WRC

Ogier lidera no Quénia em dia de domínio Toyota

O piloto francês lidera o Rali do Quénia, sétima prova do campeonato do mundo, após o primeiro dia completo da competição. Sébastien Ogier ainda apanhou um susto quando um problema no sistema híbrido do seu Yaris lhe fez perder nove segundos.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

A dureza do “Safari” faz parte da história da prova, com a vitória a depender muito mais de uma cuidada gestão das dificuldades do que da velocidade imprimida, nos tempos dos “quilómetros roubados” e nas especiais tradicionais, que existem desde 2021.

Esse tem sido o cuidado do francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) que, até agora, escapou aos furos e aos problemas de suspensão, que têm afectado alguns dos seus adversários.

Para já a Toyota continua a monopolizar o pódio provisório, com o finlandês Kalle Rovampera (Toyota GR Yaris Rally1) e o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) a manterem a perseguição do francês.

Agora existe a curiosidade de saber se a equipa vai deixar Sébastien Ogier vencer ou se, numa jogada táctica, vai permitir o triunfo do finlandês, a sua arma para a conquista do título.

Sébastien Ogier ainda apanhou um susto ao final da manhã, quando um problema no sistema híbrido do seu Yaris lhe fez perder nove segundos e reduziu os 11,8 segundos de vantagem que detinha para os 2,5 com que terminou a manhã face a Rovanperä.

No entanto, na secção da tarde, Ogier apostou em levar apenas um pneu suplente e recuperou a margem de segurança face aos companheiros de equipa: «Foi um dia bom. Tirando o problema com o sistema híbrido de manhã, tivemos um dia perfeito», sublinhou o líder da prova.

A tarde foi penalizadora para o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1), que começou por acertar numa zebra, na primeira especial e furou na última, e para o francês Pierre-Louis Loubet (Fiord Puma Rally1), vítima de dois furos, que o atrasaram e o relegaram para o oitavo lugar, a mais de sete minutos do seu compatriota que comanda a prova.

Também o estónio Ott Tänak (Ford Puma Rally1), que começou o dia na liderança, atrasou-se irremediavelmente devido a um furo ainda na parte da manhã, que lhe custou mais de dois minutos. Ott Tänak é, agora, nono, a 2m26,4s do comandante.

Por sua vez, foi a suspensão a forçar ao abandono do belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), que estava a ser o mais sério opositor por pilotos da Toyota, e o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia Rally2 Evo), que perdeu o comando entre os RC2, que foi herdado pelo neerlandês Grégoire Munster (Ford Rally2), que termina o dia com 26,4” de vantagem sobre o polaco Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia Rally2).

Para este sábado, nova dupla passagem por três especiais, Soysambu (29,32 km), Elmenteita (15,08 km) e Sleeping Warrior (31,04 km), a mais longa, que dada a extensão pode provocar “dores de cabeça” acrescidas, como sucedeu, hoje, com as passagens por Kedong (30,62 km).

Classificação após sete especiais – 1.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), 1.14,38,7”; 2.º, Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 23,8”; 3.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 43,5”; 4.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1), a 54,0”; 5.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’19,4”; 6.º, Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), a 1’28,4”; 7.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1), a 3’03,3”; 8.º, Pierre-Louis Loubet/Nicolas Giilsoul (Ford Puma Rally1), a 7’04,9”; 9.º, Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Fiesta Rall2y2), a 8’50,7” (1.º RC2); 10.º, Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 9’17,1”.

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