Fórmula E

Félix da Costa aponta baterias ao título mundial

O piloto português avança para a sua segunda época ao serviço da equipa Tag Heuer Porsche e parte com a ambição de lutar pelo título mundial, que já foi seu no ano em 2020.

carlos.sousa@autolook.pt

António Félix da Costa já está no México, onde este fim-de-semana se inicia a temporada 2024 do campeonato Mundial de Fórmula E. 2023 foi um ano de mudança para António Félix da Costa, que fez as malas da equipa DS, para ingressar na poderosa Porsche.

O piloto luso tardou algumas provas a ambientar-se com a sua nova equipa, mas a partir da 3ª prova começou a dar sinais do seu talento, alcançando uma vitória e dois pódios, num ano que AFC considerou de introdução a uma nova estrutura técnica.

Para este ano, o piloto de 32 anos quer iniciar forte a época e lutar para revalidar o título Mundial de Fórmula E, ele que já venceu este campeonato em 2020. A pré-temporada viu a Porsche bastante competitiva nos testes que tiveram lugar em Valência, mas a verdadeira competitividade das equipas apenas será real este fim-de-semana no México, quando todos mostrarem “o jogo”.

No seio da equipa Porsche reina um enorme espirito de equipa e de trabalho, depois de muitos dias de desenvolvimento no simulador, na preparação e evolução do monolugar Porsche 99X Electric Gen3.

Para a nova época de Fórmula E, as equipas apontadas como candidatas ao título são a Porsche, Jaguar, DS, Andretti, Envision e quem sabe a Mclaren ou até mesmo a Nissan. De facto o nível competitivo da Fórmula E é todas as marcas progrediram os seus carros para a nova época, pelo que apenas este fim-de-semana se terá uma ideia mais clara da ordem das equipas.

Para Félix da Costa, a palavra de ordem é o «foco e concentração máxima». «Trabalhámos muito na pré-época, penso que melhorámos o nosso carro nas áreas que mais nos afetavam a performance, portanto estamos otimistas quanto à nossa performance, mas todas as equipas deram seguramente um passo em frente também, pelo que este fim-de-semana é uma incógnita do que esperar».

«Do meu lado a ambição é a mesma de sempre, dar tudo o que tenho em pista, procurar lutar pelo título Mundial de Fórmula E, mas ser inteligente em corrida e saber quando é importante trazer pontos para casa e quando é altura de atacar para vencer. É esta a minha mentalidade para este fim-de-semana», acrescentou o piloto de Cascais.

É então no México, no circuito Hermanos Rodriguez que se dá o pontapé de saída da Fórmula E, um circuito com 2,63 km de perímetro, que conta com um total de dezanove curvas, com especial foco de interesse para a zona do estádio, onde se juntam vários milhares de espectadores nas bancadas. O traçado é um misto de retas grandes, com curvas apertadas e bem técnicas, pelo que o espetáculo é garantido para este fim-de-semana.

O programa desta primeira ronda do Mundial de Fórmula E tem início esta sexta-feira, com uma sessão única de treinos livres. No sábado, logo pela manhã, teremos nova sessão de treinos livres, seguida da qualificação, pelas 15h40, com transmissão na Eleven 4. Mais tarde, a partir das 19h30, terá lugar a corrida, com transmissão em direto no Eurosport 2 e também na Eleven 4.

CALENDÁRIO MUNDIAL DE FÓRMULA E DE 2024

A temporada de 2024 vai passar por 10 países, em sete meses, com a competição a arrancar este fim-de-semana na Cidade do México, para acabar, no derradeiro fim-de-semana de Julho, em Londres.

DATA PAÍS CIDADE
13 de Janeiro México Cidade do México
26 de Janeiro Arábia Saudita Diriyah
27 de Janeiro Arábia Saudita Diriyah
16 de Março Brasil São Paulo
30 de Março Japão Tóquio
13 de Abril Itália Misano
14 de Abril Itália Misano
27 de Abril Mónaco Monte Carlo
11 de Maio Alemanha Berlim
12 de Maio Alemanha Berlim
25 de Maio China Xangai
26 de Maio China Xangai
29 de Junho Estados Unidos Portland
30 de Junho Estados Unidos Portland
30 de Julho Inglaterra Londres
31 de Jullho Inglaterra Londres

PARTICIPANTES

N.º PILOTO CARRO
1 Jack Dennis Andretti
2 Stoffel Vandoorne DS
3 Sergio Sette-Câmara ERT
4 Robin Frijns Envision
5 Jake Hughes McLaren
7 Max Gunther Maserati
8 Sam Bird McLaren
9 Mitch Evans Jaguar
11 Lucas Di Grassi Cupra
13 António Félix da Costa Porsche
16 Sebastien Buemi Envision
17 Norman Nato Andretti
18 Jehan Daruvala Maserati
21 Nick de Vries Mahindra
22 Oliver Rowland Nissan
23 Sacha Fenestraz Nissan
25 Jean-Eric Vergne DS
33 Dan Ticktum ERT
37 Nick Cassidy Jaguar
48 Edoardo Mortara Mahindra
51 Nico Muller Cupra
94 Pascal Wehrlein Porsche

 

 

 

 

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *