Fórmula E

Jack Dennis tem o título praticamente na mão

Depois de ter perdido o confronto de sábado para Mitch Evans, o piloto inglês Jack Dennis e a equipa Avalanche Andretti redimiram-se este domingo vencendo a segunda corrida do fim de semana do Roma Eprix.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

A duas corridas do final do campeonato, que termina dentro de 15 dias, com uma jornada dupla em Londres, Jack Dennis (Andretti), vencedor da segunda corrida em Roma, tem 24 pontos de avanço sobre o neo-zelandês Nick Cassidy (Envision).

O piloto inglês pode gerir nas duas corridas que faltam, a ter lugar na capital inglesa e, com isso, garantir a conquista do ceptro no primeiro compromisso se as circunstâncias se conjugarem.

Quando se esperava uma luta intensa entre Jack Dennis, Nick Cassidy e o neo-zelandês Mitch Evans (Jaguar), que partiam como potenciais candidatos ao título e se esperava que saíssem de Roma com uma grande proximidade pontual, um erro de Mitch Evans “matou” essa expectativa.

Jack Dennis e Nick Cassidy partiam da primeira linha da grelha e Mitch Evans da segunda, mas depressa chegou ao terceiro lugar, o que deixava antever uma corrida emotiva.

Só que, na terceira volta, Mitch Evans falhou a travagem e o Jaguar subiu por cima do Envision, cujo piloto teve de recorrer à escapatória para regressar à pista no final do pelotão e recuperar até ao 14.º lugar. Enquanto isso, o piloto da Jaguar chegava às “boxes”, a equipa tentou reparar os estragos e Mitch Evans voltou à pista, mas regressou às “boxes” de forma definitiva.

Com tudo isto Jack Dennis ficou no comando e teve de defender a vitória dos ataques do inglês Sam Bird (Jaguar), companheiro de equipa de Mitch Evans, que tudo fez para “roubar” pontos ao inglês.

Contudo, Sam Bird acabou por terminar em terceiro, atrás do francês Norman Nato (Nissan), que aproveitou a ida do inglês ao “Attack Mode” para ascender ao segundo lugar e mantê-lo até à bandeira de xadrez, apesar de estar nos limites da energia.

António Félix da Costa (Porsche) ficou fora dos pontos, depois de ter estado grande parte da corrida em lugares pontuáveis, mas ao falhar uma travagem, foi à escapatória e perdeu posições, para mais tarde “apertar” o brasileiro Lucas Di Grassi (Mahindra), com os carros a “tocarem-se” e o brasileiro a abandonar e o português a acabar fora dos pontos.

CLASSIFICAÇÕES

CORRIDA – 1.º, Jake Dennis (Andretti), 24 voltas (79,800km), em 45’04,323”; 2.º, Norman Nato (Nissan), a 3,105”; 3.º, Sam Bird (Jaguar), a 3,633”; 4.º, Edoardo Mortara (Maserati), a 4,357”; 5.º, Sébastien Buemi (Envision), a 5,004”; 6.º, Max Gunther (Maserati), a 5.403”; 7.º, Pascal Wehrlein (Porsche), a 11,586”; 8.º, Stoffel Vandoorne (DS), a 11,951”; 9.º, Dan Ticktum (Nio), a 12,563”; 10.º, Nico Muller (Cupra), a 13,313”; …; 12.º, António Félix da Costa (Porsche), a 18,034”. Classificaram-se mais quatro pilotos

CAMPEONATOS

PILOTOS – 1.º, Jake Dennis, 195 pontos; 2.º, Nick Cassidy, 171, 3.º, Mitch Evans, 151; 4.º, Pascal Werhlein, 146; 5.º, Jean-Eric Vergne, 107; 6.º, Max Gunther, 101; 7.º, António Félix da Costa, 93; 8.º, Sébastien Buemi, 82; 9.º, Sam Bird, 77; 10.º, Norman Nato, 47; 11.º, Stoffel Vandoorne, 46; 12.º, Jake Hughes, 46; 13.º, René Rast, 40; 14.º, Sacha Fenestraz, 32; 15.º, Edoardo Mortara, 29; 16.º, Lucas Di Grassi, 24; 17.º, André Lotterer, 23; 18.º, Dan Ticktum, 20; 19.º, Sérgio Sette Câmara, 14; 20.º, Nico Muller, 11; 21.º, Oliver Rowland, 9; 22.º, Robin Frijns, 6;

EQUIPAS – 1.º, Envision Racing, 253 pontos; 2.º, TAG Heuer Porsche Formula E Team, 239; 3.º, Jaguar TCS Racing, 228; 4.º, Avalanche Andretti Formula E, 218; 5.º, DS Penske, 153; 6.º, Maserati MSG Racing, 130; 7.º, Neon McLaren Formula E Team, 86; 8.º, Nissan Formula E Team, 79; 9.º, NIO 333 Racing, 34; 10.º, Mahindra Racing, 33; 11.º, ABT Cupra Formula E Team, 17

Próxima prova – Hankook London E-Prix, dia 29 de Julho,

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *