Ferrari apresenta argumentos à Red Bull
O primeiro treino livre do Grande Prémio de Itália ficou marcado com a volta mais rápida de Max Verstappen, com 1m22,657s, superando Carlos Sainz por 0.046 segundos, ambos com pneus duros.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Afinal a nova decoração dos Ferrari, para além do apoio dos “tiffosi”, ajudou os pilotos da marca de Maranello a fazerem jogo igual com os “Red Bull boys”, na primeira sessão de treinos livres, no traçado italiano de Monza.
É que se o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) confirmou o domínio que tem exercido ao longo da temporada e o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) garantiu o terceiro tempo, Carlos Sainz (Ferrari) intrometeu-se entre os dois pilotos da marca de bebidas energéticas.
O piloto espanhol foi batido por escassos 0,046”, enquanto o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) garantiu o quarto tempo, o que faz aumentar as esperanças dos “tiffosi” de verem um carro vermelho no pódio, de preferência no lugar mais alto.
No lote dos 10 mais rápidos figuram, ainda, os dois Mercedes, cujos pilotos foram confirmados para o próximo ano, com Lewis Hamilton a manter o lugar até 2025, que completam o lote de equipas que viu os seus pilotos colocarem os seus carros no “top ten”.
O inglês George Russell (Mercedes) garantiu o quinto tempo, enquanto o seu compatriota Lewis Hamilton (Mercedes) foi oitavo, com o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) e o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) a separarem os dois pilotos da marca da estrela.
O japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda) e o tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes) completaram os 10 primeiros da tabela de tempos.
O neozelandês Liam Lawson (Alpha Tauri/Honda), que volta a ocupar o lugar do australiano Riccardo Patrese, foi 13.º e o brasileiro Felipe Drugovich (Aston Martin/Mercedes), que, na primeira sessão, conduziu o carro do canadiano Lance Stroll, foi 18.º, à frente do dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) e do chinês Guanyu Zhou (Alfa Romeo/Ferrari).
TEMPOS DO TREINO
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | TREINO |
Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | 1’22,657″ |
Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’22,703″ |
Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | 1’22,834″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’22,966″ |
George Russell | Mercedes W14B | Mercedes | 1’23,189″ |
Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’23,214″ |
Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’23,241″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W14B | Mercedes | 1’23,269″ |
Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’23,271″ |
Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | 1’23,444″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’23,446″ |
Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | 1’23,661″ |
Liam Lawson | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’23,833″ |
Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | 1’23,931″ |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’23,952″ |
Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | 1’24,067″ |
Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | 1’24,090″ |
Felipe Drugovich | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’24,140″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | 1’24,217″ |
Gaunyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’24,232″ |