AUTOLOOKNotícias Várias

Morreu o piloto japonês Kenjiro Shinozuka

O primeiro japonês a vencer o Rali Paris-Dakar morreu esta segunda-feira, aos 75 anos, em consequência de um cancro no pâncreas. A informação é avançada pela imprensa nipónica.

carlos.sousa@autolook.pt

O ano de 2024 está a ter um início bastante amargurado para os entusiastas das provas disputadas no deserto. Poucos meses após os desaparecimentos de René Metge e Jan de Rooy, agora é a vez de Kenjiro Shinozuka. O antigo piloto nipónico morreu de cancro no pâncreas. Faleceu esta segunda-feira aos 75 anos de idade.

Kenjiro Shinozuka faz parte do grande grupo de pilotos cujo coração tomou a forma dos diamantes Mitsubishi. Funcionário da empresa desde 1971, primeiro como vendedor de automóveis e, depois, como mecânico de um concessionário, o japonês demonstrou qualidades nos ralis e conseguiu uma vaga na equipa de fábrica da Mitsubishi.

Kenjiro Shinozuka disputou, pela primeira vez, a prova rainha de todo-o-terreno em 1986, coincidindo com a aposta da Mitsubishi na especialidade, e sagrou-se campeão nove anos mais tarde, em 1997, ao volante de um Pajero.

O japonês terminou no segundo lugar em 1988 e 1998 e no terceiro em 1987, 1992, 1995 e 2002, tendo participado no Dakar até 2007, apesar de ter sofrido um grave acidente em 2003, na sequência do qual chegou a ser colocado em coma induzido.

O japonês era um grande apaixonado por África, tendo regressado ao deserto onde colecionou aventuras e sucessos, em 2018, participando na Africa Eco Race, prova organizada pelo seu antigo adversário, Jean-Louis Schlesser.

Apesar dos 70 anos, exibia o número 37 à chegada ao Dakar, capital do Senegal, aos comandos de uma Isuzu. Recorde-se que o rali continua a sair da Europa e só termina no Dakar. Kenjiro Shinozuka fazia questão de manter acesa a ideia de regressar aos 77 anos ao verdadeiro “Dakar”, muito provavelmente porque o número 7 traz boa sorte na cultura japonesa.

Natural de Tóquio, Shinozuka iniciou a ligação à Mitsubishi como mecânico, tendo começado a carreira de piloto no campeonato japonês de ralis, categoria em que obteve dois triunfos no Campeonato do Mundo, ambas no Rali da Costa do Marfim, em 1991 e 1992.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *