RALIS

Candidatos não faltam no Rally de Lisboa

São 69 equipas que alinham, este fim-de-semana, na terceira edição do Rally de Lisboa, com o vencedor a levar para casa a Taça de Portugal de Ralis, o que atraiu as melhores duplas nacionais para dois dias de competição que prometem ser emotivos.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

A prova conta, ainda, para o Toyota Gazoo Racing Iberian Cup e para o International Iberian Rally Trophy o que vai implicar duelos intensos pelas várias classificações, com o facto de a prova, por não atribuir pontos, permitir aos pilotos prescindirem de “jogadas tácticas”, existentes quando estão em causa os pontos do campeonato, e andarem “a fundo” em busca da vitória.

Em acção vão estar aqueles que discutem o Campeonato de Portugal, como é o caso de Armindo Araújo (Skoda Fabia RS), que estreia o seu novo carro, Miguel Correia (Skoda Fabia R5 Evo), Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2) a que se juntam os açorianos Luís Miguel Rego (Skoda Fabia R5 Evo) e Ruben Rodrigues (Citroën C3 Rally2) e o regressado Rui Madeira (Citroen C3 R5), penalizado pelo facto de só competir de forma esporádica, devendo sair deste lote os ocupantes do pódio final.

A dupla Ricardo Teodósio e José Teixeira vai defender o título de vencedores da Taça de Portugal de Ralis, em Lisboa. Os algarvios que o ano passado triunfaram na competição organizada pela FPAK, vão marcar presença no evento disputado na capital ao volante do Hyundai i20 N Rally2 com objetivos bem definidos, e com foco já na fase de asfalto do Campeonato Portugal de Ralis.

Em termos de Toyota Gazoo Iberian Cup, trata-se da quarta prova da temporada, depois do Rally Serra de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto, do Rally da Auga e do Rali Terras d’Aboboreira,.

A competição reúne 12 equipas, com o boliviano Bruno Bulacia (Toyota GR Yaris RZ), vencedor em Amarante, a defender o comando da competição, onde os portugueses ainda não venceram, com os restantes triunfos a pertencerem aos espanhóis Sergi Francoli, em Fafe, e Daniel Berdomás, no Auga, com Ricardo Costa a ser o português mais bem classificado e aquele que mais luta tem dado aos pilotos espanhóis.

No que diz respeito ao International Iberian Trophy, o Rally de Lisboa sucede ao Rallye Sierra Morena, onde só participaram pilotos espanhóis, que foi ganho por Jan Solans (Skoda Fabia RS Rally2), mas, desta vez, a vitória será portuguesa, por os espanhóis não comparecerem.

Com o centro nevrálgico da prova a transferir-se do Parque das Nações para a Doca de Pedrouços e com a partida e chegada a terem lugar junto ao Monumento aos Descobrimentos, a prova arranca este sábado com sete provas de classificação.

Uma dupla passagem pelas especiais de Vila Franca de Xira (8,66 km – 10h18 e 15h17), uma novidade, Alenquer (16,43 km – 10h41 e 15h40), a mais extensa, e Vinhos de Lisboa (5,26 km – 11h34 e 17h21) e uma passagem pela histórica classificativa de Montejunto (9,08 km – 16h38).

No domingo, os concorrentes percorrem mais três especiais – Loures, a segunda novidade (5,34 km – 10h28). Transgrua (15,97 km – 11h16) e Esc Online (9,77 km – 12h04)

Classificação do Toyota Gazoo Iberian Cup – 1.º, Bruno Bulacia, 54 pontos; 2.º, Sergi Francoli, 52; 3.º, Ricardo Costa, 52; 4.º, Alberto Monarri, 44; 5.º, Daniel Berdomás, 33; 6.º, Pedro Lago Vieira, 28; 7.º, Jean-Michel Raoux, 24; 8.º, Miguel Campos, 21; 9.º, José Carlos Mulero, 21; 10.º, Javier Villa, 18; 11.º, Pierre Lafay, 17; 12.º, Albert Llovera, 16; 13.º, Isaac Vera, 15; 14.º, Joan Sabater, 8; 15.º, Emmanuel Gascou, 7.

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