VELOCIDADE

Junho: o mês intenso e apetecível do endurance

Em 2024, junho será um mês em cheio para os aficionados do endurance, com as 24 Horas de Nurburgring, as 24 Horas de Le Mans e as 24 Horas de Spa, três das maiores corridas de longa duração do mundo.

DINIS DIAS (estagiário autolook.pt)

O desporto motorizado tem como uma das suas vertentes as corridas de longa duração. Este ano, o destino ditou que junho seria o mês do endurance, onde três das mais icónicas corridas de 24 horas a decorrem ao longo do mesmo.

Os aficionados desde mundo há muito aguardam por este mês repleto de duplas voltas ao relógio. A primeira das quais já este fim de semana com as 24 Horas de Nurburgring, depois dias 15 e 16 haverá lugar para as 24 Horas de Le Mans, a fechar estarão as 24 Horas de Spa a 29 e a 30.

As 24 Horas de Nurburgring decorrem na Alemanha, junto à pequena vila de Nurburg, e é o maior evento de automobilismo do país. Esta será a 52.ª vez que se correrá por 24 horas no mítico Nurburgring-Nordschleife, um circuito com 25 km de distância.

24 Horas de Nurburgring

Os vencedores da edição inaugural, em 1970, foram Hans-Joachim Stuck, Clemens Schickentanz ao volante de um BMW da Koepchen BMW Tuning. A atual campeã é a Frikadelli Racing Team com a ajuda de Earl Bamber, Nicky Catsburg, Felipe Fernández Laser e David Pittard, naquela que foi primeira vitória de um Ferrari na prova.

Em termos de recordes, a BMW é a marca mais vitoriosa, com 20. Do lado dos pilotos existem três empatados no topo com 5 triunfos, sendo um deles o português Pedro Lamy.

Depois temos as 24 Horas de Le Mans. Corrida desde 1923 no Circuit de La Sarthe, este é o evento mais importante do calendário do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) e em 2024 celebrar-se-á a 92.ª edição. Para não falar que é ainda uma das joias da chamada Triple Crown, o conjunto das 3 corridas mais importantes do mundo, juntamente com a Indy500 e o GP do Mónaco.

24 Horas de Le Mans

Os primeiros campeões foram André Lagache e René Léonard com um Chenard-Walcker. No ano passado foi Alessandro Pier Guidi, James Calado, Antonio Giovinazzi e a Ferrari que subiram ao lugar mais alto do pódio. Contudo a construtora com mais triunfos é a Porsche com 19. Já Tom Kristensen é quem tem mais trofeus de vencedor em casa com 9.

O português Filipe Albuquerque (United Autosports) venceu as 24 Horas de Le Mans em setembro de 2020, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se virtualmente campeão mundial de resistência. O piloto de Coimbra, que faz equipa com os britânicos Phil Hanson e Paul di Resta, bateu a equipa Jota do outro português em prova, António Félix da Costa.

24 Horas de Spa

Por fim temos as 24 Horas de Spa, a prova rainha do GT World Challenge e a maior do mundo dos GT3. Em 2024 celebrará o seu centenário, sendo por isso uma edição bastante especial.

Há 100 anos atrás, Henri Springuel e Maurice Becquet saíram da maratona belga triunfantes com um Bignan. Já em 2023 foi a BMW, com Philipp Eng, Marco Wittmann, Nick Yelloly e a equipa Rowe Racing, que se sagrou campeã, somando assim a 25ª vitória e reforçando o seu recorde de maior número de triunfos. O piloto com mais sucesso é Eric van de Poele, com 5.

Assim os aficionados das corridas de longa duração têm todos os motivos para estarem entusiasmados e ansiosos para com próximo mês de junho, onde terão três fim de semanas rechiados de competição e emoção, a começar já hoje com as 24 Horas de Nurburgring, que tem início marca para as 16h00 (15h00 em Portugal Continental).

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *