MOTOS

Afonso Gomes o mais jovem campeão de SX2

Contra factos não há argumentos. O jovem piloto de Coimbra já tinha dado a entender, na Poutena, que estava na rota do título de campeão nacional de supercross na categoria SX2.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: LUÍS DUARTE / FMP

Está finalmente encontrado o novo campeão nacional de supercross, versão 2023, na categoria SX2. A proeza é do conimbricense Afonso Gomes, um jovem que foi uma estrela cintilante na noite de Fafe e que levou ao rubro milhares de pessoas que se posicionaram em torno do traçado do altar minhoto.

Tratou-se de uma façanha que ficou ainda selada como o mais jovem piloto campeão nacional de SX2 de sempre: 16 anos, 11 meses e 16 dias. O piloto da Yamaha já tinha deixado a sua marca na Poutena, nos arredores de Anadia, em que bastaria controlar as operações na cidade de Fafe para “dar música” aos seus adversários e proporcionar uma noite dançante com o “vira minhoto”.

Foi exatamente isso que aconteceu. Afonso Gomes “puxou dos galões” para orquestrar uma corrida sem correr riscos desnecessários – o piloto de Coimbra dispunha de 13 pontos de vantagem para o segundo classificado, na circunstância Fábio Costa e 14 para Ricardo Freire – pelo que optou por uma prova tranquila.

Fábio Costa primou pela ausência devido ter sofrido uma queda nos treinos cronometrados na Poutena aos comandos da sai GasGas, resultando a fratura de três costelas e um pulmão perfurado. Um contratempo que não estava nos planos do jovem piloto da Lourinhã, até porque vinha de um registo de verdadeiramente apoteótico, com três vitórias em outras tantas corridas, ficando impossibilitado de renovar o ceptro.

Perante este cenário, Afonso Gomes não desperdiçou a oportunidade de alcançar o título a seu bel-prazer, necessitando apenas de controlar os movimentos do piloto da Figueira da Foz, Ricardo Freire, o sei mais direto opositor. Em caso de vitória deste – como acabou por acontecer – ao piloto de Coimbra bastava ficar no degrau mais baixo do pódio para festejar com pompa e circunstância.

Fábio Costa foi campeão nacional o ano passado com 17 anos e 2 meses de idade. Já o piloto de Coimbra fê-lo com 16 anos, 11 meses e 16 dias, passando a ser o jovem campeão desta categoria.

Em Fafe, o jovem piloto figueirense, Ricardo Freire, acabou por vencer justamente e sagrar-se vice-campeão nacional da categoria, fruto de uma corrida brilhante e sem erros aos comandos de uma KTM, cabendo ao leiriense Pedro Rino, também numa moto da marca austríaca, terminar na segunda posição.

Martim Palma encerrou a participação no nacional de suprecross na categoria SX2 na quarta posição – tanto na corrida como campeonato, enquanto Alex Almeida fechou o “top five”. Francisco Salgueiro Jr., Valentin Missiaen, Dinis Sousa, Carlos Silva e Bernardo Lopes foram os pilotos que terminaram, por esta ordem, na prova fafense.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *