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Porsche atualiza unidade fabril para o futuro

Unidade fabril de Zuffenhausen está a ser alvo de extensas medidas de reconstrução e ampliação para a produção da próxima geração de carros desportivos de duas portas. Novo segmento de produção com veículos guiados automaticamente e Integração de motores para o Macan elétrico.

carlos.sousa@autolook.pt

A Porsche está a modernizar a sua fábrica principal em Stuttgart-Zuffenhausen para o futuro, realizando extensas medidas de reconstrução e ampliações. No futuro, os automóveis desportivos elétricos da próxima geração 718 serão produzidos na linha de montagem tradicional dos automóveis desportivos Porsche de duas portas – juntando-se aos modelos com motor boxer. O fabricante de automóveis desportivos com sede em Estugarda está a investir cerca de 250 milhões de euros nas obras.

«60 anos do Porsche 911 e 75 anos dos carros desportivos Porsche: o duplo aniversário marca um ano especial para a Porsche. As medidas de reconstrução e ampliações da produção de carros desportivos na nossa fábrica principal é um marco importante para a unidade de Zuffenhausen», afirma Albrecht Reimold, membro do Conselho Executivo de Produção e Logística da Porsche AG.

«As medidas de conversão vão permitir maior eficiência, os mais altos padrões de qualidade e produção mista de carros desportivos elétricos com motor de combustão. Trata-se do início de um novo capítulo na produção de carros desportivos em termos de fábrica inteligente», ac acrescentou Albrecht Reimold.

Numerosos sistemas de produção de automóveis desportivos serão atualizados ao longo das medidas de construção. Isto reflete a evolução do processo de produção. Tal como acontece com a produção do Taycan, os carros de duas portas, agora também são produzidos utilizando os mais recentes veículos guiados automaticamente.

A intenção é aumentar a capacidade e flexibilidade no processo de produção da Porsche. A produção também foi expandida para incluir bancos de teste de qualidade adicionais para montagem de veículos, áreas de logísticas adicionais e um novo “rack” alto.

FLUXO DE TRABALHO DE PRODUÇÃO AVANÇADO

Tal como já é implementada a produção do Porsche Taycan elétrico, agora também serão utilizados veículos guiados automaticamente (AGV). Os AGV’s de última geração substituirão a linha de montagem clássica por uma “Flexiline” e, assim, permitirão um processo de produção ainda mais variável – isto é particularmente vantajoso tendo em vista a futura produção mista de veículos com motores de combustão e grupos motopropulsores elétricos numa única linha.

A produção da Porsche aperfeiçoou ainda mais a sua gestão de qualidade na montagem de automóveis desportivos, que inclui agora novos processos, bem como estações de garantia de qualidade recém-criadas. Seguindo os princípios da abordagem de qualidade inicial com pequenos circuitos de controle, pontos padronizados de garantia de qualidade e pontos de verificação de aprovação foram integrados ao processo de produção.

A gestão dos pontos de verificação individuais ao longo da linha de montagem começa no final do processo de montagem. Para garantir inspeções veiculares ideais, foram adaptados vários processos e, entre outras coisas, foi instalado um novo túnel de luz.

Após o recente trabalho de reconstrução, a área de acabamento posterior oferece agora uma organização de processos mais clara e procedimentos de teste atualizados. Isto envolveu atividades como a adaptação dos bancos de testes acústicos aos requisitos dos veículos elétricos. Além disso, as bancadas de teste para inspeções de vazamentos e superfícies foram completamente renovadas.

DIMENSÃO DO ESPAÇO É UM QUEBRA-CABEÇAS DE PEÇAS

O fabricante de automóveis desportivos com sede em Estugarda tem vindo a alargar as áreas logísticas da oficina desde 2022, acrescentando um novo edifício no local do antigo Centro Porsche, na Porscheplatz, em frente ao Museu Porsche.

Após a conclusão planeada para 2025, os “racks” altos que se estendem por dois andares poderão abastecer a oficina do Taycan e a produção de carros desportivos com peças de veículos. Além disso, um novo “rack” alto inaugurado em setembro de 2023 já abastece toda a fábrica de montagem com diversos componentes do veículo. O armazém de peças é totalmente automatizado e possui um volume de armazenamento de aproximadamente 35.000 metros quadrados. Isto equivale a 40.650 espaços de armazenamento para paletes.

Desde 2016 que existe uma nova fábrica de montagem de motores de combustão V8 para as linhas de modelos Panamera e Cayenne na unidade de Zuffenhausen. A montagem dos motores elétricos do Porsche Macan agora também está a ser integrada neste centro de produção. A nova geração do Porsche Macan está programada para sair da linha de produção nas instalações de Leipzig em 2024.

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