DAKAR

Carlos Sainz sentenciou o Dakar à campeão

“El matador” aproveitou uma avaria de Sébastien Loeb para garantir o seu quarto triunfo no Dakar… Carlos Sainz deu a estocada final na classificação dos automóveis ao assegurar uma vantagem de quase uma hora e meia após a penúltima etapa.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Carlos Sainz e Lucas Cruz (Audi RS Q e-tron E2)

Na véspera do derradeiro dia de competição, que integra uma etapa com 175 km, a vitória nos automóveis ficou definida quando Sébastien Loeb (BRX Hunter) ficou parado, ainda na fase inicial da tirada. A suspensão partida reparada permitiu ao piloto francês continuar em prova, mas perdeu quase hora e meia, colocando o espanhol Carlos Sainz (Audi QS R E-tron E2) na rota do triunfo – o quarto na prova da Amaury Sport Organisation (ASO) – depois a ter vencido em 2010, 2018 e 2020, sempre com carros diferentes: VW, Peugeot, Mimi e Audi.

O dia foi também mau para Lucas Moraes (Toyota GR DKR Hikux), que ocupava o terceiro lugar e que esperava mante-lo para repetir o que havia feito o ano passado. Contudo, o brasileiro ficou parado ao km 360 com problemas mecânicos que, resolvidos, lhe permitiram terminar o Setor Seletivo, mas a perder mais de duas horas. Um cenário que o relegou para o nono lugar da geral.

Sébastien Loeb e Fabian Lurquin (BRX Hunter)

O espanhol nem precisou de vencer a tirada, terminando na terceira posição, a 5m35s do mais rápido do dia, o francês Guerlain Chicherit (Toyota Hilux Overdrive), que repetiu o triunfo da véspera. O belga Guillaume de Mevius (Toyota Hilux Overdrive) foi o segundo, a 5m32s.

Na geral, Carlos Sainz lidera com 1h27m06s de vantagem sobre Guillaume de Mevius, com Sébastien Loeb Loeb a descer à terceira posição, a 1h36m02s. O francês ficou à espera do camião de assistência da sua equipa, mas acabou por resolver a avaria da suspensão com recurso a uma peça do Hunter do chinês Zi Yungang.

Esta sexta-feira, Carlos Sainz parte para o derradeiro Setor Seletivo com quase hora e meia de avanço sobre o belga Guillaume de Mevius e só algo de muito inesperado o impedirá de garantir o triunfo final.

Destaque para mais um lugar no “top ten” para o lituano Vaidatas Zala (Mini JCW Rally Plus), navegador pelo português Paulo Fiúza, que, apesar das várias penalizações, por não concluir a especial, continua em prova, ainda que no fundo da respetiva tabela.

Xavier de Soultrait e Martin Bonnet (Polaris RZR Pro R)

SOULTRAIT E SADELER

ESMIUÇAM ARGUMENTOS NOS SSV

Uma penalização de 10 minutos sofrida por Xavier de Soultrait (Polaris RZR Pro R) faz com que a vitória nos SSV, que parecia estar nas mãos do francês, seja decidida no último dia.

De facto, o suíço Jerome de Sadeler (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo) ficou a escassos 2m49s do primeiro lugar, pelo que tudo será decidido nos derradeiros quilómetros competitivos agendados para esta manhã de sexta-feira na Arábia Saudita.

João Ferreira

O português João Ferreira (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo) foi quinto no Setor Seletivo e ocupa idêntica posição na geral, que só será alterada se algo de inesperado acontecer.

Infelizmente, e quando falta ainda cumprir uma etapa para a conclusão deste Dakar, está afastada a hipóteses termos um português a triunfar na edição deste ano da maior maratona todo-o-terreno do mundo. Fruto da enorme competitividade existente na categoria SSV, esta
penúltima etapa da prova organizada pela ASO acabou por ser relativamente equilibrada, e João Ferreira assume que os objetivos agora são outros.

Ricardo Porém

No “Challlenger”, Ricardo Porém (CAN-AM MPP T3 Rally Raid) foi sétimo na etapa, com João Monteiro (CAN-Am Maverick XRS Turbo) a registar o 13.º tempo, tirada ganha pelo argentino Nicolas Cavigliasso (Taurus T3 Max). O norte-americano Mitchel Guthrie (Taurus T3 Max) parte para o derradeiro dia de competição, com 25m07s de avanço sobre a espanhola Cristina Gutierrez (Taurus T3 Max).

Em termos de geral, o leiriense Ricardo Porém conserva o sétimo lugar e João Monteiro está à beira do “top ten”, do qual dista mais de duas horas e meia, mas é o melhor dos estreantes.

A edição do Dakar 2024 termina esta sexta-feira, com Yanbu a assistir à partida e chegada do último dia de competição e da festa final, com os sobreviventes a terem de cumprir um percurso de 328 km, que integra um Setor Seletivo de 175 km, que não deverá provocar mudanças no que aos vencedores das várias categorias diz respeito.

CLASSIFICAÇÕES

SETOR SELETIVO – 420 KM

AUTOMÓVEIS – 1.º, Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Toyota Hilux Overdrive), 4.43’00”; 2.º, Guillaume De Mevius/Xavier Panseri (Toyota Hilux Overdrive), a 5’32”; 3.º, Carlos Sainz/Lucas Cruz (Audi RS Q e-tron E2), a 5’35”; 4.º, Mattias Ekström/Emil Bergvist (Audi RS Q e-tron E2), a 9’46”; 5.º, Saood Variava/François Cazalet (Toyota GR DKR Hilux), a 12’37”; 6.º, Christian Lavielle/Valentin Sarreaud (MD Optimus), a 15’06”; 7.º, Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveiras Carreras (Toyota Hilux Overdrive), a 15’23”; 8.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Mini JCW Rally Plus), a 15’38”; 9.º, Nani Roma/Alex Haro (Ford Ranger), a 17’51”; 10.º, Guy David Botterill/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux), a 22’40”; …; 29.º, Gintas Petrus/José Marques (MD Optimus), a 1.01’30”

SSV – 1.º, Jerome de Sadeleer/Michael Metge (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), 5.21’36”; 2.º, Gerard Farres Guell/Diego Ortega (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 2”; 3.º, Cristiano Batista/Fausto Mota (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 4’51”; 4.º, Xavier de Soultrait/Martin Bonnet (Polaris RZR Pro R), a 10’53”; 5.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 24’40”; 6.º, Yasir Seaidan/Adrien Metge (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 45’51”; 7.º, Sara Price/Jeremy Gray (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 53’12”; 7.º, Florent Vayssade/Nicolas Rey (Polaris RZR Pro R), a 1.01’41”; 9.º, Martijn van den Broek/Jan Paul van der Poel (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 1.03’38”; 10.º, Daniel Gonzalez/Jorge Hernandez (Polaris RZR Pro R), a 1.06’01”

CHALLENGER – 1.º, Nicolas Cavigliasso/Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max), 5.19’13”; 2.º, Marcelo Gastaldi/Carlos Sachs (Taurus TR-3 Max), a 6’18”; 3.º, Salef Alsaif/Nasser Alkuwari (OT3 Grally), 9’28”; 4.º, Cristina Gutierrez/Pablo Moreno (Taurus T3 Max), a 14’07”; 5.º, Rokas Baciuska/Oriol Vidal (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 15’45”; 6.º, Mitchell Guthrie/Kellon Walch (Taurus T3 Max), a 17’03”; 7.º, Ricardo Porém/Augusto Sanz (CAN-AM MPP T3 Rally Raid), a 23’33”; 8.º, Francisco Lopez Contardo/Juan Pablo Latrach (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 27’50”; 9.º, Manuel Plaza/Marta Plaza (CAN-AM Maverick X3), a 28’49”; 10.º, Lukas Lauda/Stefen Henken (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 38’35”; …; 13.º, João Monteiro/Nuno Morais (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 49’22”;

GERAL

AUTOMÓVEIS – 1.º, Carlos Sainz/Luis Cruz (Audi RS Q e-tron E2), 46.23’47”; 2.º, Guillaume De Mevius/Xavier Panseri (Toyota Hilux Overdrive), a 1.27’06”; 3.º, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Hunter), a 1.36’02”; 4.º, Guerlain Chicherit/Alex Qinocq (Toyota Hilux Overdrive), a 1.42’20”; 5.º, Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Ranger), a 2.17’47”; 6.º, Guy David Botterill/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux), a 2.41’31”; 7.º, Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux), a 2.51’09”; 8.º, Benediktas Vanagas/Kuldar Sikk (Toyota Hilux), a 3.01’36”; 9.º, Lucas Moraes/Armand Monleon (Toyota GR DJR Hilux), a 3.06,42”; 10.º, Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century CR-6 T), a 3.09’17”; …; 29.º, Gintas Petrus/José Marques (MD Optimus), a 15.48’02”; …; 39.º, Viadotas Zala/Paulo Fiúza (Mini JCW Rally Plus),a 110.14’14”;

SSV – 1.º, Xavier de Soultrait/Martin Bonnet (Polaris RZR Pro R), 54.35’11”; 2.º, Jerome de Sadeleer/Michael Metge (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 2’49”; 3.º, Sara Price/Jeremy Gray (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 52’45”; 4.º, Yasir Seaidan/Adrien Metge (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 1.03’34”; 5.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 1.29’27”; 6.º, Sebastia Guayasamin/Fernando Matias (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 3.32’57”; 7.º, Cristiano Batista/Fausto Mota (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 5.03’00”; 8.º, Gerard Farres Guell/Diego Ortega (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 4.40’09”; 9.º, Emilija Gelazninkiene/Arunas Gelazninkas (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 10.49’58”; 10.º, Ricardo Ramilo/Marc Sola (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 11.09’43”

CHALLENGER – 1.º, Mitchell Guthrie/Kellon Walch (Taurus T3 Max), 51.38’06”; 2.º, Cristina Gutierrez/Pablo Moreno (Taurus T3 Max), a 25’07”; 3.º, Rokas Baciuska/Oriol Vidal (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 1.20’55”; 4.º, Francisco Lopez Cortado/Juan Pablo Latrach (CAN-AM Maverick XRS Turbo) a 1.24’35”; 5.º, Austin Jones/Gustavo Gugelmin (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 2.02’49”; 6.º, Salef Alsaif/Nasser Alkuwari (OT3 Grally), a 3.37’23”; 7.º, Ricardo Porém/Augusto Sanz (CAN-AM MMP T3 Rally Raid), a 3.51’52”; 8.º, Marcelo Gastaldi/Carlos Sachs (Taurus TR-3 Max), a 4.20’07”; 9.º, Nicolas Cavigliasso/Valentina Pertegarin (Taurus T3 Max), a 6.43’18”; 10.º, 10.º, Paul Spierings/Jan Pieter Van Der Stelt (CAN-AM Maverick X3), a 7.47’23”; 11.º, João Monteiro/Nuno Morais (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 12.02’30”

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *