AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Opel a fabricar automóveis há 125 anos

Foi há 125 anos que a Opel lançou as bases para uma mobilidade de quatro rodas acessível, inovadora e preparada para o futuro. Os primeiros anúncios dos novos modelos surgiram logo na primavera de 1899 e anunciavam: Os automóveis Opel são os melhores.

FAUSTO GRILO

Heinrich Opel (à direita) com Sedlazcek o director da fábrica em Russelsheim, na Alemanha, em 1889

O ano de 2024 representa um momento especial para a Opel, subordinado à temática da electromobilidade. Pela primeira vez na história da marca, todos os modelos terão uma variante eléctrica a bateria, com destaque para o novo Opel Astra Sports Tourer Electric, uma das primeiras carrinhas eléctricas a bateria do mercado. Contudo, foi há 125 anos que a Opel lançou as bases para uma mobilidade de quatro rodas acessível, inovadora e preparada para o futuro.

Em 21 de janeiro de 1899, Wilhelm Opel, filho do fundador da empresa, Adam Opel, assinou um contrato com o serralheiro Friedrich Lutzmann para comprar a sua Motorwagenfabrik (fábrica de automóveis), facto que marcou o início da produção de automóveis na Opel.

Marcou, também, o início de uma nova era que viria a fazer história muito para além de Rüsselsheim. Até então uma bem-sucedida fabricante de máquinas de costura e bicicletas, a Opel aventurava-se, assim, num território desconhecido para a empresa. Foi há exatamente 125 anos.

Os cinco irmãos Opel

Desde então, mais de 75 milhões de veículos Opel saíram das linhas de produção em toda a Europa. Quando a Opel assinala o 125.º aniversário da produção automóvel e define o rumo para o futuro, o inovador modelo do segmento compacto sai hoje da linha de montagem dotado de tecnologias avançadas e unidades de tracção electrificadas e sem emissões.

A história de sucesso da Opel começou em 1862. Adam Opel construiu a sua primeira máquina de costura em Rüsselsheim, lançando assim as bases da empresa. A Opel tornou-se rapidamente num dos maiores fabricantes de máquinas de costura da Alemanha e exportava para toda a Europa.

Com as bicicletas, a Opel conquistou a sua segunda base de sucesso. Nos anos 20 – paralelamente à actividade automóvel – a Opel tornou-se o maior fabricante de bicicletas do mundo, um sucesso pelo qual foram responsáveis os filhos do fundador da empresa, entretanto falecido.

Patente Opel e sistema Lutzman

Foram também eles que procederam às mudanças fundamentais na Opel para a sua passagem para os transportes motorizados. Devido ao declínio do negócio das bicicletas na década de 1890, os irmãos Opel estavam à procura de novos produtos e descobriram o automóvel.

Em 1897, Fritz e Wilhelm Opel visitaram o primeiro salão automóvel da Alemanha, em Berlim, onde conheceram Friedrich Lutzmann. O mestre serralheiro produzia automóveis desde 1894 e, por conseguinte, tinha a experiência que os irmãos Opel procuravam. Convidou os irmãos Opel a visitarem a sua fábrica em Dessau, onde Fritz e Wilhelm reconheceram imediatamente o potencial de fabrico de automóveis que Lutzmann lhes oferecia.

Inicialmente, todos os envolvidos tinham em mente apenas uma cooperação, mas os irmãos Opel acabaram por fazer a Lutzmann uma atraente oferta pela totalidade das instalações de produção, incluindo o terreno, o edifício e o equipamento da fábrica.

A 21 de janeiro de 1899, Wilhelm Opel e Friedrich Lutzmann assinaram o contrato por um preço de aquisição, à época, no valor de 116.887 marcos e a fábrica passou a ser propriedade da Opel. Toda a empresa, incluindo os empregados e a maquinaria, foi transferida de Dessau para a sede da Opel em Rüsselsheim. O próprio Lutzmann foi nomeado Director de Vendas da nova Adam Opel Motorfahrzeug-Fabrik.

A aquisição da produção e das patentes permitiu à Opel ganhar imediatamente anos de experiência na produção de veículos automóveis. A partir de então, Lutzmann e alguns funcionários especificamente selecionados, provenientes da produção de bicicletas da Opel, passaram a fabricar automóveis com a designação Opel num edifício especialmente construído para o efeito. Os primeiros anúncios dos novos modelos surgiram logo na primavera de 1899 e anunciavam: Os automóveis Opel são os melhores.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *