Max Verstappen conquista “pole position”
O neerlandês conquistou a sétima “pole” da temporada no Grande Prémio da Grã-Bretanha, com o tempo de 1m26,720s, deixando o britânico Lando Norris (McLaren) em 2.º, a 0,241s, com o australiano Óscar Piastri (McLaren) em 3.º, a 0,372s.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Se nos treinos livres o desempenho da Williams foi surpresa, com o tailandês Alexander Albon (Wiliams/Mercedes) e o americano Logan Sargeant (Williams/Mercedes) a estarem de forma consistente no lote dos 10 mais rápidos, na qualificação foi a McLaren a surpreender.
O inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) e o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), colocaram-se, respetivamente, na segunda e terceira posições da grelha, atrás do neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) a garantia a quinta “pole position” consecutiva.
Esta foi a sétima “pole position” em 10 corridas realizadas na temporada para Max Verstappen – o Grande Prémio de Emilia-Romagna, na sexta ronda, foi cancelado, pelo que só se realizaram 10 das 11 provas –, a 27.ª da carreira.
«Sabemos que temos um carro rápido, pelo que temos de ir a 100%», frisou Max Verstappen, no final de uma sessão. A qualificação começou com o asfalto molhado, mas a secar, uma vez que a chuva diminuiu de intensidade, o que tornava determinante o momento em que cada piloto estava em pista, tornando os derradeiros minutos de cada fase de qualificação determinantes para a definição das posições na grelha de partida.
O inglês Lewis Hamilton (Mercedes) foi o primeiro a apanhar um “susto”; quando, logo na primeira volta da Q1, saiu da pista em “Stowe”, mas conseguiu regressar e manter-se na corrida por um lugar na Q2.
Menos sorte teve o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) que, a pouco mais de três minutos do final da sessão, ficou parado na pista, por o motor ter deixado de funcionar o que o relegou para a derradeira posição da grelha.
Quando a via das “boxes” voltou a abrir, os pilotos tinham tempo para uma volta lançada, com o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) a não conseguir passar à Q2 e com Max Verstappen a danificar a asa dianteira, ao embater no degrau do muro das boxes”.
Tudo aconteceu uando saiu da “box”, mas com a equipa a substituir a asa danificada e o piloto a sair para a pista para ficar com o quinto tempo, numa tabela que tinha Lando Norris no topo.
Na Q2, o neerlandês regressou ao topo da tabela, já à frente dos dois pilotos da McLaren, com Oscar Piastri a bater Lando Norris, ao contrário do que sucederia na Q3.
Finalmente, na Q3, na derradeira volta, Max Verstappen conseguiu garantir a “pole”, depois de Oscar Piastri e Lando Norris terem por lá passado. O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) e George Russell (Mercedes), a colocarem-se nos lugares seguintes, com o tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes), a confirmar o excelente fim-de-semana que está a ter. O espanhol Fernando Alonso (Aston/Martin/Mercedes) e o francês Pierre Gasly (Alpine/Renault) a completarem o lote de pilotos que chegou à Q3.
Este domingo disputa-se a corrida do GP da Grã-Bretanha. Max Verstappen chega a esta prova na liderança do campeonato, com 229 pontos, contra os 148 de Sérgio Pérez, que é segundo.
GRELHA DE PARTIDA
Max Verstappen | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’26,720″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’26,901″ | |
Oscar Piastri | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’27,092″ | |
Charles Leclerc | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’27,136″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’27,148″ | |
George Russell | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’27,155″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’27,211″ | |
Alexander Albon | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’27,530″ | |
Fernando Alonso | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’27,659″ | |
Pierre Gasly | |
Alpine A523/Renault | |
1’27,689″ | |
Nico Hulkenberg | |
Haas VF-23/Ferrari | |
1’28,896″ | |
Lance Stroll | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’28,935″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A523/Renault | |
1’28,956″ | |
Logan Sargeant | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’29,031″ | |
Valtteri Bottas | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
sem tempo | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’29,968″ | |
Yuki Tsunoda | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’30,025″ | |
Guanyu Zhou | |
Alfa Romeo C43/Ferrari) | |
1’30,123″ | |
Nyck De Vries | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’30,513″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas VF23/Ferrari | |
1’32,378″ |