Opel a fabricar automóveis há 125 anos
Foi há 125 anos que a Opel lançou as bases para uma mobilidade de quatro rodas acessível, inovadora e preparada para o futuro. Os primeiros anúncios dos novos modelos surgiram logo na primavera de 1899 e anunciavam: Os automóveis Opel são os melhores.
FAUSTO GRILO
O ano de 2024 representa um momento especial para a Opel, subordinado à temática da electromobilidade. Pela primeira vez na história da marca, todos os modelos terão uma variante eléctrica a bateria, com destaque para o novo Opel Astra Sports Tourer Electric, uma das primeiras carrinhas eléctricas a bateria do mercado. Contudo, foi há 125 anos que a Opel lançou as bases para uma mobilidade de quatro rodas acessível, inovadora e preparada para o futuro.
Em 21 de janeiro de 1899, Wilhelm Opel, filho do fundador da empresa, Adam Opel, assinou um contrato com o serralheiro Friedrich Lutzmann para comprar a sua Motorwagenfabrik (fábrica de automóveis), facto que marcou o início da produção de automóveis na Opel.
Marcou, também, o início de uma nova era que viria a fazer história muito para além de Rüsselsheim. Até então uma bem-sucedida fabricante de máquinas de costura e bicicletas, a Opel aventurava-se, assim, num território desconhecido para a empresa. Foi há exatamente 125 anos.
Desde então, mais de 75 milhões de veículos Opel saíram das linhas de produção em toda a Europa. Quando a Opel assinala o 125.º aniversário da produção automóvel e define o rumo para o futuro, o inovador modelo do segmento compacto sai hoje da linha de montagem dotado de tecnologias avançadas e unidades de tracção electrificadas e sem emissões.
A história de sucesso da Opel começou em 1862. Adam Opel construiu a sua primeira máquina de costura em Rüsselsheim, lançando assim as bases da empresa. A Opel tornou-se rapidamente num dos maiores fabricantes de máquinas de costura da Alemanha e exportava para toda a Europa.
Com as bicicletas, a Opel conquistou a sua segunda base de sucesso. Nos anos 20 – paralelamente à actividade automóvel – a Opel tornou-se o maior fabricante de bicicletas do mundo, um sucesso pelo qual foram responsáveis os filhos do fundador da empresa, entretanto falecido.
Foram também eles que procederam às mudanças fundamentais na Opel para a sua passagem para os transportes motorizados. Devido ao declínio do negócio das bicicletas na década de 1890, os irmãos Opel estavam à procura de novos produtos e descobriram o automóvel.
Em 1897, Fritz e Wilhelm Opel visitaram o primeiro salão automóvel da Alemanha, em Berlim, onde conheceram Friedrich Lutzmann. O mestre serralheiro produzia automóveis desde 1894 e, por conseguinte, tinha a experiência que os irmãos Opel procuravam. Convidou os irmãos Opel a visitarem a sua fábrica em Dessau, onde Fritz e Wilhelm reconheceram imediatamente o potencial de fabrico de automóveis que Lutzmann lhes oferecia.
Inicialmente, todos os envolvidos tinham em mente apenas uma cooperação, mas os irmãos Opel acabaram por fazer a Lutzmann uma atraente oferta pela totalidade das instalações de produção, incluindo o terreno, o edifício e o equipamento da fábrica.
A 21 de janeiro de 1899, Wilhelm Opel e Friedrich Lutzmann assinaram o contrato por um preço de aquisição, à época, no valor de 116.887 marcos e a fábrica passou a ser propriedade da Opel. Toda a empresa, incluindo os empregados e a maquinaria, foi transferida de Dessau para a sede da Opel em Rüsselsheim. O próprio Lutzmann foi nomeado Director de Vendas da nova Adam Opel Motorfahrzeug-Fabrik.
A aquisição da produção e das patentes permitiu à Opel ganhar imediatamente anos de experiência na produção de veículos automóveis. A partir de então, Lutzmann e alguns funcionários especificamente selecionados, provenientes da produção de bicicletas da Opel, passaram a fabricar automóveis com a designação Opel num edifício especialmente construído para o efeito. Os primeiros anúncios dos novos modelos surgiram logo na primavera de 1899 e anunciavam: Os automóveis Opel são os melhores.