RALIS

Portugal na Taça do Mundo FIA de Eco-Rali

O Oeiras Eco Rali disputa-se de 5 a 7 de abril e o Azores eRali de 27 a 28 de abril. A Eco-R, a Taça do Mundo de novas energias da FIA, arranca a 25 de janeiro, com o Ostersund Winter Eco Rali, na Suécia.

carlos.sousa@autolook.pt

Portugal vai acolher, pela primeira vez, duas provas da Taça do Mundo de Eco-Rali da Federação Internacional do Automóvel (FIA), anunciou hoje a organização do Campeonato de Portugal de Novas Energias.

Ao Eco Rali Portugal, disputado em Oeiras, e que já fazia parte do calendário oficial da FIA, junta-se agora a este campeonato internacional o Azores Eco Rali, com ambas as provas a terem lugar no mês de abril. O Oeiras Eco Rali disputa-se de 5 a 7 de abril e o Azores eRali de 27 a 28 de abril.

Para Paulo Almeida, promotor do Campeonato de Portugal de Novas Energias, «este não é só o reconhecimento do projeto iniciado em 2018, em Oeiras, mas também do trabalho encetado em 2021 com o Grupo Desportivo Comercial, que organiza o Azores Eco Rali e que soube interpretar o caminho a seguir na preparação e organização de um evento inovador no mundo do desporto motorizado».

Já Rui Moniz, presidente do Grupo Desportivo Comercial, manifesta a sua «satisfação pela confiança que a FIA mostrou ao integrar o Azores Eco Rali num campeonato com vários países candidatos».

«Este evento vai permitir a promoção dos Açores em novos segmentos de público, com maior apetência em conhecer destinos empenhados em promover processos de sustentabilidade nas suas atividades e no seu quotidiano, como é o caso da região, o primeiro arquipélago do mundo certificado como destino turístico sustentável, numa simbiose perfeita entre as pessoas e a fantástica natureza que nos rodeia», frisou Rui Moniz.

A Eco-R, a Taça do Mundo de novas energias da FIA, arranca a 25 de janeiro, com o Ostersund Winter Eco Rali, na Suécia. Segue-se o Eco Rali da Comunidade Valenciana, em Espanha, de 16 a 18 de fevereiro, antes do Rali Novas Energias, na República Checa.

Este campeonato ruma, então, a Portugal, com o Oeiras Eco Rali, de 5 a 7 de abril, antes do Azores eRali, a 27 e 28 de abril. Seguem-se a Bélgica (24 e 25 de maio), Islândia (7 e 8 de junho), Eslovénia (20 e 21 de setembro), Espanha novamente (27 a 29 de setembro), Monte Carlo (26 a 20 de outubro) e Itália (9 e 10 de novembro). O calendário já foi aprovado pelo Conselho Mundial da FIA.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *