MotoGP

Bagnaia amplia liderança na vitória de Bastianini

Na luta pelo título, Bagnaia partiu da “pole position” e terminou em terceiro. Já Martin, que foi o segundo mais rápido na qualificação, terminou no quarto lugar, ficando a 14 pontos atrás do italiano no campeonato.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt )

O italiano Enea Bastianini, da Ducati, conquistou hoje o seu primeiro triunfo da temporada, ao ser o mais rápido no Grande Prémio da Malásia, à frente de Alex Márquez, da Gresini, com Francesco Bagnaia a terminar em terceiro, enquanto Jorge Martin não conseguiu diminuir a diferença para o líder do campeonato, ficando às portas do pódio.

A vitória de Enea Bastianini foi muito bem recebida pelos pilotos adversários, uma vez que o piloto italiano esteve afastado da competição, na sequência de ter quebrado o ombro na corrida “Sprint” de abertura da temporada em Portugal, não participando em sete corridas.

Tratou-se de um afastamento devido a uma cirurgia em setembro ao nível da mão esquerda e tornozelo esquerdo. O italiano, de 25 anos, estava sob pressão por resultados depois de mudar para a equipa de fábrica da Ducati e tornou-se no sétimo piloto diferente a vencer uma corrida esta temporada.

Enea Bastianini mostrou muita rapidez na largada e construiu um triunfo sem mácula, restando a Alex Márquez a segunda posição, deixando os dois candidatos ao título para trás na primeira volta com um excelente ritmo.

Esta foi a primeira vitória da temporada, depois de se ter destacado do resto do pelotão desde o início da corrida. Alex Márquez, irmão mais novo do antigo campeão Marc Márquez (Honda), estabilizou na segunda posição com Francesco Bagnaia em terceiro, depois de uma escaramuça inicial com o espanhol Jorge Martin (Ducati), seu adversário na luta pelo título mundial.

Jorge Martin ainda passou Francesco Bagnaia por duas vezes nas quatro primeiras voltas, mas o italiano conseguiu responder e cavar uma distância que foi crescendo a partir daí até ao final. Os pilotos sofreram com o calor da Malásia, que criou dificuldades aos pneus dianteiros e levou mesmo a cinco desistências devido a queda.

Com estes resultados, Francesco Bagnaia recuperou três pontos a Jorge Martin e tem, agora, 412 contra os 398 do piloto madrileno: «Tentei fechar a distância para o Alex (Márquez) mas estava com muitas dificuldades nas travagens, com a frente da moto. Pensei no campeonato e tentei ganhar pontos ao Jorge Martin», frisou o líder do campeonato.

A vitória de Bastianini permitiu ao italiano apanhar Miguel Oliveira no 15.º lugar, ambos com 76 pontos. No próximo domingo disputa-se o GP do Qatar, 19.ª e penúltima prova da temporada.

MIGUEL OLIVEIRA ABANDONOU APÓS QUEDA

O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) abandonou o Grande Prémio da Malásia de MotoGP, após sofrer uma queda na sétima de 20 voltas da corrida principal. Miguel Oliveira, que largou da 19.ª posição, caiu na curva nove do circuito malaio de Sepang quando rodava no 20.º lugar.

O piloto português ainda tentou regressar à corrida, mas sem sucesso. Esta foi a quinta queda do piloto natural de Almada no Campeonato do Mundo de Velocidade em motociclismo esta temporada. Miguel Oliveira tinha caído em Portugal, Espanha, Itália e na corrida sprint do GP da Áustria.

A estes abandonos, o piloto de 28 anos soma, ainda, desistências nos Países Baixos, Áustria (corrida principal), Japão e Tailândia devido a problemas técnicos na Aprilia de 2022 da equipa RNF.

PEDRO ACOSTA CAMPEÃO MUNDIAL DE MOTO2

Quando faltam disputar os Grandes Prémios do Qatar e Comunidade Valenciana, o piloto espanhol Pedro Acosta não desperdiçou a oportunidade para garantir no Grande Prémio da Malásia para festejar com pompa e circunstância o título mundial de Moto2.

Foi o primeiro título mundial de 2023 a ser entregue este domingo em Sepang, com o “Tubarão de Mazzarrón” a ficar na segunda posição, atrás de Fermín Aldeguer, enquanto o italiano Tony Arbolino ficou afastado da luta pela vitória ao cair na tabela classificativa.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *