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Novos Jeep Renegade e Compass e-Hybrid

O novo Renegade apresenta um novo sistema de info-entretenimento com um visor de 10,1” e um painel de instrumentos TFT de 10,25”. O novo Compass, apresenta a nova condução autónoma de nível 2, sem delimitação geográfica, agora disponível em todas as estradas.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

O sistema “e-Hybrid” gere a propulsão de forma integrada, alternando automaticamente entre motores eléctricos e de combustão interna, com base em factores como o estado de carga da bateria de 48V – arrefecida a líquido e com 17,5Ah de capacidade – as condições de condução em tempo real e outros parâmetros monitorizados.

Este sistema assegura um desempenho excepcional em vários cenários de condução. Quer se trate da propulsão totalmente eléctrica, suave e silenciosa, durante o arranque do modo híbrido, ou do motor de combustão interna para a aceleração, estes veículos adaptam-se perfeitamente às exigências da estrada.

«Para a Jeep, a importância do e-Hybrid é também cultural, porque queremos fazer dele o primeiro ponto de entrada na mobilidade elétrica para aqueles que ainda não se sentem preparados para aderir a esta evolução do mercado. Como prova disso, estamos a oferecer a mesma tecnologia no Avenger e em dois outros modelos importantes: Renegade e Compass, representando mais um passo em direção à sustentabilidade, sem sacrificar o conforto e a performance», referiu Eric Laforge, diretor da Jeep na Europa.

Os dois veículos com o motor turbo, incorporam vários componentes e capacidades inovadoras com o objectivo de melhorar a eficiência e a performance. O motor GSE T4 possui uma configuração turbo de quatro cilindros, a gasolina, com funcionamento segundo o ciclo Miller, e gera 130 CV e 240 Nm de binário máximo, proporcionando potência e economia de combustível.

O sistema híbrido integra a travagem regenerativa para aproveitar a energia durante a desaceleração. O motor é complementado por um gerador de arranque por correia (BSG), o que permite um arranque suave do motor de combustão interna (ICE) a baixas velocidades, assegurando um funcionamento sem descontinuidades e emissões reduzidas.

Além disso, a transmissão está equipada com um motor P2.5, disponibilizando 15 kW adicionais de propulsão eléctrica, estrategicamente acoplado a relações de transmissão regulares para uma eficiência ideal.

A energia é fornecida por um conjunto compacto de baterias de 48V arrefecidas a ar, com uma capacidade de 17,5Ah e 0,8 kWh, garantindo um amplo armazenamento de energia para operações híbridas. O sistema de controlo híbrido, alojado numa unidade separada, coordena a integração perfeita das fontes de energia, optimizando o desempenho em várias condições de condução.

O sistema de propulsão electrificado distingue-se pelas suas funcionalidades específicas. A energia elétrica pura oferece vantagens significativas, como a função “e-creeping”, que permite uma série de movimentos curtos para a frente sem necessidade de acelerar. Esta caraterística é particularmente vantajosa em situações como os engarrafamentos (“e-queueing”).

Além disso, o veículo pode ser estacionado em modo 100% eléctrico (“e-parking”). Esta tecnologia permite a recuperação de energia durante a desaceleração e facilita o carregamento automático através da travagem regenerativa, eliminando a necessidade de carregamento na tomada.

O Jeep Renegade e o Compass MY24 já estão disponíveis para encomenda e apresentam-se segundo uma nova gama de produto, mais simples e eficiente, composta por três versões para o Renegade – Renegade, Altitude, Summit – e duas versões para o Compass – Altitude e Summit – proporcionando aos clientes uma oferta completa de produtos adaptados às suas necessidades.

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