TT

António Maio venceu etapa nas duas rodas

O piloto português logrou o triunfo nas duas rodas na quarta e penúltima etapa do Rally-Raid Portugal, terceira ronda do Mundial de todo-o-terreno, que ligou Badajoz (Espanha) e Grândola (Setúbal).

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Portugal continua a evidenciar a sua riqueza no que diz respeito ao calibre de pilotos, neste caso em concreto no todo-o-terreno. António Maio, conduziu a sua Yamaha do topo da classificação na etapa, gastando 2h39m44s para cumprir os 253 quilómetros cronometrados na Estremadura espanhola.

O oficial da GNR deixou o francês Adrien van Beveren (Honda) na segunda posição, a 29 segundos, com o português Bruno Santos (Husqvarna) em terceiro, a 35.

«Adorei o percurso. Nunca tinha andado em Espanha, mas foi uma etapa fantástica, rápida e escorregadia, ao meu gosto. Fiz uma boa escolha de pneus, andei sempre rápido, sem correr riscos e não cometi erros», comentou António Maio, sobre uma vitória importante também para a Yamaha, que não vencia uma etapa desde o Abu Dhabi Desert Challenge, em 2021, por intermédio de Adrien van Beveren.

O português António Maio (Yamaha) foi o mais rápido no Setor Seletivo, mas uma penalização de seis minutos, sofrida ontem, fê-lo perder o terceiro lugar para Bruno Santos (Husqvarna).

O espanhol Tosha Schareina (Honda), que hoje foi apenas quinto, manteve a liderança da classificação geral, que ocupa desde a primeira etapa da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP). O piloto luso-alemão Sebastian Buhler (Hero) conserva a segunda posição, separado por 4m34s para Tosha Schareina.

«No início foi muito bom. Nos primeiros 100 km estávamos a liderar, mas depois disso, os pneus ficaram completamente destruídos e limitei-me a sobreviver nos últimos 150 km», disse Schareina.

Com pouco mais de 100 quilómetros previstos para o último dia de prova, o diretor desportivo da Honda, Ruben Faria, sublinha que «não se pode baixar a guarda até as motos entrarem em parque fechado».

Para este domingo, quinta e última etapa, os pilotos terão pela frente 105 quilómetros cronometrados na região de Grândola e Alcácer do Sal.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

MOTOS – 1.º Tosha Scharena (Honda), 9.12’21”; 2.º, Sebastian Buhler (Hero), a 4’34”; 3.º, Bruno Santos (Husqvarna), a 8’18”; 4.º, António Maio (Yamaha), a 11’56”; 5.º, Skyler Howes (Honda), a 13’30”; 6.º, Adrien Van Beveren (Honda), a 14’58”; 7.º, Lorenzo Santolino Sanchez (Sherco), a 17’57”; 8.º, Ross Branch (Hero), a 18’55”; 9.º, Pablo Quintanilla (Honda), a 28’38”; 10.º, Edgar Canet Ardevol (KTM), a 29’07”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *