WRC

Rovanperä lidera rali da Suécia após 1.ª especial

O campeão mundial em título gastou 3m23,3s para cumprir os 5,16 quilómetros do troço, marcado pela neve e pelo gelo, deixando o estónio Ott Tänak na segunda posição, a 1,2 segundos. O britânico Elfyn Evans foi o terceiro, a 3,1 segundos do companheiro de equipa, sofrendo um ligeiro toque na suspensão traseira.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Um pouco contra a expectativa, já que era admitido que, com a passagem dos carros, as condições aderência aumentassem, foi o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota GR Yaris Rally1), que abriu as hostilidades, a fazer o melhor tempo e a assumir o comando da prova sueca, ainda que, esta sexta-feira, quando voltar a abrir a estrada, a situação possa inverter-se.

Mas mais do que ter sido o mais rápido na Super Especial de abertura da prova sueca, o finlandês deixou o estónio Ott Tanak (Ford Puma Rally1) a 1,6 segundos, numa classificativa com pouco mais de cinco quilómetros, diferença significativa.

«Correu bem. Em algumas partes estava um pouco escorregadio, com neve solta. Não senti que estivesse a pilotar assim tão bem», comentou o mais jovem campeão mundial de sempre.

O inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) registou o terceiro tempo, mas perdeu 1,5 segundos para o estónio, impondo-se ao finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1), que foi o melhor dos pilotos da marca sul-coreana.

Já o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) registou o quinto tempo, mas a cinco segundos de Kalle Rovanperä, o que significa a perca de um segundo por quilómetro, situação que pode ser explicada pelo facto do belga, a padecer de uma constipação, a não estar nas condições físicas ideais para o que vai ter de enfrentar.

«Acho que fui cauteloso demais», admitiu Thierry Neuville, no final do troço. O português Hugo Magalhães, que navega o estónio Robert Virves (Ford Fiesta MKII), foi 23.º, a 17,8 segundos do vencedor.

Se entre os RC1, as diferenças foram significativas face à curta extensão do percurso, entre os RC2 deu-se o contrário, com os três primeiros – o finlandês Jari Huttunen (Skoda Fabia R5), o norueguês Ole Christian Veiby (VW Polo GTi R5) e o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) – a ficarem separados por um segundo e os seis primeiros por menos de dois o que deixa antever uma luta intensa, nos três dias que se seguem.

Esta sexta-feira, as equipas vão cumprir uma dupla passagem pelas especiais de Brattby (10,76 km), Sarsjoliden (14,23 km) e Botsmark (25,81 km), para terminarem o dia com a segunda passagem pela Super Especial Umea Sprint (5,16 km), que abriu a prova

CLASSIFICAÇÃO APÓS A PRIMEIRA ESPECIAL

1.º Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), 3’23,3”; 2.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1), 3’24,9”; 3.º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), 3’26,4”; 4.º Esapekka Kappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1), 3’27,2”; 5.º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), 3’28,3”; 6.º Takamoto Katsuta/Aaron Johnstone (Toyota GR Yaris Rally1), 3’28,9”; 7.º Craig Breen/James Fulton (Hyundai i20 N Rally1), 3’30,0”; 8.º Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1), 3’34,1”; 9.º Jari Huttunen/Antti Linnaketo (Skoda Fabia R5), 3’34,7” (1.º RC2); 10.º Ole Christian Veiby/Torstein Eriksen (VW Polo GTi R5), 3’35,6”.

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