VELOCIDADE

24H de Spa: a centenária com 67 automóveis

A lista provisória de inscritos para a edição centenária das 24H de Spa já foi revelada. Um total de 67 carros vão estar à partida, distribuídos por cinco categorias, nos quais estarão inseridos três portugueses.

DINIS DIAS (estagiário autolook.pt)

As 24H de Spa é uma das corridas mais emblemáticas do mundo, mantendo uma rivalidade saudável com as míticas 24H de Le Mans, com a qual é, naturalmente, muitas vezes comparada. Em 2024, a maratona belga celebrará uma data especial, no caso o seu centésimo aniversário.

Depois da sua fundação em 1924, o evento teve os seus momentos mais áureos e outros mais baixos, teve perto de deixar de existir, como, por exemplo, aquando da 2.ª Guerra Mundial, mas também foi durante muitos anos reservada apenas a carros de turismo, sendo a corrida mais importante para veículos dessa classe.

Hoje em dia é a prova rainha do GT World Challenge, o maior e mais competitivo campeonato de GT3s do mundo. A pouco mais de um mês da edição centenária, foi apresentada a lista provisória de inscritos.

No total alinharão 67 carros distribuídos por cinco categorias diferentes (Pro, Pro-Am, Gold, Silver e Bronze), com nove marcas oficiais à partida (BMW, Audi, Porsche, Mercedes, Lamborghini, Ferrari, Aston Martin, Mclaren e Ford).

A categoria principal, a Pro, é a que terá mais participantes, com 24 automóveis, os quais serão os principais candidatos à vitória, por ser a única classe com triplas de pilotos 100% profissionais e das construtoras darem apoio oficial às equipas.

No campo da BMW, a marca com o recorde de vitórias, estarão na linha de partida 4 M4 GT3, divididos entre o Team WRT, que contará com a presença num dos seus carros de Valentino Rossi, e a ROWE Racing, os campeões da prova em 2023.

Do lado da Audi haverá apenas dois R8 LMS GT3, que irão correr por meio da HAAS RT e da Tresor Attempto Racing, confirmando assim o desinvestimento da empresa dos quatro anéis neste tipo de corridas para se concentrarem no seu novo projeto na Fórmula 1.

Mantendo-se na Alemanha falemos da mítica Porsche, que alinhará com seis 911 GT3 R, sendo assim a construtora que levará mais carros a competição na classe principal. Schumacher CLRT, Phantom Global Racing, SSR Herberth, Rutronik Racing, Pure Rxcing e HubAuto Racing serão as formações que farão o correr os 6 Porsche.

A última construtora bávara é a Mercedes, que contará com 4 AMG GT3, do Team GetSpeed, da Boutsen VDS, da Winward Racing e do Team GrouppeM Racing.

Passando para o campo italiano, comecemos pela Lamborghini e pelos seus dois Huracán GT3, um estará nas mãos da Iron Lynx e o outro nas da GRT Grasser Rancing Team, que regressou este ano ao palco principal no GT World Challenge.

Já a icónica Ferrari levará dois 296 GT3, ambos da AF Corsa, a mesma equipa que ganhou as 24H de Le Mans em 2023 com a marca do Cavallino Rampante.

Voltando a cruzar fronteiras, viajamos agora até à Grande Bretanha e até à Aston Martin, que participará com dois Vantage AMR GT3, um da Comtoyou Racing e outro da Walkenhorst Motorsport. Esta última terá ao volante Henrique Chaves, um dos portugueses à partida e o único na categoria Pro.

Depois temos a Mclaren e o seu solitário 720s GT3 da Garage59. Por fim estrear-se-á um novíssimo Ford Mustang GT3, que terá como equipa responsável a Proton Competition, sendo o único carro americano a ver a bandeira verde em Spa este ano.

Em termos de portugueses, já se referenciou Henrique Chaves, o único luso a competir na classe principal, o qual terá companhia no Aston Martin #34 da Walkenhorst Motorsport de David Pittard e Ross Gunn.

Para além do homem de Torres Vedras, Portugal ainda contará como representantes mais dois pilotos, ambos a competir na categoria Bronze, reservada a formações onde se misturam pilotos profissionais com amadores.

O jovem Guilherme de Oliveira será um dos representantes, com o Porsche #55 da Dinamic GT e terá como companheiros de equipa Philipp Sager, Marvin Dienst e Christopher Zochling.

O outro representante nacional irá ser o experientíssimo Miguel Ramos, que alinhará com Mclaren #188 da Garage59, que partilhará com Marvin Kirchhöfer, Louis Prette e Adam Smalley.

Esta edição centenária das 24H de Spa está marcada para os dias 29 e 30 de junho, porém os primeiros preparativos já começaram, com os testes a terem decorrido durante esta semana.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *