FÓRMULA 1

Muitas novidades em perspectiva em Silverstone

O Grande Prémio de Inglaterra é sempre aquela prova em destaques do calendário de Fórmula 1, realizado este fim de semana no histórico Circuito de Silverstone, atraindo fãs de todo o mundo para testemunhar este emocionante evento desportivo.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O facto do Circuito de Silverstone, palco do Grande Prémio de Inglaterra, estar a poucos quilómetros das bases da maior parte das equipas, faz com que tudo aponte para novidades, cujo o efeito só será conhecido depois de testadas em pista, em quase todas elas.

Mercedes, Aston Martin e McLaren poderão ser as que mais alterações poderão apresentar, na tentativa de neutralizar o domínio, esmagador, que a Red Bull tem exercido, mas esta também não está parada e também ela deverá surgir com novidades.

Mas longe do traçado inglês, a Ferrari, que no Red Bull Ring, traçado rápido como o inglês, conseguiu dar um passo em frente, poderá igualmente surpreender, tanto mais que o trabalho desenvolvido nos últimos tempos parece estar a ir no caminho certo, embora, ainda, não chegue para ganhar.

Novidade para todas as equipas serão os novos pneus Pirelli, testados nos treinos para o Grande Prémio de Espanha, no traçado de Barcelona, que, segundo os responsáveis da marca italiana, permitem manter as pressões dos pneus quase inalteradas.

Os pneumáticos foram concebidos para suportar as exigências do traçado inglês, onde a Pirelli permanecerá mais dois dias para testar o desenvolvimento dos pneus “slicks”, sem cobertura de aquecimento, para o que contará com a colaboração de Red Bull, Haas e Williams.

Décima prova da temporada persiste a dúvida de saber quem bate a Red Bull, que soma nove vitórias em Grandes Prémios e duas nas corridas “Sprint”, com o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) a conseguir levar a melhor sobre o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) na Arábia Saudita e no Azerbeijão, onde fez o pleno ao vencer a Corrida “Sprint” e o Grande Prémio.

Mas, apesar de dispor de material igual ao do seu colega de equipa, o mexicano tem estado demasiado longe do neerlandês para lhe dar luta, tornando as corridas monótonas no que diz respeito à luta pela vitória mas com enorme emoção no que diz respeito às lutas no meio do pelotão.

Num traçado rápido, como o de Silverstone, não surpreenderá que os Red Bull “disparem” na frente, com as atenções a centrarem-se na luta pelo derradeiro lugar do pódio para o qual não faltam candidatos.

O mais assíduo tem sido o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), que esteve lá por seis vezes, que terá nos ingleses Lewis Hamilton (Mercedes) e George Russell (Mercedes), no monegasco Charles Leclerc (Ferrari) e no seu compatriota Carlos Sainz (Ferrari) os seus mais directos adversários.

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 229 pontos; 2.º, Sergio Perez, 148; 3.º, Fernando Alonso, 131; 4.º, Lewis Hamilton, 106; 5.º, Carlos Sainz, 82; 6.º, Charles Leclerc, 72; 7.º, George Russell, 72; 8.º, Lance Stroll, 44; 9.º, Esteban Ocon, 31; 10.º, Lando Norris, 24; 11.º Pierre Gasly, 16; 12.º, Nico Hulkenberg, 9; 13.º, Alexander Albon, 7; 14.º, Oscar Piastri, 5; 15.º, Valtteri Bottas, 5; 16.º, Guanyu Zhou, 4; 17.º, Yuki Tsunoda, 2; 18.º, Kevin Magnussen, 2

CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 377 pontos; 2.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 178; 3.º, Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team, 175; 4.º, Scuderia Ferrari, 154; 5.º, BWT Alpine F1 Team, 47; 6.º, McLaren F1 Team, 29; 7.º, MoneyGram Haas F1, 11; 8.º, Alfa Romeo F1 Team ORLEN, 9; 9.º, Williams Racing, 7; 10.º, Scuderia Alpha Tauri, 2.

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