DAKAR

Loeb já alcançou o 2.º lugar nos automóveis

João Ferreira abdica da etapa por avaria e Sébastien Loeb sobe a segundo nos automóveis. O piloto de Leiria, de 23 anos, que venceu a oitava etapa dos veículos ligeiros protótipos (categoria T3), regressa à corrida amanhã, sábado, com uma penalização acentuada.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (BRX)

Nos automóveis, o francês Sébastien Loeb (BRX) soma e segue, ao vencer pela sexta vez o Setor Seletivo, quinta consecutiva, o que lhe permitiu ascender ao segundo lugar da geral, por troca com o brasileiro Lucas Moraes (Toyota), que está a caminho de terminar no pódio a sua primeira presença na prova.

O nove vezes campeão mundial de ralis, que se atrasou nas primeiras etapas devido a problemas mecânicos no BRX, deixou o sueco Mathias Ëkstrom (Audi) em segundo, a 3m19s, e o qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota) em terceiro, a 3m31s.

De forma tranquila, ao qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota) só algo de imprevisto o pode impedir de somar o quinto triunfo absoluto no Dakar, segundo consecutivo, feito que alcançara pela primeira vez.

Mattias Ekstrom/Emil Bergvist (Audi)

Pelo caminho ficou a dupla luso-lituana Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Hunter), que não arrancou para a etapa de hoje, por avaria na caixa de velocidades, que não pode ser mudada, por o camião de assistência ter ficado “preso” nas dunas, não chegando a tempo de permitir a substituição.

Nos SSV, desta vez o dia não correu bem aos portugueses, com Ricardo Porém (Yamaha X-Raid) a ser sexto, depois do triunfo de ontem nos T3, e João Ferreira (Yamaha X-Raid), segundo na véspera, a ter um mau dia, a tal ponto que não terminou a tirada. O jovem piloto de Leiria abdicou hoje de participar na 12.ª etapa do Rali Dakar devido a um problema mecânico.

«Infelizmente, depois da chegada da etapa de ontem (quinta-feira), a primeira parte da etapa maratona, e de termos feito a manutenção e revisão (SSV) nós próprios, sem direito a assistência da X-Raid Team, decidimos não partir para a etapa de hoje, regressando ao bivouac em ligação», explicou João Ferreira nas suas redes sociais.

Nasser Al-Atiyah/Mathieu Baumel (Toyota)

Sendo um dos pilotos prioritários, tem à disposição dois “jokers” para poder regressar à prova em regime de Dakar Experience caso não consiga concluir a etapa.

Tendo já utilizado um, devido a problemas mecânicos na primeira semana da 45.ª edição da prova, João Ferreira optou por usar o segundo hoje, de forma a não correr o risco de ficar parado no meio do deserto e ficar impedido de realinhar nas próximas etapas.

Tal como Nasser Al-Attiyah nos automóveis, o americano Austin Jones (CAN-AM Maverick) limita-se a rodar, sem correr riscos e tem o triunfo nos T3 assegurado por ter mais de uma hora de avanço sobre o seu compatriota Seth Quintero (CAN-AM Maverick).

João Ferreira/Filipe Palmeiro (Yamaha/X-Raid)

Em termos de geral, João Pedro Ré, que acompanha o saudita Saleh Alsaif (Can-AM X3), continua a ser o melhor classificado, em sexto, posição que deverá manter até final.

Nos T4, vitória no SS para o polaco Michal Gozcal (CAN-AM Maverick Turbo), que bateu o lituano Rokas Basciuka (Can-AM Maverick XRS Turbo), que conserva o comando, por escassos 13”, tendo, agora, um avanço de 7’43” sobre o polaco Eryk Gozcal (CAN-AM Maverick XRS Turbo), que é o melhor da família e o único que parece poder impedir a vitória final de Rokas Basciuka.

Entre os portugueses, Pedro Bianchi Prata, que viaja ao lado do brasileiro Bruno Conti de Oliveira (CAN-AM Maverick), fechou o lote dos 10 primeiros e a dupla luso-brasileira ascendeu ao sexto lugar da geral.

Amanhã, penúltimo dia da competição, o SS tem 154 km, sendo um dos mais curtos da prova, com os sobreviventes a deixarem Sheyban rumo a Al-Hofuf, última paragem antes da meta, naquele que é o derradeiro confronto com as dunas que, apesar da curta extensão do SS, podem provocar perdas de tempo aos que não as souberem superar.

CLASSIFICAÇÕES

SECTOR SELECTIVO (185 KM)

AUTOMÓVEIS – 1.º, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (BRX), 1.56’21”; 2.º, Mattias Ekstrom/Emil Bergvist (Audi), 1.59’40”; 3.º, Nasser Al-Atiyah/Mathieu Baumel (Toyota), 1.59’52”; 4.º, Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Hunter), 2.03’34”; 5.º, Jakub Przygonski/Armand Monleon (Mini JCW), 2.04’23”; 6.º, Matthieu Serradori/Loic Minaudier (Century), 2.05’20”; 7.º, Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor RS Cross Country), 2.06’19”; 8.º, Yazzed Al-Rahji/Dirk Von Zitzewitz (Toyota), 2.07’07”; 9.º, Giniel De Villiers/Dennis Murphy (Toyota), 2.07’55”; 10.º, Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota), 2.07’59”

SSV (T3) – 1.º, Mitchel Guthrie/Kellow Walch (By MCE-5 Development), 2.17’11; 2.º, Ignacio Casale/Alvaro Leon (Yamaha X-Raid), 2.17’40”; 3.º, Guillaume De Mevius/François Cazalet (OT3), 2.18’03”; 4.º, Cristina Gutierrez/Pablo Moreno (CAN-AM Maverick), 2.19’29”; 5.º, Austin Jones/Gustavo Gugelmin (CAN-AM Maverick), 2.20’32”; 6.º, Ricardo Porém/Agusto Sanz (Yamaha X-Raid), 2’21’42”; …; 11.º, Saleh Alsaif/João Pedro Ré (CAN-AM X3), 2.56’57”; …; 20º, Hélder Rodrigues/Gonçalo Reis (CAN-AM Maverick XRS), 2.40’41”…;

SSV (T4) – 1.º, Michal Gozcal/Szymon Gospodarczyk (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 2.19’07”; 2.º Rokas Basciuska/Oriol Vidal (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 2.19’20”; 3.º, Marek Gozcal/Maciej Marton (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 2.21’45”; 4.º, Erik Gozcal/Oriol Mena (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 2.22’46”; 5.º, Gerard Farres Guell/Diego Ortega (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 2.23’40”; …; 10.º, Bruno Conti de Oliveira/Pedro Bianchi Prata (CAN-AM Maverick), 2.27’56”

GERAL

AUTOMÓVEIS – 1.º, Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota), 41.16’25”; 2.º, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (BRX), a 1.27’10”; 3.º, Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota), a 1.29’11”; 4.º, Giniel De Viliers/Dennis Murphy (Toyota), a 2.22’21”; 5.º, Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota), a 2.34’21”; 6.º, Martin Prokop/Viktor Chytka (Raptor RS Cross Country), a 3.00’26”; 7.º, Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century), a 3.24’23”; 8.º, Wei Han/Ma Li (SMG), a 4.11’38”; 9.º, Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century), a 4.17’38”; 10.º, Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveras (Toyota), a 4.17,53”

SSV (T3) – 1.º, Austin Jones/Gustavo Gugelmin (BRP Maverick), 47.39’47”; 2.º, Seth Quintero/Dennis Zenz (BRP Maverick), a 1.04’37”; 3.º, Guillaume De Mevius/François Cazalet (OT3), a 1.25’50”; 4.º, Francisco Lopez Cortado/Juan Pablo Latrach (CAN-AM XRS), a 3.04’08”; 5.º, Cristina Gutierrez/Pablo Moreno (BRP Maverick), a 3.06’50”; 6.º, Saleh Alsaif/João Pedro Ré (CAN-AM X3), a 4.14’03”; …; 13.º, Ricardo Porém/Agusto Sanz (Yamaha X-Raid), a 10.51’09”; …; 17.º, Hélder Rodrigues/Gonçalo Reis (CAN-AM Maverick XRS), 35.14’03”

SSV (T4) – 1.º, Rokas Baciuska/Oriol Vidal (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 49.02’02”; 2.º, Eryk Gozcal/Oriol Mena (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 7’43”; 3.º, Marek Gozcal/Maciej Maron (CANAM Maverick XRS Turbo), a 16’43”; 4.º, Jeremias Gonzalez/Pedro Gonzalo (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 1.02’02”; 5.º, Gerard Farres Guell/Diego Ortega (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 1.10’49”; 6.º, Bruno Conti de Oliveira/Pedro Bianchi Prata (CAN-AM Maverick), a 2.42’03”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *