DAKAR

João Ferreira traído pela bomba de gasolina

A bomba de gasolina liquidou as aspirações do piloto leiriense de continuar a discutir a vitória entre os SSV, numa etapa com vitória em português, com o navegador Fausto Mota a ajudar ao triunfo o brasileiro Cristiano Batista na 9.ª etapa. Um dia agridoce para os concorrentes nacionais.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

João Ferreira e Filipe Palmeiro (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo)

Vencedores dos dois últimos Setores Seletivos, João Ferreira e Filipe Palmeiro, em BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo, tinham vindo a ganhar tempo aos seus adversários e iniciou o dia no segundo lugar a 7m41s, do francês Xavier de Soultrait (Polaris RZR Pro R), que comanda a prova.

Só que, ao km 44, a bomba de gasolina levou a perder mais de uma hora, que os fez cair para quinto da classificação geral e a ficarem fora do pódio final, que parecia assegurado.

Mas o imprevisto é uma constante do “Dakar”. Com o atraso de João Ferreira, que estava a ser o seu mais direto adversário, Xavier de Soultrait parece ter a vitória nos SSV assegurada. O piloto francês dispõe de quase meia-hora de avanço sobre a norte-americana Sara Price (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), que não parece ter andamento para o impedir de vencer.

Xavier de Soultrait e Martin Bonnet (Polaris RZR Pro R)

«Esta corrida tem destas coisas e temos de saber viver com isso. Não vou deixar de dar o melhor até porque estamos inscritos no Campeonato do Mundo e, neste momento, somos quem soma mais pontos. O objetivo de vencer o Dakar ficou mais longe, mas temos outras metas que ainda queremos atingir este ano. Não vamos baixar os braços até ao final», frisou João Ferreira.

Enquanto isso, o navegador português Fausto Mota ajudou, esta terça-feira, o piloto brasileiro Cristiano Batista (Can-Am) a vencer a nona etapa da 46.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, nesta mesma categoria.

A dupla luso-brasileira concluiu os 417 quilómetros cronometrados entre Ha’il e Al Ula, na Arábia Saudita, com o tempo de 5h02m30s, batendo o francês Xavier de Soultrait (Polaris) por 9m26s, com o espanhol Gerard Farrés Guell (Can Am) em terceiro, a 10m38s.

Sara Price e Jeremy Gray (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo)

«Hoje finalmente, conseguimos um dia limpo e vencemos a etapa», disse Fausto Mota. Ao todo, 10 pilotos diferentes conseguiram vencer etapas no Dakar (Duarte Guedes, Paulo Marques, Carlos Sousa, Bernardo Vilar, Ruben Faria, Hélder Rodrigues, Paulo Gonçalves, Ricardo Leal dos Santos, Joaquim Rodrigues Jr., Ricardo Porém e João Ferreira) bem como cinco navegadores (Fausto Mota, Paulo Fiúza, João Luz, Miguel Ramalho e Filipe Palmeiro).

Hélder Rodrigues continua a ser o mais vitorioso entre os portugueses, com nove vitórias em etapas, conseguidas todas nas motas, entre 2006 e 2016. Segue-se o navegador Paulo Fiúza, com sete, e o piloto Carlos Sousa, com seis.

A saga vitoriosa de Portugal no Dakar começou com a vitória de Duarte Guedes na nona etapa dos automóveis em 1997, ano em que Paulo Marques somou, também, a primeira vitória nas motas, na 13.ª tirada.

Na classificação geral dos SSV, o francês Xavier de Soultrait mantém a liderança, agora com 28m16s de vantagem sobre a norte-americana Sara Price (Can Am), com o checo Jerome de Sadeleer (MMP) em terceiro, a 31m10s. João Ferreira é quinto, a 1h18m14s, enquanto Fausto Mota é o sétimo classificado, a 4h01m43s.

Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger (Audi RS Q e-torn E2)

PETERHANSEL: “ESCUDO” PARA LEVAR SAINZ À VITÓRIA

Nos automóveis, Sébastien Loeb (BRX Hunter) foi o mais rápido na etapa. O piloto francês ganhou mais de quatro minutos ao espanhol Carlos Sainz (Audi RS Q e-tron E2), reduziu o atraso para pouco mais de 20 minutos, mas parece faltar-lhe tempo.

Só restam três dias de competição para impedir a vitória do espanhol que, se acontecer, liquida a previsão do qatari Nasser Al-Attiyah que declarou que os Audi não passavam do terceiro dia.

Contudo, Stéphane Peterhansel e Mattias Ekström vão colocar-se ao serviço de Carlos Sainz nos próximos quatro dias de corrida do Dakar, embora terão de começar a etapa desta quarta-feira muito atrás do espanhol.

Carlos Sainz e Luis Cruz (Audi RS Q e-tron E2)

Na etapa desta terça-feira, os três híbridos Audi RS Q e-tron E2 chegaram quase ao mesmo tempo ao acampamento em Al-Ula e seguiram à risca o plano determinado por Sven Quandt, chefe da Audi Sport de todo-o-terreno.

«Este cenário é completamente normal. Tive tantas oportunidades de estar na frente na corrida e ter os meus companheiros a apoiar para vencer, que hoje não estou frustrado. Fiquei chateado por ter tido problemas mecânicos nas 48 Horas. Pelo contrário, estou feliz por fazê-lo pelo Carlos (Sainz), que está a fazer uma grande corrida. Se pudermos fazer a nossa parte, seria bom», sublinhou Stéphane Peterhansel.

Sébastien Loeb e Fabian Lurquin (BRX Hunter)

Conforme já foi referido, a etapa desta terça-feira coube ao francês Sébastien Loeb, a 27.ª da carreira, quarta da competição deste ano. Em 88 especiais já disputadas nas oito participações que já leva, significa uma taxa de sucesso de 30,6 por cento, a mais alta de entre todos os participantes.

Sébastien Loeb, que ainda sofreu dois furos durante a tirada, gastou 4h17m33s, batendo o segundo classificado, o espanhol Carlos Sainz (Audi) por 4m14s, com o francês Mathieu Serradori (Century) em terceiro, a 4m43s.

Na classificação geral, Carlos Sainz tem, agora, 20m33s de vantagem sobre Sébastien Loeb, com o brasileiro Lucas Moraes (Toyota) em terceiro, mas já a 1h12m02s.

Ricardo Porém

RICARDO PORÉM NO “TOP TEN”  NO CHALLENGER

No “Challlenger”, a vitória na etapa ficou na posse do argentino Nicolas Cavigliasso (Taurus), com Ricardo Porém (CAN-AM MPP T3 Rally Raid) na nona posição, a 21m16s. João Monteiro (Can Am) foi 16.º.

O piloto leiriense continua a integrar o lote dos 10 mais rápidos no Setor Seletivo, mas caiu um lugar na geral. Enquanto isso, o norte-americano Mitchel Guthrie (Taurus T3 Max) viu a sua vantagem descer sobre a espanhola Cristina Gutierrez (Taurus T3 Max), de 34m03s para 28m35s, mas continua a ser o mais sério candidato ao triunfo final. De facto, Michael Guthrie lidera confortavelmente, enquanto Ricardo Porém é sétimo e João Monteiro 13.º.

CLASSIFICAÇÕES

SETOR SELETIVO – 417 KM

AUTOMÓVEIS – 1.º, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Hunter), 4.17’33”;  2.º, Carlos Sainz/Luis Cruz (Audi RS Q E-Torn E2), a 4’14”; 3.º, Mathieu Serradori/Loic Minauder (Century CR6-T), a 4’43”; 4.º, Guillaume De Mevius/Xavier Panseri (Toyota Hilux Overdrive), a 9’52”; 5.º, Guy David Botterill/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux), a 10’01”; 6.º, Stéphane Peterhansel/Edouard Boulanger (Audi RS Q e-torn E2), a 10’34”; 7.º, Lucas Moraes/Armand Monleon (Toyota GR DKR Hilux), a 11’03”; .º, Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-torn E2), a 14’08”; 9.º, Romain Dumas/Max Delfino (Toyota Hilux), a 14’18”; 10.º, Martin Prokop/Vktor Chytka (Ford Ranger), a 15’39”; …; 39.º, Gintas Petrus/José Marques (MD Optimus), a 1.43’16”; …; 57.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiuza (Mini JCW Rally Plus), a 53.12’27”

SSV – 1.º, Cristiano Batista/Fausto Mota (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 5.02’30”; 2.º, Xavier de Soultrait/Martin Bonnet (Polaris RZR Pro R), a 9’26”; 3.º, Gerard Farres Guell/Diego Ortega (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 10’38”; 4.º, Jerome de Sadeleer/Michael Metge (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 10’50”; 5.º, Yasir Seaidan/Adrien Metge (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 15’00”; 6.º, Florent Vayssade/Nicolas Rey (Polaris RZR Pro R), a 22’28”; 7.º, Enrico Gaspari/Facundo Jaton (Polaris RZR Pro R), a 22’34”; 8.º, Sara Price/Jeremy Gray (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 25’10”; 9.º, Rodrigo Varela/Enio Bozzano (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 26’22”; 10.º, Eduardo Pons Sune/Jaume Betriu (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 28’21”; …; 19.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 1.19’59”

CHALLENGER – 1.º, Nicolas Cavigliasso/Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max), 4.47’58”; 2.º, Francisco Lopez Cortado/Juan Pablo Latrach (CAN-AM Maverick XRS Turbo) a 7’05”; 3.º, Rokas Baciuska/Oriol Vidal (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 7’25”; 4.º, Cristina Gutierrez/Pablo Moreno (Taurus T3 Max), a 7’40”; 5.º, Austin Jones/Gustavo Gugelmin (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 15’00”; 6.º, Salef Alsaif/Nasser Alkuwari (OT3 Grally), 10’40”; 7.º, Mitchell Guthrie/Kellon Walch (Taurus T3 Max), a 13’08”; 8.º, Marcelo Gastaldi/Carlos Sachs (Taurus TR-3 Max), a 17’2”; 9.º, Ricardo Porém/Augusto Sanz (CAN-AM MPP T3 Rally Raid), a 12’16”; 10.º, Paul Spierings/Jan Pieter van der Stelt (CAN-AM Maverick X3), a 44’45; …; 19.º, João Monteiro/Nuno Morais (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 1.15’13”; …; 29.º, Mário Franco/Daniel Jordão (Yamaha YZX 1000R), a 3.16’21”

GERAL

AUTOMÓVEIS – 1.º, Carlos Sainz/Luis Cruz (Audi RS Q e-tron E2), 37.50’57”; 2.º, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Hunter), a 20’33”; 3.º, Lucas Moraes/Armand Monleon (Toyota GR DKR Hilux), a 1.12’02”; 4.º, Guillaume De Mevius/Xavier Panseri (Toyota Hilux Overdrive), a 1.39’56”; 5.º, Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century CR-6 T), a 2.03’44”; 6.º, Guerlain Chicherit/Alex Qinocq (Toyota Hilux Overdrive), a 2.12’43”; 7.º, Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Ranger), a 2.12’48”; 8.º, Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux), a 2.15’12”; 9.º, Guy David Botterill/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux), a 2.29’51”; 10.º, Benediktas Vanagas/Kuldar Sikk (Toyota Hilux), a 2.59’35”; …; 31.º, Gintas Petrus/José Marques (MD Optimus), a 14.21’01”; …; 53.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiuza (Mini JCW Rally Plus), a 88.56’39”

SSV – 1.º, Xavier de Soultrait/Martin Bonnet (Polaris RZR Pro R), 44.53’33”; 2.º, Sara Price/Jeremy Gray (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 28’16”; 3.º, Jerome de Sadeleer/Michael Metge (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 31’10”; 4.º, Yasir Seaidan/Adrien Metge (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 37’00”; 5.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 1.18’14”; 6.º, Sebastia Guayasamin/Fernando Matias (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 2.27’46”; 7.º, Cristiano Batista/Fausto Mota (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 4.01’43”; 8.º, Gerard Farres Guell/Diego Ortega (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 4.41’36”; 9.º, Emilija Gelazninkiene/Arunas Gelazninkas (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 9.31’15”; 10.º, Enrico Gaspari/Facundo Jaton (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 9.48’04”

CHALLENGER – 1.º, Mitchell Guthrie/Kellon Walch (Taurus T3 Max), 42.09’25”; 2.º, Cristina Gutierrez/Pablo Moreno (Taurus T3 Max), a 28’35”; 3.º, Francisco Lopez Cortado/Juan Pablo Latrach (CAN-AM Maverick XRS Turbo) a 36’48”; 4.º, Rokas Baciuska/Oriol Vidal (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 1.22’56”; 5.º, Austin Jones/Gustavo Gugelmin (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 1.27’15”; 6.º, Salef Alsaif/Nasser Alkuwari (OT3 Grally), a 3.32’55”; 7.º, Ricardo Porém/Augusto Sanz (CAN-AM MMP T3 Rally Raid), a 3.39’48”; 8.º, Marcelo Gastaldi/Carlos Sachs (Taurus TR-3 Max), a 4.34’04”; 9.º, Nicolas Cavigliasso/Valentina Pertegarin (Taurus T3 Max), a 7.07’07”; 10.º, 10.º, Paul Spierings/Jan Pieter Van Der Stelt (CAN-AM Maverick X3), a 7.11’16”; …; 13.º, João Monteiro/Nuno Morais (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 11.18’46”; …; 21.º, Mário Franco/Daniel Jordão (Yamaha YZX 1000R), a 28.05’40”

 

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *