VELOCIDADE

Josef Newgarden é bicampeão da Indy500

Josef Newgarden demorou 12 anos para chegar à primeira vitória em Indianapolis, mas precisou de apenas 12 meses para alcançar a segunda, depois de uma fantástica batalha com Pato O’Ward.

DINIS DIAS (estagiário autolook.pt)

A edição 108 das 500 Milhas de Indianapolis começou adiada devido a uma tempestade de trovoadas e a aguaceiros torrenciais. Após 4 horas de espera, a bandeira verde caiu, dando início a uma espetacular corrida.

No final das 200 voltas à oval da Indianapolis Motor Speedway, foi Josef Newgarden que conquistou a vitória que repete o feito do ano passado e é agora bicampeão da Indy500. Esta também foi a 20.ª vitória do Team Penske e do seu lendário fundador Roger Penske.

No total, 16 pilotos diferentes lideraram, o qual é um novo recorde da prova, contabilizando 87 trocas de líder ao longo da prova. O piloto natural da cidade de Nashville foi, obviamente, um desses pilotos, assumindo essa posição com maior notoriedade após a última paragem.

Nesse stint final entrou em definitivo nas contas do primeiro lugar, de onde nunca mais saiu. Envolvendo-se, primeiro, numa batalha com Scott Dixon e Alexander Rossi. Com 10 voltas para o fim o mexicano Pato O’Ward intrometeu-se na luta, passando a ser o maior rival de Newgarden.

O norte americano entrou na última volta em primeiro e terminou na mesma posição, porém pelo meio foi ultrapassado pelo piloto da Arrow McLaren na curva 1, ao qual respondeu com uma fantástica ultrapassagem pelo lado exterior da curva 3, selando assim o destino da corrida.

Com esta manobra, o agora bicampeão “roubou” a corrida a O’Ward, o mesmo piloto que ficou com a vitória na primeira prova do ano, em St.Petersburg, depois da desqualificação de Newgarden, derivado do escândalo do Push to Pass.

No terceiro lugar terminou Scott Dixon da Chip Ganassi Racing, que foi o melhor motor Honda, evitando assim um domínio total da Chevrolet. Ainda assim a construtora nipónica não pode estar satisfeita, sobretudo tendo em conte que viu vários dos seus carros abandonarem com problemas de fiabilidade.

Nos restantes lugares do top5 acabaram Alexander Rossi e Alex Palou, também da Arrow McLaren e Chip Ganassi Racing, respetivamente. O melhor “rookie”, Christian Rasmussen, que viu a bandeira de xadrez na 12.ª posição e foi um dos destaques da corrida. O maior trepador foi o homem da casa Conor Daly, que fechou no 10.º lugar, após partir de 29.º.

Destacar ainda outro “rookie”, no caso de Kyle Larson, que falha na sua tentativa de fazer o Double e correr no mesmo dia 1100 milhas em duas corridas diferentes, já que viu a prova da Nascar Cup Series enquanto ainda estava sentado no seu Dallara iR18 em Indianapolis. Mesmo assim apanhou um avião em direção a Charlotte, logo após o término da Indy500, com o fim de pelo menos competir no último segmento da Coca Cola 600.

Os pilotos da Indycar Series não terão muito tempo para descansar depois do evento mais importante do ano, dado que a próxima ronda do campeonato é já no próximo fim de semana, nas ruas de Detroit.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *