Félix da Costa aponta baterias ao título mundial
O piloto português avança para a sua segunda época ao serviço da equipa Tag Heuer Porsche e parte com a ambição de lutar pelo título mundial, que já foi seu no ano em 2020.
carlos.sousa@autolook.pt
António Félix da Costa já está no México, onde este fim-de-semana se inicia a temporada 2024 do campeonato Mundial de Fórmula E. 2023 foi um ano de mudança para António Félix da Costa, que fez as malas da equipa DS, para ingressar na poderosa Porsche.
O piloto luso tardou algumas provas a ambientar-se com a sua nova equipa, mas a partir da 3ª prova começou a dar sinais do seu talento, alcançando uma vitória e dois pódios, num ano que AFC considerou de introdução a uma nova estrutura técnica.
Para este ano, o piloto de 32 anos quer iniciar forte a época e lutar para revalidar o título Mundial de Fórmula E, ele que já venceu este campeonato em 2020. A pré-temporada viu a Porsche bastante competitiva nos testes que tiveram lugar em Valência, mas a verdadeira competitividade das equipas apenas será real este fim-de-semana no México, quando todos mostrarem “o jogo”.
No seio da equipa Porsche reina um enorme espirito de equipa e de trabalho, depois de muitos dias de desenvolvimento no simulador, na preparação e evolução do monolugar Porsche 99X Electric Gen3.
Para a nova época de Fórmula E, as equipas apontadas como candidatas ao título são a Porsche, Jaguar, DS, Andretti, Envision e quem sabe a Mclaren ou até mesmo a Nissan. De facto o nível competitivo da Fórmula E é todas as marcas progrediram os seus carros para a nova época, pelo que apenas este fim-de-semana se terá uma ideia mais clara da ordem das equipas.
Para Félix da Costa, a palavra de ordem é o «foco e concentração máxima». «Trabalhámos muito na pré-época, penso que melhorámos o nosso carro nas áreas que mais nos afetavam a performance, portanto estamos otimistas quanto à nossa performance, mas todas as equipas deram seguramente um passo em frente também, pelo que este fim-de-semana é uma incógnita do que esperar».
«Do meu lado a ambição é a mesma de sempre, dar tudo o que tenho em pista, procurar lutar pelo título Mundial de Fórmula E, mas ser inteligente em corrida e saber quando é importante trazer pontos para casa e quando é altura de atacar para vencer. É esta a minha mentalidade para este fim-de-semana», acrescentou o piloto de Cascais.
É então no México, no circuito Hermanos Rodriguez que se dá o pontapé de saída da Fórmula E, um circuito com 2,63 km de perímetro, que conta com um total de dezanove curvas, com especial foco de interesse para a zona do estádio, onde se juntam vários milhares de espectadores nas bancadas. O traçado é um misto de retas grandes, com curvas apertadas e bem técnicas, pelo que o espetáculo é garantido para este fim-de-semana.
O programa desta primeira ronda do Mundial de Fórmula E tem início esta sexta-feira, com uma sessão única de treinos livres. No sábado, logo pela manhã, teremos nova sessão de treinos livres, seguida da qualificação, pelas 15h40, com transmissão na Eleven 4. Mais tarde, a partir das 19h30, terá lugar a corrida, com transmissão em direto no Eurosport 2 e também na Eleven 4.
CALENDÁRIO MUNDIAL DE FÓRMULA E DE 2024
A temporada de 2024 vai passar por 10 países, em sete meses, com a competição a arrancar este fim-de-semana na Cidade do México, para acabar, no derradeiro fim-de-semana de Julho, em Londres.
DATA | PAÍS | CIDADE |
13 de Janeiro | México | Cidade do México |
26 de Janeiro | Arábia Saudita | Diriyah |
27 de Janeiro | Arábia Saudita | Diriyah |
16 de Março | Brasil | São Paulo |
30 de Março | Japão | Tóquio |
13 de Abril | Itália | Misano |
14 de Abril | Itália | Misano |
27 de Abril | Mónaco | Monte Carlo |
11 de Maio | Alemanha | Berlim |
12 de Maio | Alemanha | Berlim |
25 de Maio | China | Xangai |
26 de Maio | China | Xangai |
29 de Junho | Estados Unidos | Portland |
30 de Junho | Estados Unidos | Portland |
30 de Julho | Inglaterra | Londres |
31 de Jullho | Inglaterra | Londres |
PARTICIPANTES
N.º | PILOTO | CARRO |
1 | Jack Dennis | Andretti |
2 | Stoffel Vandoorne | DS |
3 | Sergio Sette-Câmara | ERT |
4 | Robin Frijns | Envision |
5 | Jake Hughes | McLaren |
7 | Max Gunther | Maserati |
8 | Sam Bird | McLaren |
9 | Mitch Evans | Jaguar |
11 | Lucas Di Grassi | Cupra |
13 | António Félix da Costa | Porsche |
16 | Sebastien Buemi | Envision |
17 | Norman Nato | Andretti |
18 | Jehan Daruvala | Maserati |
21 | Nick de Vries | Mahindra |
22 | Oliver Rowland | Nissan |
23 | Sacha Fenestraz | Nissan |
25 | Jean-Eric Vergne | DS |
33 | Dan Ticktum | ERT |
37 | Nick Cassidy | Jaguar |
48 | Edoardo Mortara | Mahindra |
51 | Nico Muller | Cupra |
94 | Pascal Wehrlein | Porsche |