WRC

Neuville lidera e Rovanpera com o título na mão

Thierry Neuville encontra-se numa posição privilegiada para vencer o Rali da Europa Central, depois de criar boa vantagem sobre Kalle Rovanpera, que se aproxima do segundo título do Campeonato do Mundo da especialidade.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Thierry Neuville

As eventuais dúvidas quanto ao campeão ficaram desfeitas quando, na derradeira especial da manhã, o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) saiu da estrada e “entregou” o título ao seu colega de equipa, o finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1), que só tem de conduzir o carro até ao fim.

Ao saber que o inglês estava fora da estrada, ainda antes de arrancar para a classificativa, em que Elfyn Evans desistiu, Kalle Rovanpera “levantou o pé”, para garantir o ceptro, Tratou-se de uma legítima opção em deixar o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) assumir o comando da prova, com o piloto da marca sul-coreana a caminho da segunda vitória da temporada.

Kalle Rovanpera

O belga tem 26,2 segundos de avanço sobre o finlandês e, face à atitude do campeão do mundo, que assumiu abdicar da luta pela vitória na prova para garantir o título, só um erro de Thierry Neuville ou um problema no Hyundai o pode impedir festejar a vitória.

O estónio Ott Tanak (Ford Puma Rally1) ocupa o terceiro lugar e tudo indica que o ocupe até ao fim da prova, já que o quarto, o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), está longe do desempenho de provas anteriores, dando a sensação de estar, apenas, a “cumprir calendário”.

Adrien Fourmaux

Intenso está a luta pelo triunfo entre os RC2, com o francês Adrien Fourmaux (Ford Fiesta Rally2) a assumir o comando a duas especiais do fim do dia, desalojando dessa posição o finlandês Emil Lindholm (Hyundai i20 N Rally2), que parte, para o derradeiro dia de competição, com 6,5” de atraso em relação ao piloto da marca da oval.

O rali termina, amanhã, domingo, com uma dupla passagem por duas especiais, ambas com mais de 15 km, que não devem alterar a posição dos primeiros, mas podem provocar mudanças entre os RC2.

 

CLASSIFICAÇÃO APÓS 14 ESPECIAIS – 1.º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), 2.18’34,5”; 2.º Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 26,2”; 3.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1) a 1’49,1”; 4.º Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GT Yaris Rally1), a 2’20,2”; 5.º Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 2’47,9”; 6.º Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally1), a 2’58,8”; 7.º Gregoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), a 3’52,2”; 8.º Pierre-Louis Loubet/Benjamin Veillas (Ford Puma Rally1), a 9’05,8”; 9.º Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Fiesta Rally2), a 6’11,3 (1.º do RC2; 10.º Emil Lindholm/Reeta Hämäläinen (Hyundai i20 N Rally2), a 9’18,8”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *