Montanha

Luís Nunes já domina na Serra da Estrela

O piloto do Skoda Fabia R5, da Nunes Sport, foi o mais forte das duas subidas que foram possíveis realizar durante a tarde deste sábado, cumpridas debaixo de chuva intermitente, mas forte, nevoeiro, a espaços, mas cerrado e pista muito molhada na maior parte do tempo, mas com uma variação constante de condições.

carlos.sousa@autolook.pt

José Rodrigues (Porsche 997 GT3 Cup)

O 1.º dia de competição da edição 2024 da Rampa Serra da Estrela Covilhã ficou marcada pelas difíceis condições meteorológicas que, apesar do esforço e talento do CAMI Motorsport, transformaram o programa competitivo num esforço hercúleo para os pilotos, tendo estes enfrentado uma verdadeira “roleta do tempo”.

De tal forma que o CAMI Motorsport optou, e bem, por anular uma das subidas de treino, defendendo a segurança dos 65 pilotos que compareceram à partida da última prova da temporada.

Em termos desportivos, Luís Nunes foi o homem do dia, impondo a sua lei quer na subida de treinos, quer na única subida de prova do programa e foi para o descanso na liderança, com 0,6 segundos de vantagem sobre Hélder Silva (Osella PA 21S Evo) e 2,2 em relação a José Correia (Norma FC20), sendo também de realçar a exibição dos dois pilotos, pois rodar rápido nas condições em que o fizeram, no cockpit de duas “barchettas” abertas, exigiu talento e coragem.

Afonso Santos (BRC B49 Evo)

José Rodrigues (Porsche 997 GT3 Cup) dominou entre os GT e assinou o 4.º tempo absoluto, com José Lameiro (Skoda Fabia MKIII Super Car) a fechar o Top 5, na frente de Vítor Pascoal (Porsche 991.2 GT3 Cup), 6.º mais rápido.

A prova final da temporada tem como um dos motivos de maior interesse a discussão do título entre os Protótipos B e o jovem Afonso Santos (BRC B49 Evo) suplantou por larga margem neste primeiro embate o líder pontual Nuno Guimarães (Silver Car S2), sendo de realçar que o “rookie”’ poveiro ousou ser ainda o 7.º da geral.

Daniel Pacheco (Mitsubishi Lancer EVO X)

Logo atrás, no 8.º posto, encontrámos o mais lesto dos Turismo, Daniel Pacheco, que se sentiu muito à vontade nas difíceis condições em que se competiu, mercê da tração total do seu Mitsubishi Lancer EVO X. A 9.ª posição da geral foi para Gabriela Correia (Mercedes AMG GT4), com Nuno Caetano (Osella PA 21S LMR2000) a ser décimo, apesar de ter dado um ligeiro toque na subida de prova.

Nuno Fazendeiro (Funspeed FS 2019) foi o melhor na Taça de Portugal Monolugares de Montanha JC Group, enquanto Flávio Sainhas dominou entre os Clássicos e António Barros (BMW M3) nos Legends. José Salgado (Toyota Starlet) saiu do dia inaugural no comando dos 1300, o mesmo fazendo Martim Gonçalves Pereira no duelo dos Citroen C1 do FPAK Júnior Team.

Este domingo, o “warm-up” de abertura está previsto para as 9h00, seguindo-se a 3.ª subida de treinos e o dia final da Rampa da Estrela Covilhã fechará, como habitualmente, com as decisivas 2.ª e 3.ª subidas de prova.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *