Francesco Bagnaia repõe a ordem em… “casa”
Piloto italiano não defraudou os seus compatriotas e conduziu a Ducati ao topo da classificação na segunda sessão de treinos livres para o Grande Premio de Itália em MotoGP.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Décimo-sexto na sessão de abertura, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) instalou-se no topo da tabela de tempos na segunda sessão, ao bater o seu compatriota Marco Bezzecchi (Ducati), o seu mais directo perseguidor no campeonato, por 0,063 segundos.
Já o espanhol Alex Rins (Honda) registou o terceiro tempo, à frente do sul-africano Brad Binder (KTM), os únicos que conseguiram contrariar o domínio dos pilotos da Ducati, que ocupam sete das cinco primeiras posições da tabela de tempos.
Em fase de recuperar o ritmo de corrida e tendo de suportar algumas dores, o português Miguel Oliveira (KTM) subiu três lugares, de 21.º para 18.º, e terminou o dia no 20.º posto da tabela a menos de um segundo do 10.º posto, que garante acesso directo à Q2.
Tal como sucedeu com Deniz Öncü em Moto3, também em Moto2, o mais rápido na primeira sessão, o espanhol Pedro Acosta (Kalex), voltou a colocar-se no topo da tabela de tempos, mas, desta vez, à frente do seu compatriota Alonso Lopez (Boscoscuro).
Por seu turno, o inglês Jake Dixon (Kalex) a fechar o lote dos três primeiros, à frente do italiano Tony Arbolino (Kalex), que defende, “em casa, comanda o campeonato
O turco Deniz Öncü (KTM) revelou-se intocável ao longo do primeiro dia de treinos no traçado de Mugello e voltou a ser o mais rápido, na segunda sessão de treinos livres, de novo, à frente do japonês Ayumu Sasaki (Husqvarna) e do espanhol Jaume Masia (Honda), o que permitiu que, de novo, houvesse motos de três marcas diferentes nas três primeiras posições.
De assinalar que o japonês juntou-se ao turco no segundo “56”, algo que não tinha acontecido na sessão inaugural.
MELHORES TEMPOS DOS TREINOS
MOTOGP – Francesco Bagnaia (Ducati), 1’45,436”, Marco Bezzecchi (Ducati), 1’45,499”; Alex Rins (Honda), 1’45,517”; Brad Binder (KTM), 1’45,554”; Jorge Martin (Ducati), 1’45,570”; Enea Bastianini (Ducati), 1’45,635”; Johann Zarco (Ducati), 1’45,662”; Marc Marquez (Honda), 1’45,691”; Aleix Espargaro (Aprilia), 1’45,784”; Luca Marini (Ducati), 1’45,835”; …; Miguel Oliveira (Aprilia), 1’46,565”. Treinaram mais seis pilotos.
MOTO2 – Pedro Acosta (Kalex), 1’51,170”; Alonso Lopez (Boscoscuro), 1’51,406”; Jake Dixon (Kalex), 1’51,708”; Tony Arbolino Kalex), 1’51,703”; Celestino Vietti (Kalex), 1’51,850”; Manuel Gonzalez (Kalex), 1’51,884”; Ai Ogura (Kalex), 1’51,913”; Dennis Foggia (Kalex), 1’51,940”; Fermin Aldeguer (Boscoscuro), 1’51,949”; Joe Roberts (Kalex), 1’52,023”. Treinaram mais 21 pilotos.
MOTO3 – Deniz Öncü (KTM), 1’56,485”; Ayumu Sasaki (Husqvarna), 1’56,974”; Jaume Masia (Honda), 1’57,054”; Ivan Ortola (KTM), 1’57,138”; Scott Ogden (Honda), 1’57,221”; Romano Fenati (Honda), 1’57,441”; Filippo Farioli (KTM); 1’57,489”; Joel Kelson (CFMoto), 1’57,521”; Stefano Nepa (KTM), 1’57,525”; Taiyo Furusato (Honda), 1’57,594. Treinaram mais 19 pilotos.