VELOCIDADE

24 Horas C1 Portimão em clima de festa

T3 Racing (PRO), OF Motorsport (AM) e By Dias (GEN1) são os grandes vencedores da temporada de 2023. Foram 54 C1, 254 pilotos e nove nacionalidades que formaram o melhor plantel de sempre da competição. Fabuloso ambiente entre os participantes espelhou o espírito do troféu.

carlos.sousa@autolook.pt

Escreveu-se história nas 24H C1 Portimão. A prova rainha da C1 Eurocup, troféu promovido e organizado pela Motor Sponsor que reúne em pista os irreverentes e emocionantes C1, encerrou com chave de ouro a temporada de 2023 no Autódromo Internacional do Algarve.

Em pista, 54 C1, 254 pilotos e 9 nacionalidades – Portugal, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Moçambique, Países Baixos, Reino Unido e Suíça – formaram o melhor plantel da competição e a maior grelha de uma prova portuguesa esta época.

Uma lista que somava 36 formações nacionais, 18 internacionais, 15 equipas em estreia absoluta no troféu e a presença de António Félix da Costa com duas estruturas em prova.

Pela frente, jogavam-se os títulos da temporada nas classes PRO (20), AM (12) e GEN1 (11) entre 18 equipas, a par das vitórias nas classes UK (8) e BE (5). Um fim de semana de verdadeira resistência, que teve início com 2 horas de treinos privados, realizados na manhã de sábado, aos quais se seguiram os treinos cronometrados, com 30 minutos de ação em pista.

Uma sessão em que o C1 n.º 88 da Central Mensageiro assinou o melhor tempo da PRO, com a Just4Fun no n.º 301 a rubricar a melhor marca na AM e a Razão Automóvel, com o C1 n.º 911, a ser a mais rápida na GEN1.

Entre as estruturas internacionais, a primeira posição na classe UK ficou nas mãos da JWBird Motorsport 1, com o C1 n.º 347, ao passo que na classe BE foi a Emax / JL Motosport n.º 284 a estar em destaque, ao ser primeira classificada.

Estavam assim lançados os dados para a jornada mais aguardada do ano, na qual a discussão pelo triunfo na classe PRO era adoçada de equilíbrio, uma vez que a equipa que triunfasse entre as principais candidatas, seria a vencedora do troféu.

Uma prova que teve a Central Mensageiro e os C1 n.º 248 e n.º 2, da T3 Racing e G-Tech / RP Motorsport, respetivamente, como protagonistas maiores. As três estruturas passaram pela liderança, mas no final seria a T3 Racing, de Pedro Alves, Francisco Araújo, Filipe Ferreira e Rafael Lobato, a alcançar uma tripla vitória, ao triunfar na classe nas 24H C1 Portimão e sagrar-se vencedora da C1 Eurocup na categoria PRO e também na PRO -30.

Um feito que Pedro Alves sublinha: «Precisávamos de ficar à frente dos nossos adversários mais diretos, no entanto, numa prova com esta duração é sempre difícil definir isso como objetivo. Então, focámo-nos em fazer uma prova limpa, sem problemas ou penalizações. No final isso revelou-se a melhor estratégia e a vitória deu-nos o título, que nos deixa extremamente satisfeitos. Quero ainda endereçar os meus parabéns à equipa nº 88 que esteve em disputa direta connosco da primeira à última volta deste troféu extremamente bem disputado».

Na segunda posição terminou a G-Tech/RP Motorsport, de Fernando Mayer Gaspar, Ricardo Pereira, André Pardal, Diogo Lopes e Diogo Matos, e a Central Mensageiro, de João Silvestre, João Simões, Rui Simões e Pedro Alface, fechou o pódio, vencendo o título na PRO -45. Já na PRO +45 o título foi conquistado pela WallUp WoodLab.

Na AM assistiu-se a uma intensa luta pelo triunfo desde a fase inicial, com cinco estruturas a passarem pelo comando nas cinco primeiras horas, nomeadamente a G’s Competizione, Of Motorsport, B. Primus – Motorsport, Gianfranco Motorsport e IDS Racing Team.

No entanto, com o decorrer da corrida, seria a estreante Just4Fun a sobressair e a alcançar a vitória na classe AM nas 24H C1 Portimão. Um triunfo que Pedro Gil, que formou equipa no C1 nº 301 com Filipe dos Santos, Miguel Freitas, José Alves, Fernando Coelho e Carlos Malhão, enaltece.

«Foi surpreendente, pois somos uma equipa estreante, com 3 pessoas que nunca andaram em Portimão e 3 que nunca andaram sequer de C1. Não estávamos de todo à espera. Fomos sempre muito regulares e tivemos um espírito de equipa maravilhoso, foi espetacular. Obrigado a todos», referiu.

Num segundo lugar com sabor a vitória ficou a OF Motorsport, de Marco Lazarino, Luís Inácio, Rui Marques, Rui Santos e Ferdinando Barros. A equipa do C1 n.º 10 era primeira classificada na AM à chegada à jornada algarvia e confirmou o favoritismo com a conquista do título na classe na C1 Eurocup, a par da vitória na AM +45.

Um resultado que Marco Lazarino sublinha: «Foi uma vitória muito importante, já estávamos a tentar há três anos e este ano apostámos tudo neste troféu, que é muito competitivo, e felizmente conseguimos. Estamos muito felizes».

O terceiro lugar na AM foi assinado pelo C1 n.º 98 da IDS Racing Team, de Eduardo Sardo, Rui Ferreira, Miguel Rodrigues e Pedro Sousa. Já na AM -45 o título foi alcançado pela G’s Competizione e na AM -30 pela Gianfranco Motorsport.

Na GEN1, cinco estruturas alternaram a liderança ao longo das 24 Horas, com a Razão Automóvel, By Dias, Mastermuv, Autocloche e TRS a passarem pelo comando da classe. Uma corrida em que seria o C1 n.º 111 da Autocloche a ver a bandeira de xadrez na primeira posição.

Um regresso ao troféu ao melhor nível da equipa formada por Pedro Pinto, João Tiago Godinho, Pedro Faustino, Emanuel Saraiva, Nuno Farias e Pedro Escarigo, que salientou: «Uma prova surpreendentemente boa, na qual conseguimos evitar problemas, adotar uma boa estratégia e ter também alguma sorte com os safety car, que surgiram quando precisámos para as trocas de pilotos. A equipa também foi muito regular e conseguimos vencer».

A segunda posição foi ocupada pelo C1 n.º 126 da By Dias. Um resultado que permitiu à equipa, quarta classificada à chegada a Portimão, sagrar-se vencedora das classes GEN1 e C1 NEW na C1 Eurocup.

Nuno Dias, que fez equipa com Tiago Silva, José Dias, Francisco Pinto e Tiago Moreira, destaca: «Estamos muito contentes com esta conquista, alcançada após uma prova que implicou um grande espírito e trabalho de equipa. Um título duplo tem sempre um sabor especial, obrigado a todos os que contribuíram para este resultado».

No terceiro lugar ficou o C1 n.º 777 da TRS, formada por Flávio Santos, João Saramago, Filipe Barreto, Francisco Viola, João Reis e Pedro Ferreira.

A UK teve um duelo a quatro mãos, com a Emax Motorsport 2, Pro Alloys Racing, Haz Bin Racing e JWBird Motorsport 1 a passarem pelo comando da classe. Uma luta com um desfecho que sorriu ao C1 n.º 340 da Emax Motorsport 2, de Rick Potter, Tim Rowbottom, Martin Jeffs e Jeremy Webb, com a equipa a referir: «É o caso clássico de, mantém-te em prova, não baixes os braços e evita problemas. Foi um resultado fantástico para nós».

Na segunda posição ficou o C1 n.º 347 da JWBird Motorsport 1, de Nicholas Beaumont, Phill House, Liam Griffin e Mathew Wilson, com o C1 nº 339 da Haz Bin Racing, de Nick Halstead, John Galdman, Steve Glynn e Rob Gaffney, a fechar o pódio.

Na BE assistiu-se a um duelo a dois na luta pela vitória. Uma disputa que pendeu para o C1 n.º 283 da Emax/JSR, de James Cannings, Mark Starling, David Alstadter e Phil Marsh, com a equipa a referir: «Foi um evento incrível e estamos mesmo muito contentes. Ótima pista, um grande ambiente entre todos e uma fantástica organização. Estaremos de volta no próximo ano. Muito obrigado a todos».

A segunda posição foi alcançada pelo C1 n.º 252 da The Art of MH Racing, de Rafael Branke, Lorenzo Di Placido, Marc Hagemeier e Sebastian Uber, seguido do C1 n.º 450 da BM Sport DK 1, de Per Bernd, Bent Dyhre Hansen e Sebastian Petersen, em terceiro.

Ricardo Leitão, gestor operacional da Motor Sponsor e responsável pela relação com Pilotos e Equipas, sublinha que «as 24 Horas C1 Portimão encerraram em grande a temporada de 2023 da C1 Eurocup».

«Um evento com números históricos, com nove nacionalidades, 54 C1 e 254 pilotos a formarem a maior grelha de uma prova portuguesa esta época e o melhor plantel do troféu, numa prova marcada pela atmosfera que se viveu, com o ambiente entre pilotos e equipas a espelhar o fabuloso espírito do troféu, dentro e fora de pista. Foi sem dúvida a melhor prova de sempre, a fechar a melhor época de sempre da C1 Eurocup. Obrigado a todos e vemo-nos em 2024», acrescentou Ricardo Leitão.

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