Enduro

Portugal no 9.º lugar na abertura dos ISDE

Frederico Rocha, Rui Fernandes e Francisco Leite iniciaram a odisseia do International Six Day’s Enduro (ISDE), que está a decorrer em San Juan, na Argentina, em que as altas temperaturas o muito pó e um terreno maioritariamente duro e empedrado, dificultou a missão do trio lusitano.

carlos.sousa@autolook.pt

Com quase 230 quilómetros de percurso, divididos por duas voltas e três especiais, os pilotos lusitanos estiveram em cima das suas motos com mais de sete horas, o que traduz bem das dificuldades encontradas pela equipa de juniores de Portugal

Contudo, na Argentina a motivação é grande entre os jovens pilotos lusitanos e, apesar de algumas quedas ainda na primeira volta do dia, alcançaram o parque-fechado com galhardia mas muito fatigados, até porque naquele país sul-americano o calor de verão é muito intenso e a prova decorre grande parte no deserto.

O jovem de Coimbra, Frederico Rocha, colocou em prática toda a sua experiência, angariada, essencialmente, nas provas do Mundial, comandou as operações que no que concerne à “armada” júnior nacional. O piloto e estudante universitário registou os melhores tempos, terminando o primeiro dia de prova na 22.ª posição.

Por seu turno, Rui Fernandes, que não evitou uma penalização de 1 minuto no parque de assistência, situação idêntica com Francisco Leite, mas este com total de 10 minutos, tiveram um a prestação mais modesta, com o primeiro a terminar o dia de abertura na 29.ª posição e, o segundo, no 32.º posto.

Face a estes resultados, Portugal, comandado pelo dirigente federativo da Figueira da Foz, Pedro Mariano, ocupa um honroso 9.º lugar na tabela classificativa das nações juniores: «Apesar de tudo, o dia correu bem, embora estivesse muito calor e as especiais começaram a ficar bastante degradadas. Perante esta situação, acabou por tomar uma atitude mais conservadora. Chegamos os três ao fim e, apesar de termos penalizado, no paddock, estamos prontos para o dia seguinte. Um agradecimento especial a todos os que nos apoiam, em especial à FMP», sublinhou Rui Fernandes.

Entre os clubes, a formação IS3 Racing “perdeu” o patriarca Fernando Sousa, depois de ter sido forçado à desistência ainda na primeira volta devido ao cansaço e as condições meteorológicas adversas. Já Fernando Sousa Jr. garantiu o 60.º lugar da classificação geral.

Os pilotos já estão preparados para enfrentar as mesmas especiais, num percurso que terá, com toda a certeza, dificuldades acrescidas para os pilotos, sobretudo devido à degradação do piso.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *