AUTOLOOKNotícias Várias

Oficiais de prova FPAK evoluíram em Coimbra

As magníficas instalações do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra foi o cenário de excelência para o encerramento do plano de formação da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, no continente, rotulado com o selo de qualidade.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Cerca de centena e meia de oficiais de prova, de clubes ou a título individual, das diversas modalidades tuteladas pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) reuniram em Coimbra para a derradeira sessão de formação no que concerne ao continente, seguindo-se agora as ilhas da Madeira e Açores.

Na Cidade do Conhecimento, mais propriamente no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), os oficiais de prova, entregues ao conselho de comissários da FPAK – José Lopes (presidente), Pedro Rodrigues, Luís Tourais de Matos, Rui Carvalho e Vítor Costa –, adquirira saberes para colocar em prática nas organizações em que estejam envolvidos.

«Tratou-se de uma formação transversal, desde o estagiário ao oficial mais experiente, abordando as áreas desportivas e técnicas de todas as modalidades, com a finalidade de capacitar ainda mais os formandos, sobretudo aqueles que têm menos experiência», sublinhou o conimbricense Pedro Rodrigues.

Desde 2016 que não havia formação na Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, mas a aposta do presidente Ni Amorim passou sempre por retomar as formações, pelo que a reativação destas ações surgem agora com enorme entusiasmo, refletindo-se no enorme êxito verificado em Famalicão e Autódromo do Estoril, que culminou agora em Coimbra.

«Colmatar algumas falhas dos mais experientes devido à inatividade na área da formação nos últimos anos e integrar os novos elementos foi o grande objetivo do plano formativo que decorreu em Famalicão, Autódromo do Estoril e Coimbra», acrescentou Pedro Rodrigues.

Em Coimbra, a formação decorreu com todo o brilhantismo no Departamento de Engenharia Mecânica do ISEC. Para Pedro Rodrigues, o plano de formação «não poderá ter sido em outro local., com a curiosidade da estrutura federativa promover esta ação num local que diz muito ao desporto automóvel».

«Por um lado, fizemo-lo num local que se destina a formar engenheiros na área da mecânica e, por outro lado, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting tem o condão de promover o desporto automóvel nas mais diversas modalidades. Esta parceria, entre a FPAK e o ISEC, só foi possível graças à disponibilidade de Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra e figura reconhecida no Clube Automóvel do Centro, bem como pelo empenho de Mário Velindro (presidente do ISEC) e Fernando Simões (Departamento de Engenharia Mecânica do ISEC)», finalizou Pedro Rodrigues.

Ni Amorim presidiu a sessão encerramento em Coimbra, fazendo-se acompanhar de Jorge Conde, Mário Velindro, e pelos elementos que integram o conselho de comissários da FPAK, nomeadamente José Lopes, Pedro Rodrigues, Luís Tourais de Matos, Rui Carvalho e Vítor Costa.

 

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *