Salomão” (7/10 de junho) vai ter a sua terceira edição, mas, este ano, a partida será em Castelo Novo, desaparecendo a longa ligação à Beira, estando de pé a possibilidade de o prolongar até Valladolid e até mais longe.

O sucesso do ano passado faz com que o “Circuito das Beiras by Bridgestone/First Stop” (27/30 de junho) esteja de volta à estrada, tendo desta feita partida e chegada à Guarda, e para assinalar os 121 anos a primeira corrida de motos, estas irão cumprir a etapa Guarda – Coimbra, percorrendo o percurso feito em 1903. De assinala a presença de duas equipas inglesas, com carros do início do século XX.

A “Cápsula do Tempo – Guarda 2050” comemora o 11.º aniversário, com a tradicional cerimónia de cinzelar a data na pedra em redor da cápsula e o lançamento de mais uma chávena da colecção “Chávenas do Tempo”.

O “Guarda Racing Days” (6/7 de julho) volta a trazer a competição à cidade mais alta de Portugal, estando em acção carros de quatro categorias. O “Slalom de Castelo Rodrigo” (27/28 de julho) comemora as “Bodas de Prata”, com duas provas pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Perícias e para o Troféu Raiano.

Santa Marta de Penaguião vai albergar os participantes ma segunda edição do “TT Duro Cidade do Vinho/All Around Wine” que vão percorrer novos caminhos pelos socalcos das margens do Douro.

A fechar o ano estreia-se o “Raid Beiras e Serra da Estrela” (29 de Novembro/1 de Dezembro), que vai passar pelos concelhos de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Mêda, Pinhel e Trancoso.

A fechar foi revelada uma das hipóteses para 2025, que será a deslocação a Alcácer Quibir, cujo programa está a ser estruturado. Destaque para a tradicional “Gala Spal”, que abria as actividades do clube, não terá lugar, voltando a acontecer, daqui a três anos, quando o Clube Escape Livre completar 40 anos de existência, e para o desaparecimento do “Drift de Pinhel, que faziam parte do calendário de actividades do Clube Escape Livre.

 

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *