MotoGP

Marco Bezzecchi fez o melhor tempo…

Miguel Oliveira caiu na 10.ª curva do circuito germânico de Sachsenring, quando faltavam cerca de 15 minutos para o final da segunda de duas sessões de treinos livres, fechando o dia na 15.ª posição.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Com a pista seca, as posições definirem-se nos derradeiros minutos, depois da sessão ter sido interrompida a escassos três minutos do final, quando o espanhol Marc Marquez (Honda) caiu e a moto acertou na Ducati do francês Johann Zarco.

Os dois pilotos a ficarem no chão, com o francês a ficar queixoso, embora recuperado, tenha visitado o centro médico do traçado.

Quando a pista foi aberta para as derradeiras duas voltas, o espanhol Aleix Espargaro (Aprilia) começou por ser o primeiro a “saltar” para o top da tabela de tempos, mas primeiro o seu compatriota Jorge Martin (Ducati) desalojou-o do primeiro lugar e logo a seguir o italiano Marco Bezzecchia (Ducati) bateu o tempo que Jorge Martin tinha efectuado e assegurou o melhor tempo da sessão.

Sem surpresa a Ducati dominou a sessão ao colocar três motos, nas quatro primeiras posições, com Aleix Espargaro a impedir o 1 – 2 – 3 da marca italiana. O português Miguel Oliveira (KTM) ocupava a quarta posição, mas uma queda, sensivelmente a meio da sessão, fê-lo não voltar à pista e ir descendo até ao 13.º lugar em que terminou a sessão e que o vai obrigar a participar na Q1.

A chuva, que perturbou a sessão de Moto3, parou e, na sessão de Moto2, o asfalto foi secando, o que permitiu a alguns pilotos usarem, nos derradeiros minutos, pneus para piso seco, com o italiano Tony Arbolino (Kalex) a registar a melhor marca, mas sem fazer melhor do que o espanhol Pedro Acosta (Kalex) havia efectuado na sessão da manhã.

Como curiosidade refira-se que o facto do comandante do campeonato ter usado pneus para piso seco, o que lhe permitiu fazer o melhor tempo da sessão, ter feito com 15 dos 30 pilotos não se classificassem por terem excedido o limite máximo de tempo.

A chuva marcou a segunda sessão de treinos livres, com nenhum piloto a melhorar os seus tempos, acabando por ser o italiano Matteo Bartelle (Honda) a registar o melhor tempo, com os pilotos a serem cerca de 15” mais lentos que na sessão da manhã.

A sessão seria interrompida, sensivelmente a meio, em consequência da queda do inglês Scott Ogden (Honda), com a moto a bater na almofada de ar que protege os “rails”, que teve de ser substituída.

No conjunto das duas sessões o japonês Ayumu Sasaki (Husqvarna) o único a chegar ao segundo “25” na primeira sessão, garantiu o melhor tempo do dia.

MELHORES TEMPOS

MOTOGP – Marco Bezzecchi (Ducati), 1’20,271”; Jorge Martin (Ducati), 1’20,311”; Aleix Espargaro (Aprilia), 1’20,352”; Francesco Bagnaia (Ducati), 1’20,371”; Jack Miller (KTM), 1’20,420”; Fabio Quartararo (Yamaha), 1’20,623; Luca Marini (Ducati), 1’20,639; Enea Bastianini (Ducati), 1’20,657”; Alex Marquez (Ducati), 1’20,671”; Brad Binder (KTM), 1’20,765”; …; Miguel Oliveira (KTM), 1’20,862”. Treinaram mais sete pilotos

MOTO2 – Tony Arbolino (Kalex), 1’26,859”; Fermin Aldeguer (Boscoscuro), 1’27,107”; Somkiat Chantra (Kalex), 1’27,152”; Marcos Ramirez (Forward), 1’27,420”; Barry Baltus (Kalex), 1’27,466”; Sam Lowes (Kalex), 1’’28,430”; Joe Roberts (Kalex), 1’28,800”; Lukas Tulovic (Kalex), 1’28,865”; Celestino Vietti (Kalex), 1’29,074”; Lorenzo Dalla Porta (Forward), 1’29,442”. Treinaram mais 20 pilotos

MOTO3 – Matteo Bertelle (Honda) 1’38,972”; Adrian Fernandez (Honda), 1’39,364”; Deniz Öncü (KTM), a 1’39,440”; Mario Aji (Honda), 1’39,529”; Andrea Migno (KTM), 1’39,857”; Diogo Moreira (KTM), 1’39,970”; Ryusei Yamanaka (GasGas), 1’40,189”; Xavier Artiga (CFMoto), 1’40,201”; Stefano Nepa (KTM), 1’40,278”; David Alonso (GasGas), 1’40,291”. Treinaram mais 19 pilotos.

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